terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ESCOLA BI/JI DO SALÃO

A Escola BI/JI do Salão iniciou no passado mês de Setembro mais um ano lectivo, acolhendo nas suas instalações um total de vinte e sete crianças, duas professoras do primeiro ciclo, uma educadora de infância e um auxiliar de educação, para além de outros professores que vêm auxiliar em disciplinas especificas e com um horário das 09h00m às 16h45m.
No Jardim de Infância as onze crianças são orientadas pela Educadora Paula Gomes.

A professora Elsa Morais tem a seu cargo o segundo e terceiro ano de escolaridade com seis e duas crianças, respectivamente.

A professora Conceição Carvalho, para além de ser coordenadora de Núcleo, lecciona o primeiro e quarto ano com seis e duas crianças, respectivamente.
São leccionadas nesta escola, as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, Expressão Plástica, Expressão Físico-Motora, Expressão Musical e Dramática, Cidadania, Educação Moral, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Inglesa.
Encontram-se a preparar a participação na Semana Desportiva e Cultural cujo tema será os Moinhos.
Um bom ano lectivo...

ESTREIA AMARGA

O Grupo Desportivo do Salão estreou-se com uma derrota, por duas bolas a zero, no Regional de Júniores A, no terreno de um forte adversário, o Santa Clara.

Num jogo onde o resultado podia ser bastante diferente para os Azuis da Restinga, o Salão não foi capaz de contrariar o futebol praticado pela equipa do Santa Clara, que teve um ligeiro ascendente em relação aos nossos jovens da ilha Azul, mas acima de tudo uma arbitragem claramente "caseira", uma vez que deixou passar em claro uma grande penalidade a favor do Salão e perdoou uma expulsão aos vermelhos de Ponta Delgada.
A equipa do Salão entrou confiante para o encontro, já que este era o seu 4º Regional, consecutivo, não dando espaços ao seu adversário e sempre que possível saía com grande perigo para o contra-ataque. Apesar disso coube ao Santa Clara a primeira oportunidade de golo com o avançado dos de Ponta Delgada a enviar a bola ao poste direito de Miguel Leal, após uma boa desmarcação entre os centrais da Restinga. Na resposta, os Azuis saíram em grande velocidade no contra-ataque que através do central Joel Rodrigues, que após um grande esforço não conseguiu impedir a intersecção do defesa contrário, quando disparou com força já dentro da área adversária.
Pouco tempo depois, foi a vez do Santa Clara criar uma boa ocasião de golo, através de uma grande troca de bola entre a equipa, que culminou com o aparecimento de um dos seus avançados isolado na cara de Miguel Leal e rematando com força, mas o guardião do Salão impediu o golo com uma excelente defesa desviando o esférico para canto. Durante os primeiros 45 minutos de jogo, o guardião dos Azuis realizou uma óptima exibição e esteve sempre bem quando a sua defesa não era capaz de travar o ataque do Santa Clara, demonstrando segurança e sem receios, apesar do contratempo que sofreu durante esta temporada.
A meio do primeiro tempo surgiu o lance que para nós influenciou e de que maneira o resultado final, com o arbitro e o seu auxiliar a perdoarem a marcação de um penalti contra a equipa da casa, após um corte com o braço do defesa micaelense já dentro da sua área, quando Décio Fialho se preparava para marcar o golo com a baliza aberta.
No segundo tempo os de Ponta Delgada entraram mais fortes principalmente nos primeiros 15 minutos, período em que inauguraram o marcador, num lance de ressaltos de bola na área Saloense, no qual os defesas Azuis não conseguiram aliviar a bola que sobrou para um avançado dos vermelhos que rematou sem hipóteses para Miguel Leal.
A partir do golo o Salão tentou chegar ao empate, mas nos vários lances de criou, os seus avançados nunca foram capazes de ter a calma e a frieza necessária para bater o guardião contrário. Um dos lances mais perigosos saiu dos pés de Rui Faria, que após recuperar a bola aos defesas não conseguiu ultrapassar o guardião do Santa Clara, perdendo-se assim uma boa oportunidade para reestabelecer o empate.
Até ao final do jogo o Salão tentou de tudo para chegar ao empate, subindo a sua linha defensiva ao máximo já em fase de desespero. Num desses balanceamentos para o ataque e já em períodos de descontos o Santa Clara chegou ao segundo golo, através da marcação de uma grande penalidade, numa alegada falta cometida por Miguel Leal.
A partida terminava assim com um resultado amargo de 2 a 0 desfavorável aos nossos jovens, que bem se esforçaram durante todo o encontro para conseguir um resultado positivo, nesta 1ª jornada do Regional de Júniores. Apesar desta derrota o título ainda é possível, visto que ainda faltam 3 jogos para os Azuis, um dos quais com o Santa Clara na Restinga, no qual os nossos jogadores poderão provar o seu valor e contaram com todo o nosso apoio.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110122_Santa_GDS

PRESENTES NO CONCELHO

Na passada semana, de 17 a 21 de Janeiro, ao abrigo do projecto "Presentes no Concelho", a Câmara Municipal da Horta, esteve na nossa freguesia representada pelo seu Presidente, Dr. João Castro, o vice-presidente, o vereador Rui Santos, a vereadora Alzira Silva e dois administrativos do Gabinete de Atendimento ao Munícipe. O objectivo desta iniciativa é constatar os problemas das populações de uma forma mais próxima. No inicio da semana e aquando da apresentação do projecto "Presentes no Concelho" o presidente João Castro disse "Pretendemos que esta presença contribua para a resolução de problemas".
Durante a semana o executivo reuniu-se com a Junta de Freguesia do Salão, a Casa do Povo do Salão, a Comissão dos Assuntos Económicos da Paróquia de N. Sra. do Socorro, o Império do Divino Espírito Santo do Salão, Encontro com Agricultores, o Grupo Desportivo do Salão, o Grupo Folclórico do Salão e Clube Amigos das Motas.
Foram ainda realizadas obras de asfaltagem, trabalhos com retroescavadora e camiões na freguesia, nomeadamente limpeza do terreno das futuras instalações da Igreja Paroquial do Salão, entre outros melhoramentos e acções de sensibilização junto do Convívio de Idosos e das crianças da EB/JI do Salão. Na sexta-feira, dia 21 de Janeiro, pelas 20h00m, teve lugar a sessão de encerramento, seguida de convívio com a população e instituições locais.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110121_CMH

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SALÃO NO REGIONAL DE JUNIORES

Os Juniores do Grupo Desportivo do Salão, vão disputar o Regional da categoria que se inicia no próximo sábado, 22 de Janeiro. Nesta primeira jornada os Azuis da Restinga deslocam-se a São Miguel para defrontar o Clube Desportivo Santa Clara. Jogo de gigantes e de dois candidatos ao título. O Salão parte para este confronto com a desvantagem de já não disputar um jogo oficial desde o dia 4 de Dezembro. Pelo meio realizaram-se dois regionais de selecções, paragens de Natal e ano novo e ainda uma folga de última jornada do Campeonato da Horta. Foram cinco fins-de-semana sem competir. Esperemos que não seja prejudicial à equipa. Caricato é também o facto de ainda não se conhecer o representante de Angra do Heroísmo. Será no próximo sábado e com o jogo da primeira jornada do Regional a decorrer, que se irá disputar a última e decisiva jornada do campeonato da ilha Terceira. Coisas do futebol.

Em relação ao calendário é o seguinte:

1ª Jornada 22 de Janeiro: Santa Clara vs Salão

2ª Jornada 29 de Janeiro: Representante de Angra vs Santa Clara

3ª Jornada 5 de Fevereiro: Salão vs Representante de Angra

4ª Jornada 12 de Fevereiro: Salão vs Santa Clara

5ª Jornada 19 de Fevereiro: Santa Clara vs Representante de Angra

6ª Jornada 26 de Fevereiro: Representante de Angra vs Salão

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

NATAL DA CATEQUESE

Ontem, dia 09 de Janeiro, realizou-se o já habitual Serão de Natal da Paróquia do Salão, contando com a participação das crianças e adolescentes dos vários anos de Catequese.

O Serão teve o seu início pelas 20h00m, com Cânticos de Natal, interpretados por algumas crianças e adolescentes. Seguiu-se a 2ª e a 4ª classe da catequese com poemas de Natal. Depois de um pequeno intervalo em que houve lugar para arrematações, pudemos assistir à 6ª classe com o poema "Pedidos ao menino Jesus". A 7ª classe trouxe-nos a peça "A menina rebelde" e o poema "Sonho de Natal". Após mais um momento de arrematações a 11ª classe apresentou-se com as peças "O anúncio de Natal" e "Os avisos do sacristão", a primeira uma mensagem de Natal sobre o consumismo e o facto das pessoas se esquecerem do verdadeiro significado do Natal e a segunda peça um momento de bom humor.
A noite finalizou com Bingo, distribuição de bombons pelas crianças e adolescentes da catequese e convívio entre as famílias onde cada um trouxe algo para partilhar.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110109_Natal_Catequese

DAR SANGUE É DAR PELA VIDA

Como lema deste ano DAR SANGUE É DAR PELA VIDA, a Casa do Povo do Salão, como já vem sendo hábito, recebeu ontem, Domingo, dia 09 de Janeiro a equipa do Banco de Sangue, do Hospital da Horta, para a recolha anual de sangue na nossa freguesia.
Para dar sangue não é necessário ser Super-Homem, dizia o cartaz e diziam os dadores que fomos encontrar na Casa do Povo do Salão, não doi nada é só uma picada e depois ficamos para aqui a relaxar... tens de vir. Um pequeno gesto pode fazer toda a diferença... vamos dar o passo que pode salvar muitas vidas.
Para mais informações sobre doação de sangue clique no link Portal da Saúde.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110109_Sangue

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A pedido da Junta de Freguesia do Salão.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PRESÉPIOS E ALTARINHOS

A tradição de fazer presépios e altarinhos e abrir as portas para todos verem infelizmente está-se a perder na nossa ilha. Na freguesia do Salão foi possível ver um presépio e um altarinho nesta quadra, ambos do Sr. Henrique Escobar... aqui fica o registo dos mesmos.


PASSAGEM DE ANO NO SALÃO

Há alguns anos a passagem de ano no Salão era marcada pelas famílias da freguesia se reunirem no Polivalente, cada uma levando o seu farnel e ao som de música ao vivo ou gravada iniciarem o ano com um pezinho de dança e muito convívio. Este ano pelo facto do Polivalente se encontrar em obras e não haver fogo de artificio na cidade da Horta, muitas pessoas optaram por passarem o ano nas suas próprias casas, reunindo família e amigos, podemos verificar muitas casas iluminadas nesta noite e no ar o cheiro dos petiscos.

A direcção, família e amigos do Grupo Desportivo do Salão, como também já vem sendo tradição juntaram-se no Polidesportivo, num jantar partilhado e com direito a pezinho de dança no final.
(Clicar na imagema abaixo para visualizar álbum de fotos)
20110101_Passagem ano

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets