segunda-feira, 25 de abril de 2011

A PÁSCOA, NA FREGUESIA DO SALÃO...

A Vigília Pascal, realizou-se Sábado, designado como Sábado Santo, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, freguesia de Salão, pelas 21h00m, com todas as cerimónias respectivas deste dia.
No Domingo, dia 04 de Abril, celebrou-se o Domingo de Páscoa ou da Ressurreição com missa cantada e a liturgia a relembrar este momento da vida de Jesus.
Para mais informações sobre as cerimónias destes dias e outras notas interessantes favor consultar os links seguintes:
http://obote.blogspot.com/2008/03/viglia-pascas-sbado-santo.html
http://obote.blogspot.com/2008/03/pscoa.html
(Favor clicar nas imagens abaixo para visualizar álbum de fotos)










20110423Vigilia







20110424_Domingo_Pascoa

SALÃO SOFRE A PRIMEIRA DERROTA

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) defrontou no passado Sábado, dia 23 de Abril, o Fayal Sport Clube no Campo da Alagoa jogo que terminou com um resultado de dois a zero a favor dos da casa. O Salão realizou uma exibição abaixo daquilo que nos tem habituado e nunca foi capaz de chegar com êxito à baliza do seu adversário, pelo que o Fayal Sport foi o justo vencedor.
A equipa do Norte apesar de tudo entrou melhor no jogo procurando surpreender a equipa da casa através de contra-ataques rápidos, foi assim que criou a primeira oportunidade de golo com Rui Faria a fugir aos centrais e a isolar-se na cara do guarda-redes, mas não conseguiu dominar o esférico da melhor forma perdendo-se uma boa oportunidade de golo. De seguida foi a vez do Fayal Sport ameaçar as redes Saloenses mas Hugo evitou o golo com uma excelente defesa, após um cabeceamento perigoso do avançado dos verdes.
O jogo estava equilibrado e poucos minutos passavam do primeiro quarto de hora, quando Diogo aparece sozinho na área, após um cruzamento da esquerda de Zé Humberto, mas ao tentar o chapéu levantou demasiado a bola e a mesma saiu por cima do travessão. Na resposta o Fayal Sport inaugurou o marcador na sequência de um pontapé de canto, após muita confusão na área, surgiu um remate dos verdes, no qual Ricardo Correia ainda tentou tirar a bola em cima da linha de golo, mas o mesmo foi incapaz de desviar a trajectória da bola. Até ao final da primeira parte o Salão tentou chegar ao empate, mas fê-lo sempre de forma desorganizada e para além disso a equipa perdia demasiadas vezes a posse de bola, criando poucas oportunidades de golo.
Para o segundo tempo o Salão voltou a entrar de forma desconcentrada e parecia que nada corria bem. Com a expulsão de um dos jogadores dos Verdes, o rumo do encontro podia ter mudado, porem na jogada seguinte o Fayal viria a aumentar a vantagem para dois golos, novamente na sequência de uma bola parada, complicando ainda mais as contas para os Azuis. Com o dois a zero, o Fayal Sport fechou-se ainda mais na sua defesa e não deu espaço ao Salão, que não teve a capacidade para dar a volta aos acontecimentos, terminando assim o jogo com a vitória para os da casa. Desta forma, o Fayal Sport impôs a primeira derrota aos Azuis neste Torneio de Encerramento, mas estes ainda só necessitam de mais um ponto para vencerem a última prova desta época da Associação de Futebol da Horta.


(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)






20110423_FSC_GDS

SEXTA-FEIRA SANTA

Um dia de silêncio, o dia que relembramos, nós cristãos, a morte de Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo para dar a vida por nós. Um dia de jejum e abstinência intensamente vivido na nossa comunidade. A Celebração da Paixão do Senhor e Sagrada Comunhão, realizou-se na nossa Paróquia, pelas 15h00m. O relato da Paixão, como vem sendo costume realizou-se a três vozes contando também a participação do povo, num ambiente mais pesado que as celebrações habituais, sem luzes, nem flores e com os santos cobertos. Após a liturgia segui-se a Adoração da Cruz e para finalizar a Eucaristia, cujas partículas foram consagradas no dia anterior.
Este ano ao contrário do que tem acontecido nos outros anos não se realizou a tradicional Via Sacra que partia das ruínas da antiga igreja do Salão até ao Império.
Para mais informações sobre as cerimónias deste dia favor consultar o link seguinte:
http://obote.blogspot.com/2008/03/sexta-feira-santa.html

(Clicar nas imagens abaixo para visualizar álbuns de fotos)

QUINTA-FEIRA SANTA

As celebrações de Quinta-feira Santa, na Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, Salão, tiveram o seu inicio pela 21h00m, com a realização de Missa cantada, em que se relembrou a instituição da eucaristia, a última ceia e cerimónia de lava-pés. Esta última, os apóstolos foram representados por seis irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e outros seis irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, envergando as respectivas opas. Também como vem sendo hábito, no fim desta cerimónia foi ofertado aos doze irmãos um limão enrolado num pequeno guardanapo com uma moeda enfiada no mesmo. Este pequeno símbolo relembra o acto de Jesus quando lavou os pés aos apóstolos, sabendo o que iria acontecer de seguida e a forma como Judas o iria trair por um saco de moedas.

Após a Missa, seguiu-se a Adoração ao Santíssimo, até às 24h00m, com o terço rezado.

Para mais informações sobre as cerimónias deste dia favor consultar o link seguinte: http://obote.blogspot.com/2008/03/quinta-feira-santa.html

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)






20110421_5F_Santa

terça-feira, 19 de abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS

Numa freguesia em que a maioria dos seus habitantes são católicos, o Domingo de Ramos é vivido de forma particular em todas as suas celebrações.
No Sábado, à tarde, um grupo de senhoras juntam-se no Império para fazerem os ramos, isto é, os ramos que serão distribuídos no Domingo, são pequenas peças de arte compostas por palmas, flores, papel recortado a embelezar o ramo e por fim fita de cor vermelha, no caso dos ramos pertencerem à Irmandade do Santíssimo Sacramento ou branca, no caso de pertencer à Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, no final quando todos os ramos estão feitos são colocados em cestas de vimes com toalhas de renda. É também uma tarde de convívio onde muitas vezes se encontram conhecidas e se tem tempo para por a conversa em dia.
No Domingo de Ramos, celebram-se as cerimónias respectivas do dia, com a distribuição dos ramos por todos os presentes no adro do Império, seguindo-se a procissão para o interior do mesmo, com missa e as leituras próprias do dia com o evangelho a ser lido por três narradores, este ano teve lugar a distribuição de um livro com as leituras da Semana Santa para que todos os fieis pudessem acompanhar este evangelho. Neste dia celebrou-se na freguesia dos Cedros o Dia Mundial da Juventude.
Para mais informações sobre o Domingo de Ramos favor consultar o seguinte link: http://obote.blogspot.com/2008/03/domingo-de-ramos.html

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)






20110417_Ramos

domingo, 17 de abril de 2011

MAIS UMA GOLEADA

O Grupo Desportivo do Salão recebeu e venceu Sábado, dia 15 de Abril, o Madalena Futebol Clube, no campo da Alagoa, uma vez que o campo da Restinga não apresenta ainda as melhores condições para a prática do futebol. Apesar de jogar fora do seu terreno, o Salão não deixou de mostrar a sua superioridade e dominou por completo as operações e construiu sem dificuldades um resultado bastante desnivelado, vencendo o encontro por oito bolas a uma. O Salão mesmo sem carregar muito o pé no acelerador, marcou 4 golos em cada uma das partes e apenas consentiu um golo dos picoenses já perto do final da partida. Os golos Saloenses foram marcados por Zé Humberto (2), Celso Pereira (2), Diogo Pereira (1), Décio (1), Marcos (1) e André Freitas (1). Com este resultado o GDS soma 15 pontos em cinco jogos e já é praticamente campeão do torneio de encerramento de juniores da Associação de Futebol da Horta, enquanto o Madalena e o Fayal Sport apenas contam com três pontos cada. No próximo Sábado o Salão defronta o Fayal Sport também no estádio da Alagoa às 17 horas.


(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)










20110416_GDS_Madalena

quinta-feira, 14 de abril de 2011

4º ANIVERSÁRIO DO BLOG "O bote"

Quatro anos, quinhentas e oito reportagens e 72.341 visitas, das quais 22.660 no último ano... Estes são os números no 4º aniversário do blog "O bote". O bote, nasceu no dia da bênção do bote baleeiro Senhora do Socorro (15 de Abril de 2007) pela necessidade de fazer chegar a quem estava longe as fotos deste acontecimento. Muitos foram os temas tratados nestes últimos quatro anos, o registo da história presente de uma freguesia que, ao contrário do que muitos pensam, possui alguma dinâmica permitindo manter este blog sempre em constante actualização. Um blog que pretende promover uma acção activa do leitor, estando aberto aos seus comentários e a publicar informações cedidas pelos mesmos sobre a nossa freguesia, a sua história, eventos da actualidade e as suas gentes. Uma aposta ganha do blog é o forum que permite aos leitores puderem mais facilmente expor as suas ideias... Agradecemos a todos os que até hoje nos apoiaram neste projecto e continuamos disponíveis para desenvolver este trabalho que com o vosso contributo poderá ser mais e melhor.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

VISITA PASTORAL

No passado fim-de-semana, dias 9 e 10 de Abril, a paróquia do Salão recebeu a visita pastoral do Sr. Bispo D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra.

No dia 9 de Abril, pelas 20h30, teve lugar a recepção do Senhor Bispo junto do polivalente do Salão, com apresentação de cumprimentos pelo pároco, conselho pastoral e entidades locais. Realizou-se de seguida a assembleia paroquial no polivalente, com saudação pelo pároco e intervenção do Grupo Coral. Apresentaram-se as actividades pastorais dos sectores da evangelização, da liturgia e da caridade. Foi também debatido o tema da construção da nova igreja. No final teve lugar uma confraternização informal do Senhor Bispo com a comunidade, terminando com um lanche partilhado.

No Domingo, dia 10 de Abril, pelas 11h20m, teve lugar a recepção do Senhor Bispo no Centro de Culto Provisório (Império) pelos crismandos, acólitos e pároco. Pelas 11h30m, foi celebrada a Eucaristia do V Domingo da Quaresma com a celebração dos sacramentos do Crisma a 6 jovens e da Unção dos Doentes.

Após o almoço, pelas 15h30m, realizou-se um encontro do Conselho para os Assuntos Económicos, do Conselho Pastoral e da Comissão de Festas com o Senhor Bispo, no Polivalente. Terminando desta forma a visita pastoral à nossa freguesia. De salientar das palavras que o Sr. Bispo nos dirigiu nestes dias que é importante neste tempos de crise sermos mais Igreja com os irmãos.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)






20110409_Chegada






20110410_Crismas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

EXPRESSÃO DE SUPERIORIDADE

Os Juniores do Desportivo do Salão jogaram com o Fayal Sport para a 5ª jornada da Taça A.F. Horta no estádio da Alagoa na tarde do último sábado 2 de Abril. Apesar de o Salão jogar como visitado, houve necessidade de recorrer ao sintético da Alagoa, casa do adversário, devido ao campo da Restinga se encontrar impraticável e perigoso para a prática da modalidade provocando mesmo lesões por vezes graves como é o caso de entroses. Em relação ao jogo, o ascendente inicial dos verdes justificava-se pelo facto do Fayal jogar em “casa” e por estar mais adaptado ao sintético onde treina toda a época. No entanto os azuis souberam conter esta superioridade inicial do Fayal e começaram a colocar a bola junto à relva e a ensaiar jogadas bonitas de futebol dando a volta ao adversário. Foi com esta superioridade no futebol praticado que o Salão chegou ao golo numa jogada iniciada na direita por Zé que faz chegar a bola a Rui Faria no centro do ataque e este recebe e desmarca Diogo Pereira na ala esquerda que cara a cara com o guardião contrário não perdoou. Estava feito o mais difícil pois a partir deste momento o factor psicológico teve o seu peso ficando os azuis mais libertos, enquanto aos verdes pairava na memória a última derrota infligida pelo Salão. Pois nem de propósito os azuis do norte não fizeram por menos e voltaram a golear o Fayal Sport, com novo golo de Diogo Pereira ainda no primeiro tempo, Joel Rodrigues no inicio da segunda metade, Ricardo André, Marcus Júnior e Zé Humberto fecharam a contenda de 6-1 para o Salão. O resultado expressa a superioridade do Salão sobre o Fayal Sport tanta vez contestada por estes, e deixa o Salão com uma mão na Taça contando com 12 pontos, Madalena que folgou 3 e Fayal Sport 0 pontos. Próximo sábado o Salão folga e joga-se um Fayal – Madalena.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)






20110402_FSC_GDS

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets