segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROFISSÃO DE FÉ

O passado Domingo, dia 29 de Maio de 2011, foi um dia festivo para a nossa Comunidade Paroquial. Seis adolescentes da nossa freguesia do Salão professaram solenemente a sua fé, na Eucaristia Dominical, no Centro de Culto de Salão. A catequista Maria da Conceição Duarte Medeiros preparou, com o apoio do catecismo "Jesus Cristo é o Senhor", para esta etapa da caminhada cristã as seguintes crianças na foto da esquerda para a direita:
- Margarida Vargas André, filha de Davide Alvernaz Escobar André e de Maria Liduína Vargas André;
- José Manuel da Rosa Oliveira, filho de Carlos Manuel Silva Oliveira e de Libia Maria Castro da Rosa Oliveira;
- Cecília Odete Gomes Medeiros, filha de Teodoro Costa Medeiros e de Fernanda Maria Silveira Gomes Medeiros;
- Nicole Catarina Serpa Duarte, filha de Manuel José Gomes e de Ana Maria Serpa Duarte
- Adriano Escobar Duarte, filho de Carlos André Duarte e de Lizete Maria Maciel Escobar Duarte, e
- Rute Freitas Silva, filha de Manuel Gabriel Silva e de Doralice Maria Dutra Silva.
Deus encha de bênçãos estes adolescentes e eles sejam testemunho da fé que neste dia professaram na construção de mundo melhor.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)









20110529_Profissao_fe

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A ENTREGA DO CREDO

No passado Domingo, a missa viveu-se em clima de festa com a entrega do Credo aos cinco meninos e meninas do 5º Ano.
O Credo – profissão de fé dos católicos, expressão de tudo aquilo em que acreditamos e o que somos enquanto membros da família de Cristo – proferido em comunidade, revela a relação pessoal de cada um com Deus: «Eu creio», é o compromisso que assumimos, enquanto comunidade e pessoalmente.
Rezar o Credo é recapitular a mensagem transmitida pelos apóstolos de Cristo, os primeiros a dar Testemunho. Seguir Jesus Cristo, o nosso maior amigo, é confiar, é dizer sim a cada desafio, é estar disponível para o outro, para o irmão… O ensinamento de Jesus é claro: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos.” Digamos, então, “Eu creio…”
Abaixo fica um pequeno apontamento fotográfico deste momento.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)






20110515_Credo

ÉPOCA TERMINA COM UM EMPATE...

O Grupo Desportivo do Salão recebeu Sábado, dia 14 de Março, no campo da Restinga o Fayal Sport Clube, no jogo que encerrou o último torneio da época de futebol da Associação de Futebol da Horta, na categoria de Juniores.
No campo estavam presentes alguns adeptos que quiseram assistir ao derradeiro jogo da temporada e à entrega da Taça da respectiva competição ao vencedor, o GDS.


Quanto ao encontro, foram 90 minutos bem disputados, com boas oportunidades para ambas equipas, sendo que pertenceu ao GDS a primeira chance de golo, através de um cruzamento perigoso de Rui Faria, que só não encontrou Décio ao segundo poste em boa posição para encostar para a baliza, devido a uma excelente intersecção do defesa verde. No lance seguinte o Fayal Sport dispôs de uma ocasião soberana para marcar, visto que o árbitro assinalou grande penalidade, a castigar uma falta de Celso Pereira dentro da área Saloense, quando este tentava cortar a bola ao seu adversário. Porém, Hugo Duarte impediu o golo da equipa visitante, efectuando uma boa defesa.
O Fayal Sport criava muito perigo junto da baliza Saloense, essencialmente, na sequência de bolas paradas e conseguiu inaugurar o marcador num desses lances, logo no início da segunda parte, quando toda a defensiva da equipa do Norte esqueceu-se de marcar o avançado dos verdes, que só teve de encostar de cabeça para o fundo das redes.
Os jogadores da casa partiram então para cima do seu adversário, na procura do empate e acabaram por ser recompensados pelo seu esforço a meio do segundo tempo, também na cobrança de um livre. Joel Rodrigues foi mais alto que toda a defensiva do Faial Sport e cabeceou com sucesso, colocando um ponto final no resultado.
Sendo assim, termina mais uma excelente época do GDS, na qual venceu todas as provas da Associação de Futebol da Horta, incluindo o torneio de Abertura e de Encerramento e o Campeonato, e contou com mais uma boa prestação no Regional de Futebol, em que enfrentou as fortíssimas equipas do Santa Clara e Praiense.
Parabéns ao GDS por mais este ano cheio de alegrias e bons momentos.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)











20110514_GDS_FSC

segunda-feira, 9 de maio de 2011

FINAL DE JOGO EMOCIONANTE...

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) deslocou-se Sábado, dia 7 de Maio de 2011, à vizinha ilha do Pico para jogar com o Madalena Futebol Clube, jogo a contar para a penúltima jornada do Torneio de Encerramento da Associação de Futebol da Horta.
O Salão entrou de forma descontraída e sem muita pressão, uma vez que já era o virtual vencedor deste torneio, talvez por isto é que a equipa durante a primeira parte foi pouco pressionante e permitiu ao Madalena criar algumas situações de perigo junto da sua baliza.
Desta forma assistimos a um primeiro tempo equilibrado com boas oportunidades para ambas equipas, sendo que o Madalena foi mais eficaz e aproveitou da melhor forma uma perda de bola da defensiva Saloense, para efectuar um contra-ataque rápido e inaugurar o marcador.
No segundo tempo o treinador Sérgio Gomes, procedeu a algumas alterações na equipa e esta entrou com uma nova disposição para os restantes 45 minutos. Apesar disso, a partida só viria a ter mais emoções já no último quarto de hora, quando Rui Faria desferiu um forte remate à barra dos picoenses.
Logo de seguida, a equipa da Restinga construiu uma boa jogada que culminou com um bom remate de Décio Fialho, que saiu um pouco por cima do ferro.
Pouco depois o Salão viria a empatar o resultado, através de Zé Humberto, que recebeu um passe longo de Carlos Oliveira e já dentro da área rematou para o fundo da baliza, para alegria de alguns adeptos que acompanharam a equipa.
Na jogada seguinte o GDS deu a volta ao marcador com um golo soberbo de Décio, a executar de forma perfeita um livre um pouco descaído para a esquerda e perto da área picoense.
Na resposta o Madalena empatou novamente o encontro, num lance em que a defensiva Saloense não foi rápida a pressionar o portador da bola da equipa contrária, que sem oposição desferiu um remate fortíssimo e bem colocado, não dando hipóteses de defesa a Miguel Leal.
Num final de jogo emocionante o Salão colocou um ponto final no resultado, marcando um novo golo por intermédio de Zé Humberto, na sequência de uma jogada individual do avançado azul, que tirou o defesa do lance passando a bola por cima do mesmo e rematou com força, fazendo o seu segundo golo e dando a vitória à equipa Azul.
Na próxima jornada o salão recebe o Fayal no Sábado às 16 horas, no campo da Restinga, para a última jornada do Torneio.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)






20110508_Madalena_GDS

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets