domingo, 16 de setembro de 2007

RÚBEN MIGUEL CARMO CIPRIANO

A nossa freguesia está de luto pela perda do jovem Rúben Miguel Carmo Cipriano.

Rúben é filho de Davide Manuel Maranhão Cipriano e de Délia Maria Fagundes Carmo, é irmão de Gustavo Alexandre Carmo Cipriano.
Nasceu a 07 de Maio de 1995 sendo baptizado a 09 de Julho do mesmo ano.
Celebrou a sua Primeira Comunhão a 11 de Maio de 2003, e a 01 de Julho do presente ano de 2007 a sua Profissão de Fé.
Na passada quarta-feira, dia 12 de Setembro de 2007, foi vitima de um trágico acidente.
A imprensa local relatou da seguinte forma:
"...Rúben Cipriano seguia de mota com o pai, quando ambos foram surpreendidos por um tronco que tinha sido arrastado pelas águas da ribeira, exactamente na altura em que tentavam atravessá-la. Um local onde passam todos os dias para poderem chegar às pastagens e que é utilizado, inclusivamente, por dezenas de outros lavradores. David Cipriano, o pai da criança, conseguiu escapar à fúria das águas da ribeira e ainda nadou para tentar salvar o filho, mas as fortes correntes arrastaram o Rúben ribeira abaixo." (In jornal "O Incentivo", por Ricardo Freitas, a 14 de Setembro de 2007)
As tentativas de resgate tiveram inicio no próprio dia após alerta do pai de Rúben, desde quarta-feira que estiveram em campo elementos dos Bombeiros, PSP, Policia Marítima, GNR, duas equipas cinotécnicas da GNR, Cruz Vermelha, elementos dos Serviços de Ambiente e muitos populares que de alguma forma procuraram dar a sua ajuda.
"O acidente verificou-se numa altura em que se abateram fortes chuvadas sobre a ilha do Faial. Segundo os dados divulgados pelo Serviço de Metereologia, entre as 18h00 e as 20h00 choveu 125 litros por m2. Como consequência dessa situação, várias casas situadas na zona baixa da cidade foram inundadas e até a Ribeira da Conceição transbordou, algo que não acontece há muitos anos." (In jornal "O Incentivo", por Ricardo Freitas, a 14 de Setembro de 2007)
Na manhã de ontem, Sábado, dia 15 de Setembro de 2007, o corpo de Rúben foi encontrado junto à orla costeira da freguesia da Feteira.
O seu funeral foi realizado hoje, Domingo, dia 16 de Setembro de 2007, com saída do Capitulo do Hospital da Horta pelas 10h45m, seguido de Missa de corpo presente pelas 11h30m no Centro de Culto da Freguesia do Salão, após a missa realizou-se a cerimónia do último adeus com a presença de inúmeros familiares e amigos que assim quiseram prestar a sua última homenagem.
Os desígnios de Deus são algumas vezes incompreensíveis aos nossos olhos... o Rúben era um adolescente com uma enorme vontade de viver, sempre disponível para ajudar e defender os seus colegas. Um desportista praticante tendo na época transacta vestido a camisola do Grupo Desportivo Cedrense. Um menino que sem dúvida ainda tinha muito de bom para dar...
Aos Pais e familiares do Rubén as minhas muito sentidas condolências.
Termino deixando um desafio a todos os leitores do blog, que de alguma forma conheceram o Rúben, deixem neste post o seu testemunho, para isso basta entrar no link "# comentários".
Marília Medeiros
gggggggggggggggggggggggggggggggggg

14 comentários:

Anónimo disse...

Como catequista do Rúben, era um bom aluno, no seu comportamento amigo de todos, deixa-nos imensas saudades, não só à família mas à Paróquia.

Anónimo disse...

Eras um menino forte e alegre, quando da tua janela me disseste ADEUS, quarta-feira às 17h00, quando fui levar o teu irmão a casa. E, é esta boa lembrança que guardarei de ti com saudade.
Marcelina

Anónimo disse...

='(

Anónimo disse...

eras um miudo super fixe,vou ter saudades,muita mesmo...sempre te adorei..que Deus te abençoe...equalquer lugar que estejas!!

Anónimo disse...

O Ruben era muito fixe, era bom amigo, era bom estudante....como todas as pessoas vou ter muitas saudades tuas para sempre. e em qualquer lugar que estejas vais nos ajudar sempre e nós nunca vamos te esquecer.Deus te abençoe!!

Anónimo disse...

O Rúben vai-me ficar na memória para todo o sempre.É dificil perder algum que conhecemos ainda por cima com a idade dele. Além de ter estado ligado directamente na sua busca também me coube a mim o seu resgate na costa da Feteira junto com colegas meus bombeiros. É dificil de esplicar a emoção que senti... Rúben que tenhas um grande lugar no céu...Álvaro Fialho

Anónimo disse...

Não conhecia bem o rapaz, apenas o via na missa aos domingos. No entanto, ninguém consegue ficar indiferente a uma situação trágica como esta.
Os meus sinceros sentimentos para a familia e amigos!

Anónimo disse...

Pessoalmente não convivi com o Ruben. Embora Salonense (de alma e coração), há muito(25 anos)resido fora da freguesia. Conheço bem ospais e avós. E nesta hora de profunda dôr, apenas posso deixer a minha sincera e total homenagem e solidaridade a todos os familiares. Já passei por algo parecido, por isso sinto o que passam estes pais. É muito importante os mais próximos que privam com eles, lhe darem todo o apoio para ultrapassarem esta dolorosa etapa de suas vidas, com amizade e calor humano.
Paz à sua Alma. Que Deus o guarde em seu regaço.
Os meus sentidos pêsames.

Anónimo disse...

Não conhecia o Ruben como amig proximo, mas pelo que sei era alegre, tinhas boas notas era trabalhador e gostava dos amigos...
Mas agora so restam as recordações...de um menino de 12 anos
p.s. agora te dão o devido valor Ruben depois de já não estares cá

Anónimo disse...

O Ruben e filho do meu irmao Davide e apesar de nao ter tido o prazer de conhece-lo em pessoa, eu conhecia por foto. Isto foi uma tragedia na nossa familia principalmente para o meu irmao e sua esposa Delia.
Que a sua alma descance em paz junto de Deus

Natercia Ball (Tia nos EU)

Anónimo disse...

O Ruben filho do meu irmao Davide nunca tive o prazer de o conhecer em pessoa ,mas o meu coracao esta partido .Agora temos mais um anjo no ceu para nos proteger.Que Deus de forcas ao meu irmao Davide e sua esposa Delia.
Que a sua alma descanse em paz.

Otilia Darosa (Tia nos EU)

Anónimo disse...

OBRIGADA A TODOS,PELA FORMA QUE RECONHER O VALOR DO RUBEN MAS COMO PAI E MELHOR AMIGO CONHECIA COMO NINGUEM E MESMO POR ESSE MOTIVO DIGO-VOS E DESEJO A TODOS OS PAIS QUE OS VOSSOS FILHOS SEJAM COMO O RUBEN POIS SÓ ME DEU ALEGRIAS NA SUA CURTA PASSAGEM POR ESTE MUNDO.
O PAI DAVIDE CIPRIANO

Anónimo disse...

2º ANO DE MUITA SAUDADE
Querido Rubén, faz hoje 2 anos que partiste sem te despedir de nós, a forma trágica como partiste é dificil de aceitar, o mundo caiu-nos aos pés e as nossas vidas deixaram de ser como antes.
A dor é insuportável. Teus primos e tios que ontem sorriam contigo, hoje choram de saudade a tua ausência.
Jamais te esqueceremos.
Os tios e primos "Costa"

Anónimo disse...

3 Anos de Saudade Rubén
* * *

Ontem estavas connosco, hoje com
Deus
Não podemos alterar a lei do criador
Dá-nos e tira-nos a qualquer momento
E nós nada podemos contra “Ele”

Estás junto de Deus isso sabemos
Serás a “estrela” que nos guia para sempre
Tios e primos choram de saudade a tua ausência
A amizade e o amor por ti
Será eternamente “Rubén”


Dos tios e primos “Costa”

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets