terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GDS DEIXA ESCAPAR VITÓRIA DO PICO

O Grupo Desportivo do Salão (GDS), em seniores, recebeu este fim de semana o Vitória do Pico, naquele que era o jogo mais aguardado da 14ª jornada, em que estavam frente a frente o primeiro e o segundo classificado do campeonato, encontrando-se separados por apenas três pontos, com vantagem para os do Pico.
Após uma primeira parte equilibrada, pensava-se que o Salão entraria forte no segundo tempo, fruto do facto da equipa da casa ter ido para o intervalo em vantagem numerica, após expulsão de um jogador picoense, que agrediu o central dos Azuis do Norte, Joel Rodrigues. No entanto, os do Pico inauguraram o marcador logo nos primeiros minutos da segunda parte. Após o golo a equipa visitante passou a jogar apenas em contra-ataque, ao passe que os Saloenses com maior domínio sobre a partida foram desperdiçando oportunidades de golo que podiam ter dado o empate. Num lance de contra-ataque já perto do apito final, eis que o Vitória fez o dois a zero e já pouco ou nada o Salão podia fazer. Porém a equipa da casa manteve a toada atacante e reduziu por Nuno Rosa, na sequência de um livre.
Com este resultado o Vitória do Pico descola-se dos seus adversários e fica perto do título, quando falta uma jornada para terminar a terceira volta, passando a ter 6 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o GDS. Na próxima jornada o GDS desloca-se ao Vale, para defrontar os Flamengos, que estão a três pontos dos Azuis da Restinga.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos, fotos gentilmente cedidas por Noélia Pinheiro)
31 de janeiro de 2012

FALECIMENTO: MARIA NAZARE DUARTE

No passado dia 19 de Janeiro faleceu, na sua residência, Maria Nazaré Duarte, de 83 anos de idade, viúva de Francisco Duarte, filha de Alexandre da Rosa Pereira e de Senhorinha Efigénia da Silva. O funeral realizou-se no dia seguinte com missa de corpo presente, celebrada no Império, tendo sido sepultada no cemitério desta freguesia. Condolências à família e paz à sua alma.

domingo, 22 de janeiro de 2012

DESLOCAÇÃO AMARGA ÀS CANADINHAS

O Grupo Desportivo do Salão (GDS), em Seniores, foi este fim-de-semana, ao Campo das Canadinhas, na Feteira, perder por duas bolas a uma, jogo a contar para 13ª Jornada do Campeonato.
O GDS entrou mal no jogo e fez uma primeira parte aquém daquilo que já nos habituou. A equipa da Feteira aproveitou o desnorte dos Saloenses para colocar-se na frente do placar , com o avançado da casa a receber a bola na área e rodar sobre os defesas e rematar sem hipóteses para Miguel Leal.
Pouco depois o Salão empatou por Rui Rosa, que desviou muito bem um livre marcado na esquerda do ataque. No entanto, o Feteira voltaria a marcar a poucos minutos do intervalo num passe longo a isolar o avançado da Feteira que na cara de Miguel só teve de encostar para golo.
No segundo tempo o GDS tentou por várias vezes chegar ao empate, mas por vezes, era o desacerto dos seus avançados ou então o auxiliar que anulava os lances por fora de jogo, por duas vezes o Salão introduziu a bola no fundo das redes, mas ambos foram anulados.
Com este resultado o GDS viu o Vitória isolar-se na frente da tabela, já que venceu em casa o Lajense por duas bolas sem resposta, enquanto no outro encontro o nulo manteve-se até final no encontro entre Cedrense e Flamengos.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120122_Feteira_Salao

SÓ MAIS UM PONTO

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) em Juniores, recebeu Sábado, dia 21 de Janeiro, o Grupo Desportivo do São Roque, e venceu por duas bolas a uma, num jogo a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Regional de Júniores A.

A equipa Saloense mostrou ser uma grande equipa e não se fez sentir a ausência de alguns jogadores fundamentais, como Celso e Ricardo Correia, castigados e à passagem do quarto de hora André Freitas saiu lesionado. Apesar das contrariedades os jogadores dera as mãos e tiveram um excelente atitude e espírito de equipa.
Se na primeira parte as oportunidades foram poucas, na segunda assistiu-se a um jogo de grande ritmo, especialmente da parte dos Saloenses, que precisavam da vitória. Logo aos 5 minutos do 2º tempo, Zé Humberto num desvio subtil de cabeça, inaugurou o marcador. Aos 15 minutos Diogo Pereira numa arrancada diabólica e com um remate certeiro e colocado aumentou a vantagem para dois golos.
No entanto, os Amarelo de São Roque reduziram a vantagem no minuto seguinte, com alguma sorte na cobrança de um livre.
Até ao final o Salão soube manter a vantagem e até podia ter aumentado, mas o marcador manteve-se até ao apito do arbitro.
Com esta vitória o GDS lidera com 6 pontos o Regional, mais três que os seus adversários, e necessita de pontuar em casa do Lusitânia na última jornada para vencer este Campeonato.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120121_GDS_Sao_Roque

ASSINATURA DO PROTOCOLO ENTRE A CAMARA MUNICIPAL DA HORTA E O GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO

Na passada Sexta-feira, dia 20 de Janeiro, pela 20h30m, no edifício da Escola Primária do Salão, realizou-se a Sessão Solene de assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal da Horta e o Grupo Folclórico do Salão de cedência das instalações da Escola Primária do Salão para sede do mesmo, o espaço será partilhado com a Santa Casa da Misericordia da Horta que brevemente também assinará protocolo com a Câmara para implementação neste espaço de um ATL, que acompanhará as crianças da freguesia e das freguesias limítrofes após o horário escolar.
Tomou a palavra o Vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, Sr. José Leonardo, que abriu a sessão explicando brevemente este protocolo e passou a palavra ao Sr. Manuel Humberto Goulart, presidente do Grupo Folclórico do Salão, que referiu este dia como sendo um grande dia na história do grupo que volta às suas origens, dado que foi na Escola que este nasceu e agora volta à mesma. Seguiu-se a leitura do protocolo e a sua assinatura, após este momento tomou novamente a palavra o Sr. José Leonardo que referiu que é com grande alegria que vê este espaço novamente entregue à educação e à cultura. Seguiu-se uma pequena visita pelas instalações, beberete e chamarritas.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120120_GFS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SALÃO APANHA VITÓRIA NO TOPO DA TABELA

O Grupo Desportivo do Salão (GDS), em séniores, foi este Domingo ao campo dos Cedros, vencer o derbi do Norte, por duas bolas a zero, num jogo da 12ª jornada do Campeonato de Séniores da Associação de Futebol da Horta.
A primeira parte foi um pouco morna, sem grandes oportunidades de golo para ambas as equipas. Os dois lances dignos de registo foram uma bola no ferro da baliza à guarda de Miguel Leal e um livre que levava selo de golo de Ricardo Gomes, que culminou com uma defesa apertada do guardião da equipa da casa.
No segundo tempo o GDS entrou com outra disposição, impondo mais o seu dominio e criando mais perigo junto da área contrária.
Os golos surgiram de bola parada, o primeiro da autoria de Rui Rosa e outro de Carlos Oliveira, golos que deram uma vitória preciosa aos Azuis da Restinga, pois com estes 3 pontos igualam o Vitória no tolo da classificação com 26 pontos. O GDS aproveitou assim da melhor forma a escorregadela do Vitória que empatou a duas bolas no Vale dos Flamengos, no outro encontro o Lajense recebeu e venceu por quatro golos sem resposta a equipa da Feteira.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120115_Cedros_Salao

RENASCE A ESPERANÇA

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) recebeu e venceu, por três bolas a duas, o Lusitânia este fim-de-semana, na 3ª jornada do Campeonato Regional de Júniores A.
Após a derrota em São Miguel frente ao São Roque, na 1ª jornada, o GDS necessitava dos três pontos para manter acesa a esperança de vencer o Regional. E foi com uma atitude positiva que o Salão entrou no jogo, procurando desde cedo chegar à vantagem, que surgiu por volta dos 10 minutos por Carlos Oliveira, que apareceu bem ao segundo poste a finalizar um canto executado por Celso Pereira.
Após o golo o Lusitânia subiu mais no terreno, algo que ainda não tinha feito e equilibrou o jogo, chegando ao empate perto da meia hora da primeira parte. No entanto, o Salão viria a colocar-se novamente em vantagem no minuto seguinte, com Rui Faria a rematar forte e colocado para o dois a um.
No regresso dos balneários o Lusitânia igualou a partida num remate à entrada da área, sem oposição da defensiva Saloense.
Até final o GDS encostou os Verdes de Angra no seu último reduto e dispôs de inúmeras oportunidades, mas o golo da vitória surgiu num desvio infeliz de um defesa verde, após cruzamento de Ricardo Correia na esquerda.
Perto do final o GDS viu dois dos seus jogadores serem expulsos por acumulação de amarelos, decisões um pouco exageradas por parte do árbitro da partida, na nossa opinião que dificultarão a tarefa da equipa Saloense no próximo encontro frente ao São Roque, Sábado, dia 21 de Janeiro, para a 4ª jornada do Regional.
Contudo se o Salão mantiver esta atitude e com o apoio do seu público, tem todas as hipóteses de levar de vencida o seu adversário.
(Clique no play para visualizar reportagem do jogo)


(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120114_GDS_Lusitania

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

VITÓRIA DIFICIL, MAS JUSTA

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) em séniores recebeu e venceu por duas bolas a uma o Lajense, num jogo referente à 11º jornada do Campeonato de Futebol da Associação de Futebol da Horta.
Foi um jogo difícil para a equipa do Salão, principalmente devido ao jogo extremamente físico imposto pela equipa contrária, contudo os Azuis da Restinga foram aos poucos criando oportunidades de golo, principalmente por Zé Humberto. Este depois de enviar uma bola ao poste e falhar uma grande penalidade, inaugurou o marcador ao aproveitar da melhor forma um lançamento comprido para dentro da área de Ricardo Gomes, antecipando-se muito bem nas alturas ao guarda-redes do Pico.
O empate surgiu no inicio da segunda parte, numa falha de comunicação entre o guardião Miguel Leal e a sua defesa, com a bola a sobrar para um jogador contrário que só teve de encostar para o golo.
O golo da vitória foi da autoria de Rui Rosa, que tabelou de forma perfeita com Zé e à saída do guardião efectuou um chapéu de belo efeito e colocando justiça no marcador.
O Salão mantêm-se no segundo lugar a dois pontos do líder o Vitória do Pico, que recebeu e venceu por três a zero a equipa Cedrense. No outro encontro os Flamengos foi às Canadinhas vencer o Feteira por quatro bolas a uma, subindo para o terceiro lugar com menos cinco pontos, que a equipa do Salão. Na próxima jornada à um escaldante derbi do Norte, na freguesia vizinha dos Cedros.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120108_GDS_Lajense_Snr

1ª JORNADA DA TAÇA DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) em Júniores, recebeu esta Sábado, dia 7 de Janeiro de 2012, o Madalena Futebol Clube, para a 1ª Jornada da Taça Associação de Futebol da Horta, jogo que terminou com uma vitória dos Azuis da Restinga por três bolas a zero.
Numa tarde de sol, assistiu-se a um bom jogo de futebol entre as duas equipas, mas com um maior dominio por parte da equipa da casa, que chegou à vantagem perto do primeiro quarto de hora, com Zé Humberto, a aparecer isolado na área e a bater o guardião do Madalena.
No segundo tempo o Salão manteve o seu dominio sobre o Madalena que porém, nunca baixou os braços. O Salão chegou ao dois a zero, através de um autogolo, após cruzamento de Manú na direita , com a bola a desviar num defesa e a entrar. O três a zero, foi marcado por Hugo Duarte, que apareceu muito bem na área, na sequência de um cruzamento milimétrico de Filipe.
No próximo fim de semana o GDS, em júniores recebe no Campo do Vale o Lusitânia, num jogo importantissimo para o Campeonato Regional de Júniores, para o qual os Azuis da Restinga partem com a moral mais em cima após a derrota do Grupo Desportivo de São Roque esta semana na Terceira.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120107_GDS_Madalena

NATAL DA CATEQUESE

No passado Sábado, dia 07 de Janeiro, realizou-se o já habitual Serão de Natal da Paróquia do Salão, contando com a participação das crianças e adolescentes dos vários anos de Catequese.
O Serão teve o seu início pelas 20h30m, com Cânticos de Natal, interpretados por algumas crianças e adolescentes, seguido de poemas e pequenas peças de teatro, nos intervalos houve lugar a arrematações.
A noite finalizou com Bingo, distribuição de bombons pelas crianças e adolescentes da catequese.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120107_Catequese

sábado, 7 de janeiro de 2012

FALECIMENTO: FILOMENA MARIA DUARTE DA SILVA


No passado dia 31 Dezembro faleceu, nesta freguesia, Filomena Maria Duarte da Silva, de 61 anos de idade , filha de Manuel Pinheiro da Silva e de Maria do Céu Duarte da Silva, casada com António Garcia da Silva. Após o funeral, realizado dia 01 de Janeiro, para o Cemitério do Salão, onde ficou sepultado, foi celebrada às 17h30, a Missa própria do dia, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, sufragando a sua alma. Condolências à família e paz à sua alma.

domingo, 1 de janeiro de 2012

PRESÉPIOS E ALTARINHOS

Apesar da tradição de fazer presépios e altarinhos e abrir as portas para todos verem infelizmente estar-se a perder na nossa ilha, na freguesia do Salão foi possível ver um presépio de autoria do Sr. Henrique Escobar... aqui fica o registo dos mesmos.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
1 de janeiro de 2012

PRIMEIRO DIA DO ANO

A noite da passagem de ano há alguns anos, no Salão, era marcada pelas famílias da freguesia se reunirem no Polivalente, cada uma levando o seu farnel e ao som de música ao vivo ou gravada iniciarem o ano com um pezinho de dança e muito convívio, no entanto este ano muitas pessoas optaram por passarem o ano nas suas próprias casas, reunindo família e amigos.
E após um noite longa de muito convivio o primeiro dia do ano de 2012 amanheceu soalheiro, na freguesia após a missa das 11h30m, actuou no Centro do Culto, o Rancho de Natal vindo da freguesia dos Cedros. Uma tradição que este grupo teima em não perder e que todos os anos tenta incutir aos mais novos.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20120101_Ano_Novo

SÃO ROQUE FICOU COM OS TRÊS PONTOS

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) deslocou-se na passada 6ª feira, dia 31 de Dezembro, até à ilha de São Miguel para defrontar o Grupo Desportivo de São Roque, na 1ª jornada do Campeonato Regional de Júniores A dos Açores.
O GDS entrou melhor e dispôs da primeira oportunidade de golo, com Rui Faria e Zé Humberto sozinhos na área não conseguiram bater o guardião dos Amarelos de São Roque, com Rui a rematar forte mas à figura.
A partir deste lance o jogo tornou-se mais equilibrado com ambas equipas a procurar o golo, com sinal mais para os Azuis do Norte. E foi o Salão a marcar com Carlos Oliveira a aproveitar uma saída em falta do guardião contrário num canto, para fazer um a zero.
Perto do intervalo e já depois de ter tido um lance perigoso para a baliza de Miguel Leal, o São Roque empatou através de um cruzamento para zona de penalti em que a defesa Saloense não foi capaz de reagir e deixou-se surpreeender permitindo o empate.
No regresso dos balneários o Salão desconcentrou-se e nos primeiros minutos do segundo tempo sofreu três golos que deitaram por terra as esperanças de trazerem um bom resultado da ilha maior.
Em vantagem por três golos a equipa da casa passou a controlar o jogo e apenas no último quarto de hora é que a equipa Saloense reagiu, encostando o seu adversário junto da sua área. Apesar da boa reacção o GDS apenas conseguiu reduzir para quatro a dois, por Pedro Pavão que marcou após um canto marcado por Celso na esquerda.
Com este resultado o São Roque lidera com 3 pontos e na próxima jornada vai à Terceira para defrontar o Lusitânia, enquanto o Salão folga.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111230_SaoRoque_Salao
"O bote" deseja a todos os seus leitores um 2012 cheio de boas noticias.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets