quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SALÃO EM SÉNIORES DÁ CHAPA QUATRO AO LAJENSE

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) na categoria de Séniores venceu este fim-de-semana, na Restinga, o Lajense por quatro bolas a zero, naquele que foi o primeiro jogo referente ao Campeonato da Associação de Futebol da Horta.
O GDS entrou bem na partida e dominou por completo o jogo, criando diversas oportunidades de golo e fez uma excelente exibição frente ao seu público.
Depois de vários golos desperdiçados o GDS finalmente chegou à vantagem por Zé Humberto por volta da meia hora, a aproveitar da melhor maneira um ressalto de bola no interior da pequena área depois de um livre marcado na esquerda do ataque. Pouco depois o mesmo Zé Humberto foge à defesa pela direita do ataque e só com o Guarda-redes pela frente coloca a bola no lado oposto num remate cruzado não dando hipóteses e fazendo o dois a zero, resultado com que as equipas foram para o intervalo.
Na segunda parte o Salão manteve o bom futebol e apesar de ter tido menos oportunidades de golo, conseguiu chegar aos quatro a zero.
Primeiro por Sérgio Norte e depois através de um auto-golo.
Com este resultado o Salão lidera o Campeonato a par do Vitória e dos Flamengos, que venceram o Grupo Desportivo Cedrense e o Feteira, respectivamente.
Na próxima jornada o GDS defronta o seu eterno rival, da vizinha freguesia dos Cedros, no campo da Lajinha.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111023_GDS_Lajense

terça-feira, 25 de outubro de 2011

SALÃO VENCE VITÓRIA DO PICO EM JÚNIORES

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) recebeu e venceu por três bolas a zero o Vitória do Pico, este fim-de-semana no Campo da Restinga, num jogo referente à 4ª jornada do Campeonato de Júniores da Associação de Futebol da Horta.
Os Azuis do Norte durante os primeiros 45 minutos tiveram muitas dificuldades para impor o seu jogo e foram poucas as situações de golo, como excepção para 2 remates ao ferros da baliza dos Picoenses.
Na segunda parte os jogadores do GDS entraram com uma postura diferente para melhor e inauguraram o marcador logo no recomeço de partir por intermédio de Carlos Oliveira, num remate colocadissimo fora da área.
O segundo golo foi marcado por Zé Humberto num chapéu perfeito ao guarda-redes Picoense. O resultado final foi sentenciado por Celso Pereira, que só teve de encontrar para o golo depois de uma boa jogada da equipa Azul.
Depois do três a zero, o treinador Sérgio Gomes, aproveitou para rodar a equipa e colocar em campo, os menos utilizados.
Com este resultado o GDS soma 15 pontos em 5 jogos, liderando assim o Campeonato com mais 9 pontos que o Fayal (com menos um jogo), mais 11 que o Madalena e mais 14 que o Vitória do Pico. No outro encontro o Fayal foi ao Pico vencer por 5 a 1 o Madalena.
Na próxima jornada o GDS recebe o Madalena para a 6ª Jornada.
De referir ainda o bom resultado da equipa de Infantis do Salão que venceu por 5 a 3 os Flamengos Futebol Clube, enquanto a de Iniciados folgou esta jornada.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111022_GDS_Vitoria

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SALÃO DOMINADOR GOLEIA FAYAL SPORT

O Grupo Desportivo do Salão (GDS), em Júniores, defrontou ontem, dia 19 de Outubro, no Campo da Alagoa o Fayal Sport para a 5ª Jornada do Campeonato da Associação de Futebol da Horta, aquele que provavelmente terá sido o último encontro que terá sido disputado no "velho" sintético da Alagoa, pois o mesmo será substituído. Foi um jogo que sem dúvida ficará para a história dado que dos 8 títulos que esta equipa do Grupo Desportivo do Salão conquistou, 7 foram ao Fayal Sport e 6 deles foram celebrados no Campo da Alagoa. E como já foi referido em principio, o sintético que recebeu estas vitórias fechou hoje as suas portas para obras de alteração/substituição do mesmo, mas antes disso recebeu os jovens da casa que com o Salão disputaram um jogo de nervos e mais uma vez o Grupo Desportivo do Salão saiu de lá com uma vitória pelo bonito resultado de 2 - 5. Dá cá mais 5... Mas passemos ao jogo.
O GDS entrou bem no jogo, criando vária oportunidades e muito perigo junto à baliza dos verdes e perto dos 30 minutos colocou-se em vantagem num remate fora da área de Zé Humberto. Pouco depois Diogo Pereira aumenta a vantagem num chapéu perfeito ao guardião dos Verdes.
Em vantagem por dois a zero o GDS manteve o domínio de jogo, mas o Fayal Sport viria a empatar o encontro ainda antes do intervalo contra a corrente do jogo. O primeiro foi marcado num canto, com o jogador verde a aparecer bem a cabecear junto ao primeiro poste, o segundo na conversão de uma grande penalidade.
No segundo tempo o GDS voltou a carregar no acelerador e só parou quando chegou aos cinco a dois, construindo um resultado que não deixou dúvidas quanto à justiça do vencedor do jogo.
Os golos foram marcados por Zé Humberto por duas vezes e Ricardo Correia, que fez o quatro a dois.
O GDS soma e segue com 4 jogos e 4 vitórias, tem 12 pontos, enquanto o Madalena tem 4 pontos, o Fayal tem 3 pontos (e menos um jogo) e o Vitória tem 1 ponto (também com menos um jogo).
No próximo fim-de-semana o GDS em Júniores recebe o Vitória a contar para a 4ª Jornada do Campeonato.

Na jornada anterior, isto é, no passado Sábado dia 16 de Outubro, o GDS deslocou-se à ilha do Pico para defrontar o Madalena, num jogo em que o Salão venceu por cinco bolas a uma. Esperamos ainda hoje dar mais informações sobre este jogo. Por enquanto ficam as fotos do mesmo gentilmente cedidas por Noélia Pinheiro e Sara Carlos.
(Clicar nas imagens seguintes para visualizar álbuns de fotos)
20111016_Mad_GDS_Noelia
20111016_Mad_GDS_Sara
20111019_FSC_GDS_JR

RELAÇÕES EM CONTRATEMPO

Tal como havia sido noticiado no passado Domingo, dia 16 de Outubro, no Polivalente do Salão, pelas 20h00m, teve lugar o lançamento do livro "Relações em Contratempo" cujo autor é Eduardo Lacerda. Estiveram presentes neste lançamento, o Presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues que felicitou e agradeceu o autor por mais esta obra, a Dra. Maria Eduarda Rosa em representação da Editora FaiAlentejo, o Presidente da Junta de Freguesia dos Cedros, Sr José Agostinho em representação do autor, Dr. Victor Rui Dores, autor do Prefácio do livro e que nos apresentou o mesmo despertando o desejo para a leitura e por fim o Director Regional do Ambiente, Dr. João Bettencourt em representação do Governo que referiu a importância de incentivar todos os movimentos que promovam a cultura. De salientar ainda que o autor, Eduardo Lacerda, ofereceu 100 livros cuja a venda dos mesmos revertem a favor da construção da nova Igreja do Salão.
Relativamente ao livro e ao autor podemos ler no Prefácio:
" Homem lírico e saudoso, porque emigrado desde 1949 nos Estados Unidos da América, Eduardo Lacerda revisita, pela escrita, tempos, lugares, pessoas e memórias que povoam o seu imaginário. Em cada livro seu, ele faz uma declaração de amor à sua terra  natal (freguesia dos Cedros, ilha do Faial) em viagens de deslumbrante nostalgia (...)
Na simplicidade de um estilo e na ductilidade de uma escrita, Eduardo Lacerda lança-se, nesta obra, a uma espécie de crónica novelesca, ou seja, um modelo formal de narrativa curta que, de forma global e sucinta, se definirá como idealização da vida campestre e rural. E narra-nos uma história cuja acção parte do microcosmo da freguesia do Salão, no Faial para outras ilhas e continente português. Tudo começa em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, numa altura em que alguns militares continentais se encontravam estacionados naquela ilha em missão de salvaguarda do território português. (...)"
É sem dúvida um documento histórico que de uma forma muito leve relata um momento particular da nossa freguesia, uma obra obrigatória que todos os Saloenses devem adquirir e absorver.
Por último uma palavra para ao autor que nos presenteou com uma obra fantástica e viciante, que só nos deixa totalmente satisfeitos depois de a ler da primeira à última página.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111016_Livro

SALÃO FICA EM 2º NO TORNEIO DE ABERTURA

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) recebeu e perdeu, este fim de semana, com o Vitória Futebol Clube por 2 bolas a 1, num jogo a contar para a 5ª e última jornada do Torneio de Abertura da Associação de Futebol da Horta. Com esta vitória os Picoenses venceram este Torneio de Abertura, enquanto o Salão permaneceu no 2º lugar ao beneficiar da vitória do Feteira sobre o Cedrense, em casa por 4 bolas a 0. No outro encontro o Lajense recebeu e empatou a zero com os Flamengos.
Quanto ao jogo da Restinga o Salão entrou mal na partida e o Vitória dispôs de 2 bolas ao poste nos primeiros 30 minutos. Apartir desta altura o GDS equilibrou as operações a meio campo e colocou-se em vantagem por intermédio de Rui Rosa, que apareceu bem na área e a rematar para o golo. Pouco depois o mesmo Rui Rosa podia ter aumentado a vantagem para o dois a zero, mas o chapéu saiu um pouco ao lado, quando o avançado Azul tinha tudo para fazer golo.
O GDS foi em vantagem para o intervalo e no recomeço da partida voltou a entrar mal e o Vitória deu a volta ao marcador com 2 golos em apenas 5 minutos.
Até ao final da partida o GDS tentou chegar ao empate, mas o Vitória manteve-se concentrado e organizado não permitindo que o Salão chegasse ao golo sendo assim o jogo terminou com o dois a um a favor dos Picoenses que venceram o Torneio com 12 pontos.
No próximo fim de semana o GDS recebe o Lajense para a 1ª Jornada do Campeonato.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111016_GDS_Vitoria

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

RELAÇÕES EM CONTRATEMPO

(Clicar na imagem abaixo para ampliar)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

VALE MAIS TRÊS PONTOS

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) deslocou-se dia 9 de Outubro ao Campo do Vale, nos Flamengos, num jogo referente à 4ª jornada do Torneio de Abertura da Associação de Futebol da Horta e de lá trouxe os três pontos que estavam em disputa com uma vitória por três bolas a uma.
Os Azuis do Norte entraram mal no jogo e sofreram um golo logo no primeiro minuto, fruto de uma infelicidade da sua defesa, que ao tentar aliviar a bola, após a marcação de um canto, viu o esférico entrar na sua baliza.
Pouco depois o árbitro do encontro considerou mão na bola de Ricardo Gomes no interior da sua área, assinalando um penalti a favor dos Azuis do Vale. Contudo o resultado manteve-se visto que a bola embateu no poste direito à guarda de Olavo Resendes.
Os lances de perigo junto à baliza dos Saloenses sucediam-se, pois a equipa não conseguia ter a bola em seu poder e não era capaz de construir jogadas com principio, meio e fim.
À passagem dos 30 minutos do primeiro tempo a equipa do Norte finalmente apareceu e esteve perto do golo por Rui Rosa, que fugiu aos defesas contrários e tentou colocar a bola em estilo mas falho o alvo. Poucos minutos depois o Salão viria a empatar o resultado, com Sérgio Norte a bater um livre na direita, com o esférico a desviar na barreira e enganar o guardião dos Flamengos. De referir que neste lance a equipa da casa ficou reduzida a 10 elementos, por expulsão do defesa que derrubou Rui Rosa, quando este caminhava isolado para a baliza.
Na segunda parte o Salão dispôs de várias ocasiões de golo e construiu um bom resultado, vencendo por três bolas a uma, com um bis de Óscar Pereira.
O segundo golo surgiu após uma boa arrancada pela direita de Óscar, que depois colocou muito bem a redondinha por debaixo do guardião dos Flamengos. O três a um resultou da conversão de uma grande penalidade.
Até ao final o Salão dispôs de várias ocasiões para dilatar a vantagem, mas não conseguiu marcar mais golos. O Salão chegou mesmo a desperdiçar uma grande penalidade, num lance caricato, já que primeiro o árbitro do jogo já tinha considerado golo, mas após consultar o auxiliar optou pela marcação da penalidade, uma vez que já tinha apitado antes da bola entrar.
Com este resultado o GDS segue no 2º lugar do Torneio com menos 1 ponto que o Vitória, em terceiro segue o Grupo Desportivo Cedrense com 7 pontos (que venceu em casa o Lajense por 3 bolas a 1), depois o Lajense com 5 , seguido dos Flamengos com 4 e finalmente o Feteira com 1 ponto (que foi ao Vitória perder por 3 a 1).
Na próxima jornada o GDS recebe o Vitória do Pico, no campo da Restinga, pelas 15h00m.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111009_Flamengos_GDS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ABERTURA DA CATEQUESE 2011

Ontem, dia 09 de Outubro, à Missa Paroquial das 11h30m realizou-se a festa da abertura solene da Catequese. No Sábado anterior houve a preparação dos cânticos, leituras e ainda a celebração do sacramento da Reconciliação.
No Domingo as crianças e adolecentes da Comunidade participaram na solene Eucaristia na qual as Catequistas fizeram o seu copromisso de servir Cristo e Igreja na nobra obra da Catequese.
A Eucaristia festiva foi participada pelas crianças, adolescentes, pais e catequistas. Onde as crianças e adolescentes fizeram as leituras, a oração universal e o cortejo de oferendas. Depois da liturgia da Palavra as catequistas fizeram o compromisso e a oração do catequista.
Desejamos a todas as crianças, pais e catequistas um bom ano pastoral.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos) 
10 de outubro de 2011

FIM-DE-SEMANA EM CHEIO NA RESTINGA

O fim-de-semana começou com uma vitória da equipa dos Infantis por 3 bolas a 1, frente ao Grupo Desportivo Cedrense, na manhã de Sábado, no campo de jogos da Alagoa.
Na tarde deste mesmo dia houve mais duas vitórias para os da Restinga, num confronto duplo entre Salão e Fayal, nas categorias de Iniciados e Juniores.
Em Iniciados o resultado foi de 2 bolas a 0, numa partida bem disputada e em que os da casa demonstraram muita atitude e vontade de vencer. Nesta categoria o Salão segue em primeiro com 3 pontos os mesmo da equipa dos Flamengos, enquanto o Faial, que tem mais um jogo, ainda não pontuou.
Quanto ao Juniores o encontro terminou com uma vitória pela vantagem mínima dos Azuis, por uma bola a zero. A equipa do GDS entrou muito nervosa e por isso mesmo sentiu muitas dificuldades, para levar de vencida os verdes da Alagoa.
Durante a primeira parte o GDS chegou com perigo à baliza do Fayal principalmente através de bolas paradas, aproveitando o vento que soprava pelas suas costas, e foi num desses lances que chegou ao golo, num livre marcado de forma perfeita por Carlos Oliveira.
No inicio do segundo tempo o GDS esteve perto de aumentar a vantagem, num lance rápido de Rui Faria que fez um chapéu perfeito ao guardião do Fayal, mas um defesa verde cortou a bola em cima da linha de golo.
Pouco depois foi a vez do Fayal Sport dispor da sua melhor oportunidade de golo, num livre em que jogador verde cabeceia para a trave da baliza à guarda de Miguel Leal.
O jogo estava repartido, mas até ao final dos 90m o resultado manteve-se com a equipa Saloense a conquistar 3 pontos importantes para a luta pelo título.
De referir a infelicidade que bateu à porta da equipa Azul, já que viu um dos seus jogadores sair lesionado, no caso Ruca, e que provavelmente irá afastá-lo dos relvados durante algumas semanas.
No outro encontro do campeonato o Madalena recebeu e venceu o Vitória por 3 bolas a 1.
Após realizadas 2 jornadas o Salão lidera isolado com 6 pontos, seguido do Fayal e Madalena ambas com 3 pontos e o Vitória fecha a tabela com 0. Na próxima jornada o Salão vai ao Pico jogar com o Madalena. 
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111008_GDS_FSC

sábado, 8 de outubro de 2011

OS AMIGOS DO SALÃO...

Linda Sousa, ben-vinda ao grupo Os amigos do Salão...
Foi com satisfação que recebi o teu e-mail e aqui fica mais um contacto para unir todos os que têm a freguesia do Salão no coração e fico à espera de mais amigos nesta minha, nossa casa.
 
Linda Regina Ramos Sousa, 29/03/1970, Covilhã, lindona_444@hotmail .com
 
O que é OS AMIGOS DO SALÃO...
A coluna "Os amigos do Salão..." tem como objectivo unir os que têm o Salão no coração, não só os residentes como também aqueles que se encontram nas mais diversas partes do mundo. Dará uma breve informação sobre cada amigo, possibilitando assim ser uma fonte de interligação entre os mesmos. Para tal basta dirigirem-me um e-mail para marilia_medeiros@hotmail.com com os seguintes dados: nome, data de nascimento, morada, e-mail e um comentário sobre a ligação à freguesia e a este blog (facultativo).

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A LUTA CONTINUA...

A luta pelo não encerramento da Escola BI/JI do Salão continua. Na sequência da entrega do abaixo assinado para o não encerramento da Escola do Salão, a Comissão de Pais da mesma reuniu-se na Assembleia Legislativa Regional dos Açores com os deputados a fim de expor as suas preocupações e procurar perceber o porquê do encerramento da mesma. Poderá ver a reportagem sobre este encontro apartir do minuto 19mins 44segs, clicando no link abaixo.
http://www.rtp.pt/multimed​iahtml/video/telejornal-ac​ores/2011-09-29
Reportagens sobre o encerramento da Escola do Salão, clique no links abaixo.
Encerramento da escola do Salão “foi por razões políticas” (pelo PSD) in Faial Digital
PS Faial reage às últimas notícias sobre encerramento da Escola do Salão, in Faial Digital

domingo, 2 de outubro de 2011

GDS REGRESSA DO PICO COM 1 PONTO

A equipa sénior do Grupo Desportivo do Salão (GDS) foi ao Pico defrontar o Lajense, num jogo a contar para a terceira jornada, do Torneio de Abertura do Campeonato da Associação de Futebol da Horta.
Apesar das dificuldades que o GDS sentiu ao longo do encontro, nomeadamente devido ao vento forte e às habituais arbitragens quase sempre "caseiras", os Azuis do Norte demonstraram um bom futebol e souberam controlar a posse da bola, procurando sempre que possível chegar ao golo.
A jogar a favor do vento na primeira parte o GDS impôs o seu futebol e viria a chegar a uma vantagem merecida, com Celso Pereira a aproveitar um ressalto na área, após a cobrança de um canto e a fuzilar autenticamente a baliza adversária.
Apesar do GDS ter tentado aumentar a vantagem, durante os primeiros 45 minutos nunca conseguiu chegar ao golo e as equipas foram para o intervalo com apenas o um a zero, a favor dos Azuis.
Na segunda parte o Lajense a jogar com o vento pelas costas aproveitou para encostar o GDS à sua baliza e foi criando perigo, principalmente de bolas paradas. E foi num livre marcado junto à linha lareral que o Lajense chegou ao empate, na única falha da defesa Saloense, que esteve todo o jogo organizada e concentrada, não permitindo que os Picoenses colocassem em perigo a baliza à guarda de Olavo Resendes.
Depois do empate o GDS teve perto do golo por várias vezes, nomeadamente num lance em que Zé Humberto chegou atrasado a um cruzamento da esquerda do seu ataque e no qual já só tinha a baliza à sua frente. Ainda antes do empate do Lajense, o GDS este perto do golo, também por Zé Humberto que fugiu bem pela esquerda entrou na área e só com o guarda-redes pela frente, não foi capaz de fazer o golo. A jogar no contra-ataque que o GDS criou sempre algum perigo junto da baliza Picoense mas o placar manteve-se até ao final.
Com este empate o GDS soma 5 pontos e segue na 2ª posição, a par do Lajense, atrás do Vitória do Pico, que foi ao campo dos Cedros vencer dois a zero e soma 6 pontos. O Cedrense encontra-se no 4º lugar com 4 pontos, seguido dos Flamengos com 3 e finalmente a Feteira  com 1 ponto apenas. Na próxima jornada o GDS defronta no campo do Vale a equipa dos Flamengos.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111002_Lajense_GDS

PRIMEIRO JOGO, PRIMEIRA VITÓRIA

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) estreou-se da melhor forma no Campeonato de Júniores A da Associação de Futebol da Horta, com uma vitória por quatro bolas a uma, em casa do Vitória Futebol Clube (VFC). Apesar de jogar fora, o GDS entrou bem dominando as operações a meio campo e controlando a posse de bola. Sempre que o GDS subia no terreno criava muito perigo junto da área dos Picoenses e por volta dos 30 minutos já vencia por três a zero, com dois golos de Rui Faria e um de Zé Humberto. O primeiro golo foi marcado precisamente por Zé Humberto num remate forte fora da área. Depois foi a vez de Rui Faria de aproveitar um ressalto na área após a marcação de um canto e colocar a redondinha junto ao ângulo directo da baliza picoense. O terceiro golo, foi novemamente de Rui Faria através de um toque súbtil colocando a bola no fundo das redes.
O Vitória reagiu, mas apenas conseguiu reduzir a diferença para três a um, num lance em que toda a defesa Saloense subiu mas o avançado do Vitória apareceu nas costas da mesma e apenas teve de encostar para o único golo da equipa a casa. A reacção da equipa da casa durou, no entanto, pouco tempo já que o GDS voltaria a marcar através do Joel Rodrigues, numa insistência dos Azuis após a marcação de um canto.
Ainda na primeira parte o Salão teve outras oportunidades, nomeadamente num remate ao poste de Zé Humberto, mas as equipas foram para o intervalo com o quatro a um a favor do GDS.
Na segunda parte o ritmo de jogo desceu um pouco, mas foi quase sempre o Salão que esteve mais perto de aumentar de aumentar a vantagem. Contudo, logo no inicio do segundo tempo o Vitória esteve perto do segundo golo, mas Hugo Duarte fez uma boa intervenção após o cabeceamento do jogador picoense.
Por parte dos Azuis o lance mais perigoso saíu dos pés de Diogo Pereira e digo bem dos dois pés, isto porque o avançado Azul deslumbrou-se com um falhanço da defesa picoense mas em frente ao guardião contrário rematou com o pé esquerdo, mas o esférico saiu ao lado pois antes do remate a bola sofreu um desviu no seu outro pé o direito. Até final o resultado manteve-se inalterado e assim o Salão viajou do Pico com os três pontos.
No encontro desta primeira jornada o Fayal recebeu e venceu o Madalena pela vantagem minima com uma bola a zero.
Na próxima semana o GDS recebe o Fayal Sport, num confronto importante para a luta pelo título desta competição.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20111001_Vitória_GDS

APRESENTAÇÃO DAS EQUIPAS DO GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO PARA ÉPOCA 2011/2012

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets