sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NOITE DE AZAR

Foi uma noite de azar aquela em que o Salão se deslocou ao campo do Fayal Sport para disputar a 4ª jornada do campeonato. O jogo teve início pelas 19h30 e defrontavam-se o primeiro classificado, Salão, contra o segundo precisamente Fayal Sport.

Os azuis entraram para esta partida condicionados por não puder utilizar dois jogadores bases da equipa, Décio e Joel que foram expulsos no jogo anterior na Madalena do Pico devido a uma arbitragem habilidosa. No entanto o Salão entrou forte e durante a primeira parte dispôs de três oportunidades de golo feito tendo acertado por duas vezes no ferro e outra atirada ao lado de forma displicente. Erros que custariam caro na segunda parte pois o Fayal que nunca incomodara Miguel Leal beneficiou de um livre no início do segundo tempo e consegue inaugurar o marcador. Logo de seguida e na reacção do Salão é Rui Faria que faz a igualdade a um. Após este tento o Salão cresceu e foi para cima do adversário na busca do tento da vitória e foi com esta pressão que um defesa Verde remata forte o esférico para longe da sua área até a baliza do Salão onde Miguel Leal salta e segura o esférico pressionado por um adversário. Quando o guardião do Salão chega ao solo cai sobre a sua perna direita e provoca uma lesão grave na zona da canela. Após ser retirado pela ambulância do campo da Alagoa para o hospital da Horta, o jogo recomeça com livre indirecto na área do Salão pois aquando da lesão, Miguel ficou com a bola retida nas suas mãos ultrapassando os seis segundos permitidos por lei. Do livre surge o segundo golo do Fayal, num minuto o Salão perde o seu guarda-redes e sofre o golo que lhe faz perder o jogo. Ainda nos últimos minutos o Salão pressionou muito o seu adversário mas os verdes apenas defendiam com toda a sua equipa e o Salão não teve espaço para concretizar.

Com este resultado, Salão e fayal tem 6 e Madalena 0 pontos. Próxima jornada é já neste sábado, 30 de Outubro com o Salão a receber a Madalena pelas 14h15 no campo da Restinga.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20101027_FSC_GDS

domingo, 24 de outubro de 2010

NO SALÃO CANTA-SE, DANÇA-SE E TOCA-SE

Pelo sexto ano consecutivo o Grupo Folclórico do Salão promove as aulas de música abertas a toda a população e orientadas pelo Sr. Manuel Eduardo Oliveira Quaresma. Neste ano lectivo 2010/2011, reúnem-se na Casa do Povo do Salão cerca de onze alunos em duas sessões por semana, à quarta-feira e à sexta-feira, pelas 20h00m. Este ano para além da teoria musical já se encontram alguns elementos na aprendizagem do bandolim e de viola.

Para além das aulas de música o Grupo Folclórico do Salão investiu também em formação em canto e danças de salão, tendo sido sem dúvida uma aposta de sucesso.
As aulas de canto com a professora Renata Rentowska, professora do Conservatório Regional da Horta e maestrina do Grupo Coral da Horta, conta com 15 alunos e decorrem todas as sextas-feiras, pelas 20h30m, na Casa do Povo do Salão.

As aulas de danças de salão estão a cargo da professora Diva Silva, formada pelo Conservatório Regional da Horta e elemento do Grupo de Dança Corpo em Movimento, decorrem todas as sextas-feiras, pelas 21h30m, neste mesmo espaço e conta com 16 pares inscritos, pode-se concluir que de todas as iniciativas esta foi a que teve maior sucesso.

Para mais informações sobre estas aulas podem contactar o Grupo Folclórico do Salão.
Mais um ano, e mais uma vez uma oportunidade ímpar de fazer algo diferente, a aprendizagem da música, de um instrumento, de técnicas de canto ou de dança é sempre uma mais-valia para o indivíduo, estas aulas são sem dúvida uma experiência única onde mais pessoas deveriam participar.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)

20101024_Aulas_GFS

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A VITÓRIA DA UNIÃO E DO ESFORÇO

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) deslocou-se Sábado, dia 16 de Outubro, até à vizinha ilha do Pico para defrontar a equipa do Madalena Futebol Clube, para a 2ª jornada do Campeonato de Juniores A da Associação de Futebol da Horta. Os Azuis apresentaram um bom futebol e dominaram por completo o jogo e em que o Madalena raramente incomodou a baliza à guarda de Miguel Leal.
Na primeira parte, a equipa da Restinga apesar de jogar contra o vento, foi aquela que conseguiu criar mais ocasiões de golo. Foi assim, aos 10 minutos quando Rui Faria apareceu bem ao primeiro poste para tentar concluir com sucesso uma jogada criada por Celso Pereira pela esquerda, no entanto o remate foi bloqueado por um defesa que desviou a bola para canto. Logo de seguida aos 20 minutos, Zé Humberto entrou bem na área após triangular com um colega, mas o chapéu saiu um pouco ao lado, para tristeza dos muitos adeptos da claque Fúria Azul, que não deixaram de acompanhar de acompanhar a sua equipa nesta deslocação difícil à ilha do Pico. Aos 30 minutos Rui Faria surge novamente em boa posição pelo lado direito do ataque, rematando para o fundo da baliza picoense, mas o lance foi anulado por pretenso fora de jogo do mesmo. Já perto do final da primeira parte, os Azuis estiveram mais uma vez perto do golo, através de um remate de Diogo, que não saiu muito longe do vértice esquerdo da baliza da Madalena.
No inicio da 2ª parte, os jogadores saloenses entraram mais determinados e logo no 1º minuto inauguraram o marcador, por intermédio de Zé Humberto, que concluiu da melhor forma uma boa jogada protagonizada por Celso Pereira na ala direita, rompendo a defensiva contrária e oferecendo a bola a Zé Humberto para fazer o primeiro da tarde.
Passados alguns minutos o Madalena coloca novamente o marcador empatado, quando até então ainda não tinha feito nada para merecer o golo, o mesmo surgiu de uma defesa incompleta de Miguel Leal após um cruzamento pela direita, a bola sobrou para um avançado do Madalena que rematou para o fundo das redes sem grandes dificuldades.
A resposta saloense não se fez esperar e no minuto seguinte Celso Pereira bate de forma exemplar um livre, mas a bola não entrou graças a uma boa defesa do guarda-redes adversário. Na sequência do canto Zé Humberto faz um golo soberbo, o chamado “calcanhar de Mager”, este aparece desmarcado ao primeiro poste e de calcanhar colocar a bola no fundo da baliza do Madalena, colocando o marcador em 2 a 1.
Quando o tempo regulamentar se aproximava da meia hora da 2ª parte, o árbitro expulsa Décio Fialho, por uma alegada agressão a um jogador Picoense e na reposição de bola em jogo assinala um penalti a favor da equipa da casa, expulsando também Joel Rodrigues, considerando que o mesmo fez falta dentro da sua grande área. Na cobrança do mesmo o Madalena iguala o resultado em 2 a 2.
Perante a situação de jogo claramente adversa, menos 2 jogadores em campo e o resultado empatado, a equipa do Salão manteve-se unida, concentrada e através de um esforço extra dos jogadores que estavam em campo conseguiu controlar a bola e mesmo em inferioridade numérica dominou o jogo. Esta atitude, foi premiada com o terceiro golo, marcado por Rui Faria, já no tempo de descontos, através de um bom remate fora da área colocando a bola por cima do guarda-redes e junto do vértice direito da baliza. No final a festa era nossa, mas sem dúvida que o mérito é todo dos jogadores e da equipa técnica saloense, que demonstra o porquê de ser a actual Campeã Regional.
Após 2 jornadas o GDS lidera o campeonato com 6 pontos, mas com um jogo a mais que os seus adversários, Fayal e Madalena que defrontam-se na próxima jornada no campo da Alagoa. O próximo jogo do Salão é na próxima quarta-feira, dia 27 de Outubro, pelas 19h30m, com o Fayal Sport Clube, no campo da Alagoa, sendo a 1ª jornada da 2ª volta.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101016_Madalena_GDS

ABERTURA DA CATEQUESE 2010

No passado dia 10 de Outubro, à Missa Paroquial das 11h30 realizou-se a festa da abertura solene da Catequese. No Sábado anterior houve a preparação dos cânticos, leituras e ainda a celebração do sacramento da Reconciliação.

No Domingo as crianças e adolecentes da Comunidade participaram na solene Eucaristia na qual as Catequistas fizeram o seu copromisso de servir Cristo e Igreja na nobra obra da Catequese.

A Eucaristia festiva foi participada pelas crianças, adolescentes, pais e catequistas. Fizeram as leituras, a oração universal e a oração de acção de graças: Marta Pereira, Cecília Gomes e Margarida André. Participaram no cortejo de oferendas: João Pereira, Pedro Fialho, Rita Silva, Guilherme Souto, Rute Silva, Gonçalo Furtado. Carolina Fialho e João Soares. Depois da lirugia da Palavra as catequistas fizeram o compromisso e a oração do catequista, terminando com um cântico apropriado. Presentes as seguintes Catequistas: Suzi Rosa, Gina Silva, Rosa Maria Borges, Maria Alice Mendonça, Maria de Fátima Goulart, Maria da Conceição Medeiros, Paula Cristina Pinheiro, Fernanda Maria Pereira e Cristina Maria Gomes.

Desejamos a todas as crianças, pais e catequistas um bom ano pastoral. Que todos saibam assumir as suas responsabilidades, principalmente pelo seu exemplo de vida autenticamente cristã.

in jornal "O agir" de 18 de Outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ANTIGOS ALUNOS DA ESCOLA DO SALÃO


Do giz para o teclado e do recreio para o mundo... abriu-se ontem uma janela de recordações. Com administração de Adolfo Fialho e a grande colaboração de Marcelina Pereira, foi criado na rede social do Facebook o Grupo de Antigos Alunos da Escola do Salão (clicar no link para entrar na escola), reavivaram-se memórias através de histórias e imagens dos tempos passados na nossa querida Escola. Deixo o convite a todos os que frequentaram esta escola a se juntarem ao grupo e a partilharem os seus momentos lá vividos.

Termino deixando os parabéns ao mentores e com as poeticas palavras de Adolfo Fialho:
- Épiii… Épiii… Épiii… Esta foi uma expressão que gritámos, vezes e vezes sem conta, quando a sorte nos batia à porta e éramos os escolhidos pela professora para, quase sempre em passo de corrida, chamar os colegas que brincavam pelo enorme espaço do recreio da nossa escola. Depois de duas ou três voltas em torno do velhinho edifício, com apenas duas salas de aula, embalados por uma energia contagiante, raramente travada pelas tarefas que nos esperavam lá dentro, mesmo que aquela conhecida dor no fundo da barriga deixasse já adivinhar um ralhete pelo atraso no trabalho, que se acumulara ao longo da manhã, lá entrávamos um após outro, rumo à nossa secretária de madeira, companheira dos sonhos de gerações e gerações de meninos como nós. Era assim todos os dias, foi assim durante anos e anos… Ainda assim, continua tão presente na nossa lembrança, como se, desde então, os nossos dias se vivessem em função do tic-tac do relógio de pêndulo que, do alto do armário, marcava as rotinas que aprendemos naquelas quatro paredes caiadas de um branco imaculado e perfumadas pelas muitas violetas, que nos espreitavam dos parapeitos das grandes janelas de vidro, que iluminaram grande parte da nossa infância. Estas são memórias tatuadas na nossa alma, que rotinaram de tal forma a nossa vida que, passados tantos anos, ainda nos sentimos regidos pelos mesmos rituais… Sejam todos muito bem-vindos!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SALÃO ABRE CAMPEONATO A GANHAR

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) recebeu e venceu no passado Sábado, dia 2 de Outubro, o Fayal Sport Club (FSC), no campo da Restinga, num jogo que abriu o campeonato de futebol de Juniores A, da Associação de Futebol da Horta. As duas equipas entraram em campo com muitas cautelas defensivas e tentando não cometer erros, pelo que os primeiros minutos de jogo foram disputados muito a nível do meio campo e os lances de perigo surgiram apenas através de bolas paradas. Aos 10 minutos de jogo, o Fayal Sport esteve muito perto do golo com um livre directo, descaído para o lado direito da área saloense, em que o jogador dos verdes fez passar a bola muito perto do vértice direito da baliza defendida por Miguel Leal. Volvidos 10 minutos, o GDS inaugurou o marcador, por intermédio de Zé Humberto, que na sequência de um pontapé de canto, antecipou-se ao guardião do Fayal, fazendo o primeiro golo da tarde, para delírio dos muitos adeptos Azuis que se deslocaram à Restinga.
Com este golo o jogo abriu mais e as equipas soltaram-se na procura do empate e o Salão, por outro, do 2º tento que lhe desse mais tranquilidade para o resto do encontro. A cinco minutos do intervalo, surgiu então o 2º golo dos Azuis e de Zé Humberto, que assim bisou na partida. A jogada começa num lançamento lateral e Rui Faria, depois de tabelar com um colega, coloca a bola em profundidade para a corrida de Zé Humberto, que não desperdiçou a situação, fazendo um bonito chapéu.
Para a segunda parte, o GDS procurou gerir a vantagem, fazendo a bola circular entre os jogadores, como forma de chegar à baliza contrária com a bola controlada, contudo foi o Fayal Sport que conseguiu marcar o 2 a 1, num lance em que os Verdes da Alagoa souberam aproveitar um erro da defensiva Saloense e numa altura em encontravam-se reduzidos a 10 unidade, por expulsão de um dos seus jogadores.
Até ao final a equipa Saloense, apesar de ter ficado um pouco nervosa com o golo do adversário, não perdeu mais a concentração e com uma pressão mais alta, não permitiu que o adversário criasse mais lances de perigo junto da sua área.
O jogo terminou então com um resultado de 2 a 1 a favor do Salão, que assim somou três pontos e lidera o Campeonato de Juniores A da Associação de Futebol da Horta. Na segunda jornada o Salão desloca-se ao Pico, para defrontar o Madalena Futebol Clube, clube que folgou na jornada inaugural.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101002_GDS_FSC

CAMPEÃO DE ILHA NAS REGATAS DE BOTES BALEEIROS

A companha do bote Sra. do Socorro, da freguesia do Salão, classificou-se no passado Sábado, dia 25 de Setembro, em 2º lugar na regata do aniversário do Clube Naval da Horta. Com esta classificação vence o Campeonato de Ilha de Regatas em Botes Baleeiros.
Parabéns a toda a companha pelo excelente resultado.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100926_Regatas

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets