segunda-feira, 9 de junho de 2008

FREGUESIA DO SALÃO, NA FESTA DO MUNDO RURAL

Realizou-se pelo quarto ano consecutivo a Festa do Mundo Rural nos dias 05, 06, 07 e 08 de Junho, esta tem como objectivo divulgar as actividades produtivas e económicas do concelho da Horta, principalmente no que diz respeito ao sector agrícola.
Contou nesta edição com nomes sonantes da música portuguesa para abrilhantar a festa, que como se pude verificar foi um sucesso, já que a população de toda a ilha e ilhas vizinhas, rumou em massa nestes dias até à Quinta de São Lourenço.
A destacar nestes quatro dias de festa as actuações dos artistas Pedro Khima, Quim Barreiros e Rabo de Saia. Diversos concursos hortofrutícolas, de arte floral, de equinos e de bovinos de carne e de leite tendo sido uma oportunidade para os produtores faialenses mostrarem o que de melhor têm feito. Foi ainda uma ocasião que permitiu a divulgação dos produtos e serviços dos empresários locais que como se pode ver estavam bem representados em 48 espaços de exposição, três restaurantes e oito vendedores ambulantes. Para além da actuação de artistas de âmbito nacional, no cartaz constaram ainda bandas e grupos folclóricos e de cantares locais, que abrilhantaram estes quatro dias de festa. A CMH é a entidade coordenadora deste evento, de cuja organização fizeram parte também a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, a Câmara do Comércio e Indústria da Horta, a Associação Agrícola do Faial, a Associação de Jovem Agricultores da Ilha do Faial, a Hortaludus e a Adeliaçor. Apoiaram também a Festa do Mundo Rural o Jardim Botânico do Faial, a Associação Hípica, a Associação Equestre, a Paróquia de Nossa Senhora da Luz (Flamengos), os Impérios do Faial, bem como as Juntas de Freguesia da Ilha, de acordo com informações recolhidas no Tribuna das Ilhas.
O Domingo foi sem dúvida o dia que reuniu todas as freguesias na Festa do Mundo Rural com Eucaristia e coroação do Divino Espírito Santo, pelas 11h00m, contando com a presença de todas as freguesias, seguindo-se o cortejo e almoço de Sopas do Espírito Santo. Pelas 20h00m, na eira da Quinta de São Lourenço, foi a vez do Grupo Folclórico do Salão mostrar as nossas tradições cantadas e bailadas, destacando-se nesta exibição os frutos que começam agora a ser colhidos das Escolas de Dança e Música que o mesmo tem organizado. O bailador mais novo na eira tinha apenas sete anos, enquanto que o par mais novo tinha doze anos e ainda um par de bandolins com 13 anos, para além de muitas outras caras novas. É sem dúvida o momento para parabenizar todo o trabalho que esta entidade tem levado a cabo em prol das nossas tradições e da formação de novos valores.
Durante todos os dias desta festa, esteve presente num dos stands uma representação da freguesia do Salão, com uma mostra de como era uma casa antigamente, mais um contributo para as gerações vindouras relembrarem o passado e aprenderem um pouco da sua história, este stand foi organizado pela Junta de Freguesia do Salão, com a orientação de Henrique Escobar, proprietário de muitas das peças expostas.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Festa Mundo Rural 08

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente Reportagem Marilia
Parabens e obrigado pela tua disponibilidade e dedicação a este blogue e divulgação do Salão.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets