quarta-feira, 22 de agosto de 2012

APRESENTAÇÃO DA EQUIPA SÉNIOR DO GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO

 O Grupo Desportivo do Salão (GDS) iniciou ontem a época desportiva 2012/2013, com a recepção aos jogadores e apresentação dos mesmos aos sócios e convidados.
Nesta sessão seguida de beberete tomaram a palavra o Vice-presidente do GDS que deu as boas-vindas aos atletas e apresentou a equipa técnica/direcção. O Presidente do GDS, Sr. Luis Paulo Silva, também tomou a palavra e mostrou-se disponível a todos os atletas, de forma a que todos juntos façam um bom trabalho nesta época. Passou a palavra ao Presidente da Junta de Freguesia do Salão, que parabenizou a nova direcção pelo trabalho que têm demonstrado até agora e desejou que o mesmo continue.
 Por fim falou o presidente da Assembleia Geral do GDS, José Manuel Goulart Gomes que vincou a ideia de trabalhar em grupo por que só assim se conquista grandes resultados, desejou uma boa época aos jogadores e equipa técnica.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120821_GDS

FESTAS DE VERÃO DO GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO

Tal como tinha sido noticiado no passado dia 14 de Agosto o Grupo Desportivo do Salão promoveu a primeira de duas festas de Verão. Nesse dia o Baile teve animação do Grupo Onda Jovem, muitos foram os que quiseram marcar presença no bar não faltaram bons petiscos e ainda foi possivel saborear doces caseiros e provar uma caipirinha. Foram sorteados ainda neste evento duas garrafas de bebida e um quadro.
No dia 19 pelas 15h00, teve inicio a festa brava com prova equestre seguida de tourada à corda. Neste dia também não faltaram os bons petiscos no bar e porco no espeto gratuito.
Parabéns à comissão que dinamizou estes dois eventos.
Clicar nas imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos
20120814_baile
20120819_Tourada

FALECIMENTO: ALBERTO ANTÓNIO GONÇALVES REBELO DE ALMEIDA

No passado dia 6 de Agosto faleceu, no Hospital da Horta, Alberto António Gonçalves Rebelo de Almeida, de sessenta e sete anos de idade, casado com Maria Ester Goulart Rebelo de Almeida, filho de Alberto Rebelo de Almeida e de Lídia Gonçalves Bolota Rebelo de Almeida, já falecidos. O funeral realizou-se no meso dia, com Missa de corpo presente no Centro Culto do Salão (Império), tendo ficado sepultado no Cemitério desta freguesia. (...)
Paz à sua alma. Condolências aos seus familiares.
in Jornal " O agir", de 13 de Agosto de 2012

GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO NA SEMANA DO MAR

No passado dia 11 de Agosto, as actuações de Folclor na Semana do Mar foram em dose dupla, isto é, actuaram no palco da Av. 25 de Abril o Grupo Folclórico do Salão seguido da actuação de Kolpingtanzgruppe Siddinghausen. Foi uma excelente oportunidade para todos os que tiver hipotese de presenciar as actuações destes grupos e assim ficarem mais enriquecidos com a nossa cultura e a cultura de um grupo vindo da Alemanha.
Abaixo ficam algumas fotos para documentar este momento. Clique na imagem para visualizar álbum de fotos.
20120811_GFS

sábado, 11 de agosto de 2012

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PARTICIPAÇÃO DA FREGUESIA DO SALÃO NA SEMANA DO MAR 2012

“A SEMANA DO MAR, que se realiza ao longo da primeira semana no mês de Agosto, para além de constituir o maior festival náutico do País, conta com diversas outras actividades de cariz cultural e de entretenimento, podendo afirmar-se estarmos na presença da maior festa da ilha do Faial e uma das mais importantes do arquipélago, assumindo até, na sua dimensão marítimo-desportiva, uma projecção internacional cada vez mais digna de registo.
Actualmente organizada pela Câmara Municipal da Horta, embora com o contributo de outras entidades ligadas aos desportos náuticos e ao turismo, entre as quais assume particular destaque o Clube Naval da Horta, o evento abarca diversas provas desportivas de diferentes modalidades, enchendo e embelezando a Baía da Horta, o Canal entre o Faial e o Pico e a Baía de Porto Pim. É extenso e rico o conjunto de acontecimentos, contando com regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros, provas de remo, canoagem, jet-ski, natação, pólo aquático e pesca desportiva, entre muitos outros.”
in http://www.semanadomar.net/
É desta forma que o site oficial do maior evento organizado na ilha do Faial nos define a Semana do Mar. Uma semana de festa e convívio que movimenta todos os quadrantes da nossa sociedade. Não é apenas uma festa da cidade mas sim, uma festa da ilha em que todos os dias cada freguesia apresenta o melhor que tem, tanto nas provas desportivas, como nas actuações dos grupos, no artesanato, gastronomia, etc… Muitos serão os pontos de reportagem desta festa, vou deixar um cheirinho das primeiras participações do Salão este ano na Semana do Mar 2012 cujo tema foi “ETNOGRAFIA"
PARÓQUIA DO SALÃO - PASTELARIA
A Paróquia do Salão, com o objectivo de angariar fundos para a construção da nova igreja do Salão, trouxe este ano uma vez mais até à Semana do Mar um espaço dedicado à pastelaria.
Tem sido um local de paragem quase obrigatória para apreciar os doces caseiros, numa sociedade cada vez mais agitada muitas pessoas não quiseram perder esta oportunidade para saborear os doces tradicionais confeccionados e oferecidos por pessoas da freguesia e não só para esta causa. De felicitar todos os quantos estão a participar neste espaço tanto com o seu trabalho na Pastelaria como em casa na confecção dos doces.
CORSO ETNOGRÁFICO “ETNOGRAFIA”
O Corso Etnográfico com representação das freguesias da ilha do Faial, teve lugar este ano no primeiro domingo da Semana do Mar e teve este ano o seu percurso pelos seguintes locais Praça da República/Largo Duque de Ávila e Bolama/Largo Manuel de Arriaga. 
As treze freguesias interpretaram à sua forma o tema, o Salão trouxe-nos "Vivências Rurais".
Para mais informações e fotos da Semana do Mar 2012 poderá aceder ao site: http://www.semanadomar.net/
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

GRUPO FOLCLÓRICO KOLPINGTANZGRUPE SIDDINGHAUSEN

Chegou na passada Sexta-feira, dia 3 de Agosto, à ilha do Faial a comitiva do Kolpingtanzgruppe Siddinghausen, Município de Kreis Paderborn, Alemanha, que irá estar entre nós até ao dia 13 de Agosto. Sendo um intercâmbio com o Grupo Folclórico do Salão, na sequência da estadia em Junho de 2011 na Alemanha, para participação do Festival Internacional de Folclore do Município de Kreis Paderborn. O presidente do Grupo Folclórico do Salão nas breves palavras de boas-vindas ao grupo disse que era com muita alegria que os recebiam, sem grandes luxos mas com muito carinho para mostrar a nossa ilha, as nossas tradições e muitas outras surpresas entre elas a deslocação à vizinha ilha do Pico. Em resposta a responsável pelo Kolpingtanzgruppe Siddinghausen agradeceu o acolhimento e disse que se encontram ansiosos por todas as boas e muito boas surpresas desta estadia e conhecerem assim mais duas ilhas dos Açores dado que este grupo já participou no Festival Internacional de Folclore da Ilha Terceira e também já esteve nas ilhas de Flores e Corvo.
Kolpingtanzgruppe Siddinghausen foi criado em 1976 por um grupo de jovens que após terem feito o Crisma decidiram criar o grupo e assim continuarem a encontrarem-se, é constituído por 20 elementos sendo todos do sexo feminino, trazem para esta digressão um elemento recentemente angariado do sexo masculino. O facto de serem todas senhoras neste grupo prende-se com o facto dos homens optarem por outras ocupações tais como o tiro e o futebol e ainda se fazer notar na população o facto histórico de muitos homens terem morrido nas duas grandes guerras em que a Alemanha participou.
As danças deste grupo são uma demonstração da cultura desde o povo até à nobreza, o traje foi estreado em 2000 numa deslocação à ilha Terceira.
O contacto constante com os Açores deve-se a um amigo do Grupo, um português que emigrou à 32 anos para a Alemanha e apaixonado pelas nossas ilhas, após contacto com o Sr. José Joaquim Sousa da ilha Terceira esta já é a terceira digressão aos Açores.

Poderá ver a actuação de Kolpingtanzgruppe Siddinghausen no próximo Sábado, dia 11 de Agosto, pelas 22h00 no palco da Av. 25 de Abril, inserida na Semana do Mar.

Para mais informações sobre, clique em:
- localidade de Siddinghausen - www.siddinghausen-online.de
- estadia do Grupo Folclórico do Salão na Alemanha - http://obote.blogspot.pt/2011/06/viagem-alemanha.html
- Festival Internacional da Juventude de Wewelsburgval - www.festwoche.de

Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos
20120803_GFS

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CASAMENTO E BAPTISMOS

No passado Sábado, dia 28 de Julho, celebraram o sacramento do Matrimónio, no Centro de Culto desta paróquia do Salão, Sérgio Eliseu Duarte Gomes e Carla Sofia Pereira Silva. Na mesma celebração foi também baptizada a filha do casal Clara Maria da Silva Gomes, tendo sido padrinhos Hugo Duarte André e Verónica Maria Fialho Pereira.
No dia 29 de Julho, foi baptizada a menina Mariana Medeiros Resendes, filha de Olavo Resendes e de Marília Medeiros, tendo sido padrinhos José Alberto Medeiros e Jenny Silva Medeiros. Parabéns e felicidades.

in Jornal "O agir" de 30 de Julho de 2012

FESTA DO CHICHARRO 2012

Como tinha sido noticiado decorreu no passado, dia 21 de Julho, no Parque de Campismo do Salão, a Festa do Chicharro.
Integrada na Animação de Verão da Freguesia do Salão, esta festa foi organizada pela Comissão de Festas da Paróquia do Salão e contou com o apoio da Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta.
Durante a tarde, a animação já era muita no Porto do Salão, contribuiu para esta animação as pessoas que ocuparam cerca de uma dezena de tendas que se encontravam no Parque de Campismo.
Pelas 20h30m, iniciou-se a distribuição de chicharro (O Rei da Festa) e bolo de milho. Este ano com o valor simbólico de 1€ por prato cujas receitas revertiam para a construção da Igreja do Salão. Foram distribuídos mais de uma centena de quilos de chicharro, a dezenas de pessoas de vários pontos da ilha e não só, pois muitos turistas também se juntaram à festa. No Bar, organizado para este evento, não faltaram os bons petiscos.
Para abrilhantar este evento houve a actuação do Grupo de Dança dos Cedros e baile com o conjunto JM.
De salientar que os fundos angariados nesta festa e na festa do São João Pequenino reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120721_Chicharro

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets