domingo, 30 de agosto de 2009

O GDS VOLTA À RESTINGA...


Os Juvenis do Grupo Desportivo do Salão regressam ao palco da Restinga já no próximo Sábado, dia 5 de Setembro, pelas 15h00m, para um jogo treino com os Júniores dos Flamengos.

Vamos apoia-los no inicio desta nova época.

OS AMIGOS DO SALÃO

Recebi no passado dia 26 de Agosto o seguinte e-mail, Jeannie Cunha apesar de longe possui a nossa freguesia no coração. Bem-vinda à coluna dos Amigos do Salão.

"O meu nome é Jeannie Cunha, sou filha do José (Espalhinha) Pereira do Salão e de Bernadette Pereira dos Cedros. Sou casada com José Luis Cunha, natural da Graciosa e tenho 3 bonitos meninos Mathew de 10 anos, Adam de 6 anos e Eric de 3 anos.
Vivemos em Peabody Massachusetts mas o meu coração está no Salão. Nasci a 17 de Outubro de 1972 e o meu e-mail é
cuniaks@comcast.net.
Obrigada pelo bonito blog. O post sobre a minha avó fez-me chorar, mas é muito verdade! Será sentida a sua falta e da sua massa sovada." (Texto traduzido)


Neste momento são 19 os Amigos do Salão... vamos fazer crescer este número e mostrar como é grande a nossa freguesia.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SENTIDA HOMENAGEM...

Veneranda da Glória Furtado, viveu sempre rodeada de família e amigos.
É a sexta filha de uma família de onze irmãos, mãe de seis filhos, avó de dezassete netos e de quatro bisnetos.
Possuidora de uma força inata para ajudar sempre com um sorriso, forma como sempre também viveu a vida. É sem sombra de dúvida uma perda muito sentida para família, mas também para a freguesia que perde assim um membro activo da comunidade. Emprestou a sua voz para os terços rezados antes das missas e aos cânticos durante as mesmas. Nos mais diversos eventos de solidariedade encontrava-se sempre disponível para ajudar. Com a sua força manteve viva a tradição da massa sovada do Salão e a sua alegria transbordava nos convívios com a sua boa disposição e suas cantigas, também não faltando no Carnaval a sua fantasia.
Nasceu a 23 de Agosto de 1922 e partiu de entre nós ontem, dia 17 de Agosto de 2009.
Era filha de António da Rosa Furtado e Maria da Glória Brum, sendo viúva de José Silveira Pereira.
O funeral realizou-se ontem, partindo pelas 18h15m, da Casa Mortuária do Hospital da Horta para o Império do Salão, actual Centro de Culto da freguesia, onde se realizou Missa de corpo presente seguida das cerimónias fúnebres no cemitério da freguesia onde a viu nascer.
Paz à sua alma, já sentimos saudades suas, Sra. Veneranda…
As sentidas condolências a toda a família.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O SALÃO NA SEMANA DO MAR 2009

"A Semana do Mar, que se realiza ao longo da primeira semana no mês de Agosto, para além de constituir o maior festival náutico do País, conta com diversas outras actividades de cariz cultural e de entretenimento, podendo afirmar-se estarmos na presença da maior festa da ilha do Faial e uma das mais importantes do arquipélago, assumindo até, na sua dimensão marítimo-desportiva, uma projecção internacional cada vez mais digna de registo.
Actualmente organizada pela Câmara Municipal da Horta, embora com o contributo de outras entidades ligadas aos desportos náuticos e ao turismo, entre as quais assume particular destaque o Clube Naval da Horta, o evento abarca diversas provas desportivas de diferentes modalidades, enchendo e embelezando a Baía da Horta, o Canal entre o Faial e o Pico e a Baía de Porto Pim. É extenso e rico o conjunto de acontecimentos, contando com regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros, provas de remo, canoagem, jet-ski, natação, pólo aquático e pesca desportiva, entre muitos outros."
in http://www.semanadomar.net/
É desta forma que o site oficial do maior evento organizado na ilha do Faial nos introduz sobre a Semana do Mar. Uma semana de festa e convívio que movimenta todos os quadrantes da nossa sociedade. Não é apenas uma festa da cidade mas sim, uma festa da ilha em que todos os dias cada freguesia apresenta o melhor que tem, tanto nas provas desportivas, como nas actuações dos grupos, no artesanato, gastronomia, etc…Muitos seriam os pontos de reportagem desta festa, vou deixar aqui apenas um pequeno cheirinho da participação do Salão este ano na Semana do Mar 2009 cujo tema foi FAIAL NA ROTA DO ATLÂNTICO.

PARÓQUIA DO SALÃO - PASTELARIA
A Paróquia do Salão, com o objectivo de angariar fundos para a construção da nova igreja do Salão, trouxe este ano até à Semana do Mar um espaço dedicado à pastelaria. Tendo sido um local de paragem quase obrigatória para apreciar os doces caseiros, numa sociedade cada vez mais agitada muitas pessoas não quiseram perder esta oportunidade para saborear os doces tradicionais confeccionados e oferecidos por pessoas da freguesia e não só para esta causa. De felicitar todos os quantos participaram neste espaço tanto com o seu trabalho na Pastelaria como em casa na confecção dos doces.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20090803_Pastelaria


GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO
Na passada sexta-feira, dia 7 de Agosto, o Grupo Folclórico do Salão apresentou-se nesta Semana do Mar 2009, no Palco Avenida 25 de Abril. Apesar das condições atmosféricas adversas, muitas foram as pessoas que assistiram à actuação deste grupo. De salientar nesta participação a homenagem que o Grupo Folclórico do Salão quis fazer ao velejador Genuíno Madruga, que nas duas circum navegações em solitário levou ao mundo o nome dos Açores não esquecendo as suas músicas e bailes, entregando a este uma réplica do bote Senhora do Socorro. No final da actuação teve lugar as tradicionais e muito procuradas chamarritas abertas ao pública.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20090807_GFS_SM


PROVA DE BOTES BALEEIROS - CASA DO PESSOAL DA RTP: REGATA DE VELA
A baía da Horta recebeu na tarde de Sábado, dia 8 de Agosto, um espectáculo único com a prova de botes baleeiros. Foram ao todo 18 botes que, à vela, e com o vento a soprar de feição, fizeram recordar a muitos a velha e audaciosa actividade de caça à baleia que foi, durante anos, o sustento destas gentes. Vítor Mota como oficial do bote “Claudina” do Clube Naval da Horta foi quem conseguiu levar a sua companha a melhor porto…Em segundo lugar classificou-se o bote “Capelinhos”, com o oficial César Matos, bote este da Junta de Freguesia do Capelo. Na terceira posição ficou o bote da Freguesia das Angústias, o “Nossa Senhora das Angústias”, com o oficial Francisco Gonçalves. Em quarto lugar, com o oficial Hedi Costa, ficou o bote "Sra. do Socorro" da nossa freguesia, sendo a restante a tripulação composta por Carla Rodrigues, Carlos Fialho, Emanuel Furtado, Fernando Rodrigues, João Pereira e Pedro Escobar. Para a companha ficar completa ficaram em terra a apoiar a equipa André Pereira e Tiago Escobar.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20090808_Regata_botes


CORSO ETNOGRÁFICO “Faial na Rota do Atlântico”

O Corso Etnográfico “Faial na Rota do Atlântico” com representação de todas as freguesias da ilha do Faial teve este ano o seu percurso nas pelos seguintes locais Praça da República/Largo Duque de Ávila e Bolama/Largo Manuel de Arriaga. As treze freguesia interpretaram da seguinte forma o tema:

- Praia do Almoxarife - Nas coordenadas geográficas 38º 34' 37' N, 28º 42' 10' W" podemos encontrar, estrategicamente situada, no Oceano Atlântico, a ilha do Faial. Esta favorável posição geográfica faz com que o Faial esteja, desde sempre na Rota do Atlântico quer pela via marítima quer ela via aérea.

- Salão - "Ilha da Ventura" Em 1466, um grupo de aventureiros capitaneados pelo flamengo Josse Van Huertere, chegam ao Faial com um objectivo fantasioso: encontrar prata e estanho. Comprovada a sua inexistência e fugindo à fúria dos seus companheiros, regressa este fidalgo a Lisboa, onde obtém a capitania da ilha do Faial. Dois anos mais tarde desembarca, no areal de Santa Cruz, acompanhado por muitas famílias oriundas da Flandres e do reino de Portugal, munidas de utensílios e alfaias agrícolas, bem como de animais para garantirem o seu sustento. Por cá se ficaram. - Angústias - "Castelos e Fortalezas" Nos finais do séc. XVI e inícios do séc. XVII, o arquipélago dos Açores foi alvo do ataque de piratas e corsários que espreitavam as frotas provenientes das Américas e da Índia, sendo melhorar o sistema defensivo... com a construção de um conjunto de fortes... que ainda hoje marcam a sua presença.

- Flamengos - "Pilhagens no séc. XVI" Também a ilha do Faial não escapa aos ataques de piratas e corsários que assolavam os mares do arquipélago, em busca de riquezas. Em 1589 a cidade da Horta praticamente indefesa, é saqueada por uma armada de 140 velas às ordens do Conde de Essex.
- Cedros - "A coroa real" A lenda da Coroa Real faz parte da tradição oral dos Cedros. Passa-se na época do domínio castelhano, período em que as ilhas eram frequentemente assediadas e assaltadas por barcos de piratas vindos do Norte de África. Duma só vez, um grupo de piratas, comandados pelo seu rei mouro, atacou a ilha do Faial. Os faialenses deram-lhes luta e conseguiram vencer, fazendo com que os piratas abandonassem a ilha sem qualquer pilhagem. Ao fugir, o rei esqueceu a coroa...

- Praia do Norte - "Na rota da emigração" Da Ilha do Faial saíram homens e mulheres que de caravela, baleeira ou barco a vapor escolheram como destino um dos pontos cardeais da rosa-dos-ventos.


- Pedro Miguel - "Travessia da saudade" ... partiram com o sonho de uma vida melhor e logo acalentaram um outro - o regresso.
- Feteira - "Emigração" A emigração permitiu que os failenses marcassem significativamente a sua presença histórica nos Estados Unidos da América... influenciando as vivências entre a população que ficou e a que partiu.
- Conceição - "Primeira travessia atlântica por avião" O primeiro voo transatlântico realizado com um hidroavião, o NC4, sob o comando do Capitão Albert C. Read fez escala na Baía da Horta em 1919. A cidade da Horta entrou assim na História da aviação.

- Ribeirinha - "A chegada de Albert Cushing Read à Horta" O primeiro avião a chegar aos Açores e a realizar a 1ª travessia aérea do Atlântico Norte, foi o hidroavião NC4 comandado pelo oficial da marinha americana Albert Cushing Read, que chega à Horta a 17 de Maio de 1919.
- Matriz - "Horta na rota dos clippers da Pan América" Com a criação dos voos comerciais entre a Europa e os Estados Unidos da América, a companhia Pan American Airwaiys escolhe a cidade da Horta para base de abastecimento dos seus clippers. ... voo inaugural ocorreu a 2 de Março de 1939...

- Capelo - "O porto da Varadouro" ... Varadouro a respectiva baía é ancoradouro natural privilegiado.

- Castelo Branco - "Corsários" ... reproduziu um dos galeões mais temidos em águas açorianas.







As descrições atrás apresentadas são excertos da brochura distribuída durante o cortejo. Para mais informações e fotos da Semana do Mar 2008 poderá aceder ao site: http://www.semanadomar.net/

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20090810_Desfile_SM
E assim foi a participação do Salão na Semana do Mar 2009...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

NOITE DE FADOS

Ontem, dia 2 de Agosto de 2o09, pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, realizou-se uma Noite de Fados com o Grupo "Sete Colinas" e a fadista Teresa Tapadas a favor da nova Igreja do Salão. A azáfama foi muita, para além de preparar os pratos que iriam ser servidos, a ornamentação da sala foi feita a rigor, proporcionando uma noite num ambiente requintadamente agradável.

A noite iniciou-se com um jantar cuja a ementa foi: Tradicional matança de porco (morcela, linguiça, torresmos de pele, caçoila, entrecosto e feijão assado), Pudins e bebidas (sumos e vinho).
Seguiu-se a actuação do Grupo "Sete Colinas" e a Fadista Teresa Tapadas, que ofereceu a sua participação nesta iniciativa de angariação de fundos para a construção da nova Igreja do Salão.
De salientar a iniciativa deste evento partiu Manuel Escobar e esposa que sendo naturais da nossa freguesia nunca esquecem as suas raízes e desta forma proporcionaram um momento único, obrigada.
Estiveram presentes neste serão cerca de 150 pessoas.
A comissão de festas da Igreja do Salão e todos os que participaram com o seu trabalho encontram-se de parabéns pelo excelente trabalho realizado e pela agradável noite que proporcionaram a todos os presentes.

Para mais informações sobre:
Grupo Sete Colinas clique no seguinte link - http://www.7colinas.com/
Fadista Teresa Tapadas clique no seguinte link - http://www.teresatapadas.com/
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090802_Noite_Fados

NOITE DE FOLCLORE

Na passada Sexta-feira, dia 31 de Julho, no Polivalente do Salão, o Grupo Folclórico do Salão foi o anfitrião de uma noite de folclore internacional, recebendo um Grupo da Turquia e outro do Paraguai. Muitas foram as pessoas que acorreram a este evento para ver um folclore diferente e muito rico nas seus bailes, cantares e trajes. São sem dúvida oportunidades a não perder.
Fotos gentilmente cedidas por Adélia Escobar.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20090731_Folclor

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets