segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SOPAS DO ESPÍRITO SANTO A FAVOR DA NOVA IGREJA DO SALÃO

Como tinha sido noticiado, no passado Domingo, dia 28 de Novembro, a partir das 12h30m, venderam-se refeições compostas por Sopas do Espírito Santo, Massa Sovada e Arroz Doce, numa versão diferente da habitual as mesmas foram para ser consumidas em casa, dado que o Polivalente do Salão se encontra em obras. Muitas foram as pessoas que não deixaram passar esta oportunidade de mais uma vez saboriarem esta nossa iguaria.
Aqui fica o cheirinho prometido destas sopas...
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101128_Sopas

SALÃO VENCE E CONVENCE

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) deslocou-se Sábado, dia 28 de Novembro, à ilha do Pico para disputar com o Madalena, a oitava jornada do Campeonato de Juniores A da Associação de Futebol da Horta.
O Salão entrou forte e autoritário no jogo, com o intuito de garantir os 3 pontos, mas com algumas cautelas de modo a não perder nenhum jogador por castigo ou lesão para os próximos jogos.
Embora jogando contra o vento na primeira parte, os Azuis souberam trocar a bola e jogar com a mesma junto à relva e foi assim que chegaram facilmente ao primeiro golo quando ainda não tinham decorrido os primeiros quinze minutos. Um golo marcado por Zé Humberto, num chapéu perfeito ao guarda-redes do Madalena à entrada da área, após assistência de Diogo.
Pouco depois foi a vez de Rui Faria aparecer no flanco direito sem marcação, mas o mesmo não conseguiu bater o guarda-redes, que saiu rapidamente da baliza fazendo a mancha e segurando o esférico. Contudo, o Salão mantinha um futebol simples e rápido e não demorou a fazer o segundo golo, através de Décio Fialho, que aparece na zona de finalização a concluir da melhor forma um cruzamento de Diogo. Na jogada seguinte, o mesmo jogador tentou imitar Zé Humberto no lance do primeiro golo, mas o chapéu saiu fraco e para as mãos do guarda-redes.
O Madalena, por seu lado raramente incomodava Hugo Duarte e quando o fazia era por intermédio de remates de longa distância, aos quais o guardião Azul se opôs com grande eficácia.
O terceiro golo surgiu através de uma transição defensiva rápida, com um passe de Ricardo Correia a rasgar a defesa picoense, desmarcando Rui Faria, que tira o guarda-redes do lance e coloca o esférico no fundo da baliza. Ainda antes de terminar a primeira parte o Salão chegou aos quatro zero, desta vez por Celso Pereira, que finaliza ao segundo poste e sem dificuldades uma excelente jogada da equipa Saloense, com Diogo a desmarcar-se pelo lado direito e colocando no meio, em Zé Humberto que por sua vez oferece de bandeja o golo a Celso Pereira.
No arranque da segunda parte o GDS viria a marcar mais dois golos o primeiro por Ricardo Correia e o outro por Zé Humberto, a concluírem da melhor forma as jogadas criadas pela equipa, e com as assistências a pertencerem a Décio Fialho e novamente a Diogo.
Com o resultado em seis a zero o treinador Sérgio Gomes, procedeu a algumas alterações na equipa, dando assim oportunidade aos jogadores menos utilizados de mostrarem o seu valor e fazendo ao mesmo tempo descansar os outros, para o encontro decisivo com o Fayal Sport. Desta forma, os Azuis abrandaram o ritmo de jogo e o Madalena aproveitou para marcar o seu golo de honra, num livre cobrado de forma exímia pelo jogador picoense. Na resposta o Salão fechou a goleada em sete a um, com remate acrobático de Carlos Oliveira, na sequência de um canto marcado por Décio Fialho.
Na próxima jornada o GDS folga e neste momento lidera a tabela com treze pontos, mais quatro que o Fayal Sport enquanto o Madalena mantém-se com um ponto. O Salão jogará a décima jornada, no dia 04 de Dezembro, no campo da Alagoa, contra o Fayal Sport Clube.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101127_Madalena_GDS

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SALÃO NÃO DEIXOU FUGIR OS TRÊS PONTOS

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) recebeu e venceu, sábado, dia 13 de Novembro, o Fayal Sport Clube, para o Campeonato de Juniores A da Associação de Futebol da Horta.
O GDS entrou bem no jogo e pressionando o seu adversário, uma vez que a eventual perda de pontos neste jogo, poderia complicar em muito as contas para a equipa da Restinga, que procura conquistar novamente o título de Campeões da Associação de Futebol da Horta.
Desta forma, logo nos primeiros minutos do encontro o GDS dispôs de duas grandes situações de golo, mas em ambas a bola embateu caprichosamente nos postes da baliza dos Verdes da Alagoa, após a cobrança de dois pontapés de canto.
Pouco depois, foi a vez de Zé Humberto fugir muito bem aos defesas centrais e já só com o guarda-redes pela frente rematou ao lado, para tristeza dos muitos adeptos Azuis que acorreram ao Campo da Restinga, no sentido de apoiar a sua equipa neste jogo importante. Na reposta, o Fayal Sport surgiu com perigo junto da baliza dos Azuis, através de um lance estudado de bola parada, num livre descaído para o lado direito da defensiva saloense. O esférico foi colocado para a esquerda e o jogador cruzou muito bem ao segundo poste onde aparece um colega sem oposição que cabeceia por cima fazendo a bola passar muito perto da barra e dando a sensação de golo.
Porém, o GDS não se deixou ir abaixo com a reacção dos seus opositores e logo de seguida constrói uma excelente jogada de equipa que culminou com o remate certeiro de Décio Fialho, inaugurando o marcador a favor da equipa da casa. Décio Fialho dominou bem a bola e à entrada da área dispara com o seu pior pé, o direito, colocando a redondinha junto ao canto da baliza dos Verdes, não dando hipótese de defesa ao guarda-redes.
Ainda na primeira parte há a salientar um lance que deixou os adeptos preocupados com o estado em que ficaram os jogadores, um de cada lado, já que ambos chocaram com grande violência com a cabeça, sendo que Ricardo André conseguiu recuperar, enquanto o jogador do Fayal Sport teve mesmo que receber assistência hospitalar.
A segunda parte abriu praticamente com o segundo golo do Salão marcado também por Décio Fialho, mas desta vez de cabeça ao antecipar-se aos defesas e finalizando com êxito um canto marcado por Rui Faria. De referir, que o mesmo surgiu após um bom remate de Rui Faria, que só não deu golo porque o guarda-redes verde efectuou uma excelente defesa, impedindo naquele momento um segundo golo, mas logo de seguida foi impotente para parar o bom cabeceamento de Décio Fialho.
A partir do segundo golo a equipa da Restinga começou a controlar mais a bola e a gerir a vantagem, no entanto o cariz do jogo mudou com a expulsão de Joel Rodrigues, por uma alegada agressão de um jogador do Fayal Sport, situação que foi comunicada pelo assistente de linha ao árbitro principal.
Sendo assim e em vantagem numérica os Verdes da Alagoa passaram a dominar mais o jogo, na procura do golo que pudesse relançar a partida, mas nunca foram capazes de bater a organização da defensiva saloense e o seu guarda-redes, Hugo Duarte, que esteve muito bem e impediu que as suas redes fossem violadas.
E no contra-ataque o Salão ainda podia ter chegado ao terceiro golo, através de um remate de Zé Humberto que levava selo de golo não fosse a oposição do guarda-redes desviando a bola para canto.
O encontro terminou com a vitória da equipa do Norte por duas bola a zero, que assim passa a liderar o campeonato com 10 pontos, enquanto o Fayal permanece com 9 e o Madalena apenas com 1 ponto. Na próxima jornada o Salão, desloca-se à Madalena para defrontar a equipa Picoense.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101113_GDS_FSC

sábado, 6 de novembro de 2010

(Clique em cima da imagem para ampliar)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIA DE TODOS OS SANTOS OU DE PÃO POR DEUS

Mais um ano e as ruas da nossa freguesia encheram-se de crianças e adolescentes a pedir Pão por Deus e em resposta agradeciam dizendo "Seja por alma dos seus defuntos".
A tradição ano após ano se vai mantendo e sofrendo algumas alterações, nomeadamente a substituição das tradicionais sacas de retalho pelas práticas mochilas. Também as bolachas caseiras e as castanhas que eram oferecidas são agora substituídas por diversas guloseimas.
É importante que esta tradição não seja absorvida pelo Halloween, uma vez que esta não tem nada haver com a nossa história.
Para mais informações sobre a históra deste dia clique aqui.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101101_Pao_Deus

O NULO TEIMOSO...

O Grupo Desportivo do Salão (GDS) recebeu este Sábado, dia 30 de Outubro, no campo da Restinga, o Madalena Futebol Clube, num jogo a contar para a 5ª jornada do campeonato de futebol de Juniores A, da Associação de Futebol da Horta. O GDS entrou forte no jogo, procurando marcar cedo um golo, por forma a dar ânimo à equipa, que à partida para esse jogo não podia contar com os castigados Décio Fialho (capitão da equipa) e Joel Rodrigues e o lesionado Miguel Leal, que recorde-se fracturou a perna direita no último encontro frente ao Faial Sport.
Nos primeiros minutos os lances de perigo surgiram através de lances de bola parada, nomeadamente dois livres em zona privilegiada, cobrados por Celso Pereira, nos quais o guardião do Madalena conseguiu evitar mas de forma incompleta, no entanto os jogadores do Salão, não foram rápidos, pelo que não foram capazes de fazer a emenda para o golo.
Pouco depois e na sequência de um canto, foi a vez de Carlos Oliveira que com um remate acrobático, viu um defesa contrário substituir o seu guarda redes, salvando a sua equipa mesmo sobre a linha de golo, quando nas bancadas já se ouviam alguns gritos de alegria.
Até final da primeira parte o GDS encostou sempre os picoenses junto à sua área, mas não foi uma tarde feliz para a equipa da Restinga, que desperdiçou várias ocasiões para inaugurar o marcador, à medida que o tempo passava os nervos iam aumentando e moral da equipa era cada vez menor.
Por sua vez, a equipa do Madalena, mesmo a jogar a favor do vento na primeira parte, limitava-se a despachar a bola para a frente na tentativa de surpreender a defensiva Saloense. Num desses lances podia mesmo ter marcado, numa saída de Hugo até ao limite da sua área aliviando o esférico com os pés fazendo a bola embater num defesa Azul, que depois conseguiu aliviar o perigo cortando a bola para canto.
Na segunda parte, os jogadores do Salão entraram nervosos e a equipa não conseguia criar jogadas de perigo junto da baliza picoense, que continuava a defender o resultado, jogando no contra-ataque. À passagem da meia hora do segundo tempo, Rui Faria, desperdiçou uma das melhores oportunidades de golo em todo o jogo e a hipótese de colocar o Salão em vantagem. Após uma boa recuperação de bola na defensiva saloense, a mesma chegaria rapidamente a Rui Faria, que já dentro da área, desvia muito bem o defesa da jogada e na zona da penalidade já sem oposição chutou com força, mas apanhou mal o esférico e o mesmo saiu por cima da barra.
A equipa da casa bem que se esforçou, mas jogava mais com o coração do que com a cabeça, pelo que nem sempre as coisas saiam bem e o encontro terminaria com um nulo no marcador, um resultado que penaliza sobretudo a equipa da Restinga, já que foi a que mais procurou chegar à vantagem, mas sem sucesso. Porém, o ponto conquistado permite ao Salão na liderança do campeonato com 7 pontos, mais que o Fayal Sport Clube, segundo classificado mas com menos um jogo, enquanto o Madalena é último com apenas um ponto nos três jogos que já disputou. Os dois últimos irão defrontar-se no próximo fim-de-semana na Madalena, finalizando assim a primeira metade do campeonato.
O próximo jogo dos Azuis é na Restinga, no dia 13 de Novembro, contra o Fayal Sport Clube, num jogo em que todo o apoio é importante.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20101030_GDS_Madalena

BAPTISMO: MARIANA DUTRA ANDRE

No passado dia 24 de Outubro, Domingo, foi baptizada, nesta paróquia do Salão, a menina Mariana Dutra André, filha de José Alvernaz de Escobar André e de Maria Lucinda da Silveira Dutra André. Foram padrinhos Ricardo José Dutra André e Ana Catarina André Gomes, respectivamente irmão e prima da Mariana. Parabéns aos pais, padrinhos, avós e demais familiares.
in Jornal "O agir" de 1 de Novembro de 2o1o

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets