terça-feira, 3 de julho de 2007

VOTO DE PESAR da Junta de Freguesia do Salão pelo falecimento de Dr. António Sebastião Goulart

No passado dia 18 de Maio faleceu na cidade da Horta o Dr. António Sebastião Goulart.
António Sebastião Goulart nasceu a 16 de Setembro de 1918 na nossa freguesia do Salão, onde fez a instrução primária. No antigo Liceu Nacional da Horta, agora designado por E.B. 3/5 Dr. Manuel de Arriaga, fez os 1.º e 2.º ciclos do Curso Geral dos Liceus entre 1930 e 1936.
No ano seguinte completou o 3.º ciclo no Liceu Nacional Antero de Quental, em Ponta Delgada.
Em 1939 fez exame de Admissão à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde foi admitido. Teve a felicidade de durante a sua licenciatura ser aluno dos grandes Mestres da Medicina Portuguesa, da então chamada “época de ouro”, tais como os Professores Doutores Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina), Francisco Gentil, Pulido Valente e Fernando da Fonseca.
Terminou a sua Licenciatura em Medicina e Cirurgia em 1945, e por ser aluno excelente obteve a mais alta nota do seu curso.
Inicia a sua actividade em 1946, mas ainda no mesmo ano, talvez movido pelo amor à sua terra, regressa à Horta, onde assume a Direcção do Serviço de Urgência do Hospital da Santa Casa da Misericórdia, com carácter interino. Nesse mesmo ano foi também nomeado Director do Laboratório Distrital da Horta, cargo que desempenhou até 1975.
António Sebastião Goulart reformou-se em Agosto de 1986, ao fim de 40 anos de serviço e na sua actividade profissional, além da Direcção do Serviço de Urgência do Banco, praticou a Cirurgia Geral e Medicina.
Em regime de horário livre, foi médico da Caixa de Previdência do Distrito da Horta, Casa do Povo de Cedros e Casa do Povo do Salão, de 1964 a 1978.
De 1946 a 1993 foi médico assistente dos militares e seus familiares da então Bataria Independente de Defesa de Costa N.º 1, na Horta e, posteriormente Companhia de Infantaria da Horta.
Desde 1948 e durante largos anos foi médico assistente do Lar de São Francisco e do Lar da Infância de Santo António.
Ainda durante a sua actividade profissional, foi perito médico do Tribunal Judicial da Horta, médico assistente dos beneficiários do S.A.D./Polícia de Segurança Pública da Horta, dos beneficiários e seus familiares da A.D.P.G.F. da Companhia Independente N.º 4 da Guarda Fiscal da Horta, para além de médico dos I.O.S. dos C.T.T., Serviços Sociais do Ministério da Justiça e Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos.
Exerceu também medicina privada, com consultório desde 1946 na cidade da Horta.
Para além da sua profissão que exerceu com competência, dedicação e abnegação, o Dr. António Sebastião Goulart ocupou cargos de relevo em instituições públicas e privadas das quais salientamos:
Entre 1953 e 1965 foi Presidente da Câmara Municipal da Horta.
Procurador na VII Legislatura da Câmara Corporativa.
Durante 2 anos foi Presidente da Direcção da Sociedade "Amor da Pátria".
Na década de 70 foi Vice-Presidente do Núcleo Cultural da Horta.
Foi Presidente da Assembleia Geral do Sporting Club da Horta, desde 1970 a 1992.
Em 1982 foi Presidente da Delegação da Horta da Cruz Vermelha Portuguesa.
Pelo trabalho prestado, principalmente à comunidade Faialense, mereceu de altas individualidades justas homenagens, tais como:
A 15 de Março de 1994, por despacho do Chefe de Estado-Maior do Exército foi condecorado com a medalha de Afonso Henriques.
Foi agraciado por S. Ex.ª o Presidente da República, Dr. Mário Soares a 10 de Junho de 1994, nas cerimónias do Dia de Portugal e das Comunidades, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito.
Em Outubro de 2006, o Bastonário da Ordem dos Médicos deslocou-se à Horta para, em cerimónia pública, lhe entregar a Medalha de 50 anos de carreira médica.
Assim nos termos regimentais aplicáveis, a Junta de Freguesia do Salão, reunida na sua sede a 6 de Junho de 2007, deliberou por unanimidade aprovar um Voto de Pesar pelo falecimento do Dr. António Sebastião Goulart e ainda do mesmo dar conhecimento à família, à Assembleia de Freguesia do Salão e ainda mandar publicitar este Voto de Pesar no Jornal “O Agir” que se publica nesta freguesia para conhecimento de todos os Saloenses.

Salão, 06 de Junho de 2007

A Junta de Freguesia

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de ser uma terra pequenina, o Salão deu ao mundo filhos ilustres.
António Sebastião Goulart é, talvez, o mais alto deles.
Impressiomnante o seu curriculum de actividade e serviço à comunidade.
Os Saloneneses podem orgular-se dos seus filhos que, também, tem sabido elevar o nome da sua terra mais alto e mais longe.
Este filho querido do Salão sempre soube honrar e divulgar as suas origens.
Foi um homem que veio de origens humildes mas de uma inteligênia impar.
Contava-me meu pai, que o irmão Isaias chegou a vender o seu relógio para a judá-lo nos estudos finais (uma familia unida)
Paz à sua alma e que a freguesia saiba "perpétuá-lo" por nome a rua, mesmo um busto (porque não) naquele largo confinante com a estrada regional e o caminho velho.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets