segunda-feira, 19 de julho de 2010

NOITE DO CHICHARRO 2010

No passado, Sábado, dia 17 de Julho, no Parque de Campismo do Salão, realizou-se a Festa do Chicharro.
Integrada na Animação de Verão da Freguesia do Salão, esta festa foi organizada pela Comissão de Festas da Paróquia do Salão e contou com o apoio da Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta.
Durante a tarde, a animação já era muita no Porto do Salão, contribuiu para esta animação as pessoas que ocuparam as cerca de duas dezenas de tendas que se encontravam no Parque de Campismo.
Pelas 20h30m, iniciou-se a distribuição gratuita de chicharro (O Rei da Festa) e bolo de milho. Foram distribuídos 110 quilos de chicharro, mais 30 kilos do que no ano passado, a dezenas de pessoas de várias pontos da ilha e não só, pois muitos turistas também se juntaram à festa. No Bar, organizado para este evento, não faltaram os bons petiscos.
Para abrilhantar este evento houve actuação de alguns elementos que participaram no concurso Idolos Faial, baile com o conjunto Art Music e oportunidade para algumas Chamarritas.
De salientar que os fundos angariados nesta festa e na festa do São João Pequenino reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100717_Chicharro

quinta-feira, 15 de julho de 2010


Apartir das 20h30m distribuição gratuita de chicharro e bolo de milho.

Pelas 22h30m actuação dos Idolos Faial seguindo-se baile com Nelson Mota.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SÃO JOÃO PEQUENINO, NO CABOUCO

No passado, domingo, dia 11 de Julho, no Parque do Cabouco, festejou-se o São João Pequenino.
Os preparativos começaram pela manhãzinha, muito havia a fazer para que pelas 13h00m o almoço estivesse pronto, sendo o prato principal da ementa deste dia Frango de Churrasco, acompanhado por salada, batata frita e pão de alho. O almoço e o programa deste dia foi organizado pela Comissão de Festas da Paróquia do Salão, contando com o apoio da Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta, sendo que os fundo angariados reverterão a favor da construção da nova Igreja do Salão.

Antes do almoço, pelas 11h30m, realizou-se a missa campal, na eira do Parque Florestal do Cabouco, animada pelo Grupo Coral.

A festa de São João Pequenino era comemorada antigamente no segundo domingo de Julho, no sitio da Quebrada, onde se juntavam pessoas do Salão e de outras freguesias dos arredores, para fazerem piqueniques e dançarem-se chamarritas. Com a construção do Parque Florestal do Cabouco o Grupo Desportivo do Salão retomou a tradição, por alguns anos perdida, e as pessoas passaram a festejar este dia no referido local por ter melhores condições. Aproximadamente à 20 anos, aquando dos festejos, nesse ano também organizado pelo Grupo Desportivo do Salão, um emigrante que gostou muito desta festa e que tinha conhecimentos de algumas casas de azulejos no continente, deu dinheiro ao Sr. Henrique Escobar a fim deste numa das suas deslocações ao Porto comprar o azulejo dedicado a este santo. No entanto, por diversas razões só no ano passado foi possível a construção do nicho e colocação do respectivo painel, obra executada pela Junta de Freguesia do Salão, ao abrigo da delegação de competências da Câmara Municipal da Horta. De salientar neste facto histórico que há vinte anos no dia em que foi doado o dinheiro para aquisição do painel chovia por quase toda a ilha excepto no Cabouco.

Pelas 15h00m, entrou na eira o Grupo de Chamarritas do Pico e o Grupo Folclórico do Salão, para numa tarde soalheira e à moda antiga se bailarem chamarritas na eira do Parque do Cabouco até cerca das 21h00m. Durante toda esta tarde de folia, não faltaram no bar bons petiscos.

A terminar ficam as quadras deste ano dedicadas a São João Pequenino e de autoria de Domingos Castro.

Confesso e vejo agora assim
Ó São João (Menino) de ti um pouco
Hoje vamos te festejar cá para mim
No lugar do Cabouco

Neste dia de São João
Temos bifanas, frango e batata frita
Mas na freguesia do Salão
O que mais se baila é a Chamarrita

Na nossa freguesia do Salão
Este vai-se andando logo se vê
De nome baptizada de folgazão
Ainda ontem lançou CD

Vamos lá para São João
Porque é nosso amigo
Na rusga vamos então
São João fica comigo

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20100711_Sao_Joao_Pequenino

terça-feira, 13 de julho de 2010

FOLGAS NO TERREIRO

No passado Sábado, dia 10 de Julho, pelas 21h00m, no Polivalente do Salão realizou-se uma sessão para lançamento do CD “Folgas no Terreiro”, do Grupo Folclórico do Salão. O novo CD deste grupo possui 23 faixas, 8 das quais Chamarritas. O evento teve inicio com o Hino do Grupo Folclórico do Salão tendo de seguida tomado palavra o seu Presidente, Sr. Humberto Goulart. Nas suas breves palavras referiu que gostaria que houvesse mais interacção entre o Grupo e o povo da freguesia. Agradeceu a colaboração de todos os membros do grupo, ao Sr. Eduardo Costa, ao Faustino, Afonso, José Maria, Tomás, Fernanda e Maria Albertina por todas as horas dispensadas para a gravação do CD. Aos apoios da Direcção Regional da Cultura, da Câmara Municipal da Horta, da Junta de Freguesia do Salão, da Barro Açores e finalmente a Fernando Goulart pelo papel de tocador, cantador, produtor e promotor deste CD. Aproveitou a oportunidade para um pedido de desculpas publicamente a Vítor Rui Dores, autor da letra do Hino do Grupo Folclórico do Salão (GFS) e a José Maria da Silva, autor da música, porque devido a um lapso de publicação não foi referida esta informação no panfleto do CD. Seguiu-se a intervenção do Dr. Vítor Rui Dores que focou entre outros os seguintes aspectos o CD é feito pelos ouvintes, assim sendo fez um apelo para que as pessoas ouçam, discutam e comprem o CD. Um CD que é composto por 23 faixas, sendo que 22 são músicas populares e a 23ª o Hino do GFS. Um factor importante é o CD possuir 8 faixas com várias versões de Chamarritas ficando assim um registo completo e rico das mesmas. Focou também que há 40 anos que o GFS dá voz e expressão da alma de um povo. Este Grupo possui no seu curriculum dois Vinis, duas cassetes e 2 CD’s já lançados, o último com o título “Folgas no Terreiro” que faz jus ao apelido que a freguesia do Salão possui, a de Folgazões. As folgas eram festas de carácter profano e as que eram realizadas no terreiro eram típicas do povo, dai surge o nome do novo CD. Referiu que as músicas do Folclore possuem diversas influências, nomeadamente as de origem local, outras de influência na música tradicional açoriana e portuguesa e ainda influências do Castelhano, Brasileiro, Americano, Africano e Música dos Baleeiros.
Na opinião deste orador o Ambiente e a Cultura deveriam ser uma única Direcção Regional, pois é nestes dois aspectos que está o futuro dos Açores. Para além de possuirmos mais de 450 espécies endémicas, possuímos uma tradição poética e uma historicidade única. O povo Açoriano é um povo único e com uma grande cultura, neste momento existem cerca de 535 pessoas que escrevem e falam sobre os Açores, 107 filarmónicas, 93 Ranchos Folclóricos, 3 Conservatórios, 5 Academias de Música entre outros grupos musicais. O que mostra bem a universalidade do povo açoriano com uma cultura, tradição e história muito própria.
Passando ao CD o Dr. Vítor Rui Dores começou por dar os parabéns à Barro Açores pelo excelente trabalho gráfico do mesmo. Referiu que o disco capta o espírito local, havendo uma identificação com a freguesia. È importante salientar os clãs familiares existentes dentro deste Grupo, que permitem a transmissão da tradição entre as várias gerações. Deu os parabéns aos tocadores, cantadores e cantadeiras e aos bailadores pelo excelente trabalho. Na opinião deste, outro aspecto positivo é o traje deste grupo ser todos por igual e ser o traje domingueiro, pois antigamente não se misturavam as classes sociais.
Por fim mencionou que a músicas adaptam-se aos tempos e em tempos antigos os Padres, Professores e Mestre Escola eram personagens importantes para transmissão de educação e cultura. Exemplo disso é Professor Alberto Lemos, um dos fundadores do Grupo Folclórico do Salão. Segundo o mesmo assistir a uma actuação de folclore é também um acto de cultura, e é na cultura e no ambiente que está o nosso futuro, um acto de cultura é dar formação aos músicos, não é comprar as fardas. Através da cultura quebramos silêncios e distâncias e preenchemos espaços sócias e culturais. Ressalvou o som puro, os diálogos bem encetados e os instrumentos bem rasgados que se podem ouvir no CD e terminou parabenizando o Grupo pelo lançamento do mesmo.
Prosseguiu-se com uma actuação do Grupo Folclórico do Salão para todos os presentes e tomaram ainda a palavra o Presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues que salientou que com este evento se escreve mais uma página da história da freguesia. Parabenizou pela preocupação de preservarem as músicas e cantares de um povo, sendo mais uma iniciativa em prol das nossas tradições e da nossa cultura. Destacou a forte aposta do grupo na escola de música e de folclore, como forma de preparar gente e assegurar a continuidade do Grupo. Em nome da freguesia agradeceu todo o trabalho desenvolvido por esta entidade não esquecendo os seus fundadores Professor Alberto Garcia de Lemos, Manuel Oliveira, José Celestino Jorge, António da Rita e Rosa Ventura. Finalmente interveio Dr. Frederico Cardigos, Director Regional do Ambiente, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores. Que referiu que para ele ler um discurso não era falta de preparação, contudo achava importante que certas situações ficassem registadas como é o caso deste momento. Devido a esta forma de pensar reviu as primeiras palavras que dirigiu quando pela primeira vez contactou com o Grupo. Mencionou também que de uma freguesia pequena, de onde não se esperam grandes feitos é com alegria que vê surgir trabalhos como este de grande qualidade. É com agrado que este também salientou o facto de dentro da sua área considerar o Salão como um recanto limpo da ilha, pois após o trabalho das suas equipas não encontraram resíduos abandonados na freguesia. Deixou o apelo de fazer-se em algo para perpetuar a história da primeira companhia baleeira Açoriana, que foi fundada no Salão com um memorial ou algo do género.
A noite terminou ouvindo-se a Saudade e após bailadas algumas chamarritas houve lugar a um beberete para todos os presentes.
"O bote" aproveita a oportunidade para felicitar o Grupo pelo excelente trabalho realizado na produção deste trabalho.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100610_CD

INTERCÂMBIO ENTRE GRUPO DE IDOSOS

O Grupo do Convívio de Idosos da nossa freguesia esteve nos passados dias 1 a 8 de Julho em intercâmbio com um Grupo de Idosos do Zambujal, Sesimbra. Após a visita dos nossos idosos ao Zambujal, este mês de Julho foi a vez deles receberem um grupo de cerca de 20 idosos que em ameno convívio deram a conhecer a nossa freguesia, a nossa ilha e ainda as ilhas do Pico e São Jorge.

sábado, 3 de julho de 2010

SAO JOAO PEQUENINO NO PARQUE DO CABOUCO

SÃO PEDRO NO PORTO DO SALÃO...

São João no mato, São Pedro na costa... Expressão antiga e muito utilizada nesta época festiva, em que se celebra São João no mato e São Pedro na costa, mais precisamente, aqui na nossa freguesia no Porto de Salão. No passado dia 29 de Junho, recordou-se São Pedro Apostolo, um dos Santos Populares mais conhecido. Um pouco por toda a ilha realizaram-se festas em seu louvor nomeadamente no Bairro da Boavista, Pedro Miguel, Fajã da Praia do Norte e Castelo Branco, onde não faltaram os bons petiscos da época e as marchas populares.
Particularmente no que diz respeito à nossa freguesia, era costume as pessoas se juntarem à tarde no Porto do Salão para fazerem os seus piqueniques, conviverem e se o tempo assim permitisse, tomarem um banho de mar. Também nesse dia, as várias lanchas (mais de meia dúzia) dos pescadores locais era um tal "aviar" pessoas para "bordejarem"(passearem) de barco, inclusive os próprios botes baleeiros. Nestes últimos anos este costume tem vindo a desaparecer, principalmente porque os horários laborais de grande parte da população não o permite. Este ano, por volta das 18h30m na zona balnear de Salão encontrava-se apenas duas famílias uma já de regresso a casa com peixe fresco e outra ainda aproveitando o sol no porto, este ano não havia ninguém a fazer os habituais piqueniques. Esperemos que no próximo ano São Pedro volte em força, para que este seja novamente um grande dia de festa e convívio entre a população da nossa freguesia.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
20100629_Sao_Pedro

ENCERRAMENTO DA CATEQUESE

Realizou-se no passado Domingo, dia 27 de Junho de 2010, a cerimónia de encerramento de mais um ano de catequese. A missa dominical serviu de base para esta celebração, contando com a presença de muitas crianças que frequentaram este ano mais uma etapa na sua caminha de fé, com auxilio das suas catequistas. As crianças da catequese tiveram um papel principal na Eucaristia, uma vez que foram responsáveis pelas leituras, cânticos e o cortejo de ofertório.
Pelas 15h30m, no Parque de Campismo do Salão, teve lugar a parte lúdica deste dia com vários jogos para as crianças. Para finalizar a tarde um lanche partilhado na casa de merendas. Desejo a todas as crianças e adolescentes uma boas férias.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100627_Encerramento_Catequese

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets