O Salão é campeão de Juvenis da Associação de Futebol da Horta, a consagração aconteceu no passado domingo, dia 11 de Janeiro de 2009.
Ainda decorria a primeira jornada, da 4ª volta e já o Salão despachou a questão do título ao receber na Restinga o Fayal Sport e golear por 4-1.
O jogo teve o seu inicio pelas 11h00m da manhã e apesar de uma chuva miudinha e intermitente o publico apresentou-se em grande numero, a claque do Grupo Desportivo do Salão (G.D.S.) com muitas mães e pais marcaram a sua presença inconfundível, era também visível o grande numero de adeptos de bom futebol que se deslocaram de toda a ilha para o palco de todas as decisões.
Com um relvado natural muito bem tratado as equipas tiveram no vento o seu maior adversário, na primeira parte o Salão jogou a favor e empurrado por este logo encostou o Fayal à sua área, pode se dizer que nos primeiros 40 minutos o guardião Celso Faria do Salão não tocou na bola mas, isto de jogar a favor do vento tem que se lhe diga, pois o mesmo não permite fazer trocas de bola em condições para se criar situações de golo. No entanto o Salão impôs a sua superioridade e demonstrou no terreno sê-lo, sempre com a preocupação de por a bola bem junto à relva. O meio campo dos “azuis” começava a solicitar a velocidade de Décio para aparecer na frente mas, por vezes com a força do vento o esférico tomava velocidade a mais, tanta foi a insistência que Décio acaba por segurar a bola e efectuar um remate colocado infelizmente a redondinha foi embater no poste dos “verdes”. Estavam decorridos 20 minutos, meio do primeiro tempo a ali ficou o aviso para o que havia de acontecer 5 minutos mais tarde com Décio de novo a aparecer na frente isolado e ai factura e carimba o primeiro do jogo, um golo que segundo as palavras do comentador da Antena 9, Sr. Lino, parecia um autentico aviário. Continuava o encontro com o mesmo sentido, foi já no último minuto deste primeiro tempo, que após lance pela direita com Rui a cruzar atrasado para fora da área entrega a bola a Carlos Oliveira que aparece a encher o pé para o golo do jogo, o mais lindo sem dúvida, remate forte e colocado em chapéu por cima do guardião contrário. Era tempo de descanso no intervalo e com este o tomar da consciência que dificilmente o título já fugiria pois o Salão apenas precisava de um empate para o conseguir.O jogo teve o seu inicio pelas 11h00m da manhã e apesar de uma chuva miudinha e intermitente o publico apresentou-se em grande numero, a claque do Grupo Desportivo do Salão (G.D.S.) com muitas mães e pais marcaram a sua presença inconfundível, era também visível o grande numero de adeptos de bom futebol que se deslocaram de toda a ilha para o palco de todas as decisões.
Reatada a 2ª parte, o Salão inicia-a com o onze inicial e a vontade de ganhar, a bola colocada ao centro e os “azuis” a saírem logo para o ataque, com Zé e Décio em perfeito entendimento com trocas curtas e bola sempre junto ao relvado fazendo cair um a um os defesas do Fayal e facilmente Zé ultrapassa o guardião contrário para finalizar a vontade e ampliar para o 3-0.
Com um recomeço destes, e quando se esperava a reacção do Fayal, pois iria jogar a favor do vento, não restaram mais duvidas de quem seria o vencedor do encontro e do campeonato, este jogo foi o espelho de toda a competição pois ficou demonstrado que o Salão é mais forte em todos os níveis que os seus adversários.
O jogo prosseguia e agora com mais ataque ”verde” pois o vento o assim proporcionava mas, a bem escalonada defesa “azul” não permitia lances de perigo para a sua baliza, sempre a jogar com calma e muita inteligência, colocavam a bola no chão e facilmente saiam a jogar com o meio campo, e com este resultado foi a vez do treinador da Restinga, Sérgio Gomes, colocar alguns suplentes em campo, Adriano entrou para a saída de Zé e ficou a jogar na frente com Décio e como que em fotocópia do golo anterior, estes dois avançados fabricam o 4-0 com Adriano a finalizar logo na sua primeira intervenção. É aqui que entram os restantes suplentes “azuis” e os últimos 10 minutos de jogo são mais em ritmo de festa do que competitivos já com a claque Saloense a entoar os seus cânticos. Foi no derradeiro minuto, quando já não havia grande concentração, que o Fayal marca o tento de honra fechando o marcador em 4-1. Terminava o encontrou e iniciava-se a festa de Campeões, mais um ano mais um titulo para a Restinga, a aposta na formação continua a dar frutos e o factos dão razão em quem neles apostou. A festa foi longa com almoço na sede do Desportivo entre os jogadores, claque, alguns pais que sempre acompanham a equipa, muitos sócios e simpatizantes que se deslocam para ver uma equipa que pratica um futebol agradável. Festejou-se também o 15º aniversário do jogador Celso Pereira.
Após o repasto foi a vez da tradicional caravana em volta da ilha e a passagem pela sede dos adversários. De referir que no inicio do encontrou guardou-se 1 minuto de silencio em memória de Manuel Celestino Norte, antigo Presidente do G.D.S., que faleceu recentemente. Informações técnicas de Sérgio Gomes.
Antes de finalizar "O bote" aproveita para desejar os parabéns a toda a equipa que trabalhou para mais este titulo, nomeadamente:
- os jogadores, que com a sua habilidade e espírito de equipa foram vencendo jogo a jogo, neste último quem presenciou pode verificar isso mesmo pela qualidade do jogo, dos golos e pelo facto de existirem na equipa vários goleadores, pode-se até mesmo dizer que todos tem capacidade para fazer o gosto ao pé e colocar o esférico dentro das redes do adversário. Não esqueçam a união faz a força e juntos podem chegar longe, não há dinheiro que compre o espírito de equipa e a amizade, factores cruciais para atingir grandes vitórias;
- ao Mister Sérgio Gomes, pela forma como conduz estes jovens no caminho do desporto saudável, espero que ainda tenha voz para os orientar nos próximos jogos depois de tantas recomendações para dentro de campo no último jogo;
- ao José Américo Fialho e ao Dionisio Silva pelo trabalho que desempenham para que não falte nada a este clube;
- à Celestina, à Lisete, à Carla, à Noélia, à Gina, à mãe do Joel, do André Freitas, do Celso Pereira, do Zé e a todas as outras, as mulheres por natureza normalmente não gostam de futebol mas, estamos para aqueles que são importantes na nossa vida sempre disponíveis para os apoiar, foi isso que quem acompanhou o jogos vos viu fazer, parabéns por apoiarem e estarem presentes na vida dos nossos/vossos jovens;
- a toda a claque que anima e apoia fora das quatro linhas;
- por fim um palavra especial à Comissão do Grupo Desportivo do Salão pelo magnifico trabalho que têm feito na formação das equipas tanto a nível desportivo como humano, que tenham sempre muita força para continuar.
Obrigado e Parabéns aos jogadores e a todos os que proporcionaram esta grande alegria da conquista de mais este título.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090111_GDS_Campeao |
1 comentário:
Depois de duas grandes vitórias - a da época transacta e a deste ano - vamos lá pessoal "atacar" o título regional! Vai ser este ano!
Força! O Periquito está convosco!
A freguesia do Salão é pequena de população mas grande de alma, vontade, querer e luta! Aqui está o exemplo para os mais incrédulos!
É a Raça Nortenha!
Enviar um comentário