segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

GOLOS PARA TODOS OS GOSTOS

O Salão terminou o campeonato com uma goleada histórica, 17-0 sobre o Lajense do Pico foi o resultado final de um jogo com golos para todos gostos e feitios. Pelas 11h15m, de Domingo, 24 de Janeiro, o Salão entrou em campo solto e a jogar um futebol bonito, fruto de já ter no bolso a conquista do campeonato. Apesar de não poder contar com o seu capitão, Décio Fialho por lesão, o Salão foi sempre uma equipa virada para o ataque onde Ricardo Fernando jogou na frente com Zé Humberto. Cedo os golos começaram a surgir, e com pezinhos de lã foi Diogo Pereira que abriu o activo e pouco depois já havia conseguido um hac-trick. Desde Carlos Oliveira, Rui, Ricardo e Celso de penalty, foram vários os jogadores Azuis a fazer gosto ao pé.
Na segunda metade, Sérgio Gomes faz entrar todos os suplentes que estavam à sua disposição e na manhã deste Domingo, Miguel Leal que é o habitual guardião do Salão, jogou fora e ainda marcou por duas vezes. No entanto seria Zé Humberto o homem que mais vezes acertou nas redes mas, mais que os 17 golos foi a exibição conseguida e o embalar da equipa quer a nível físico e psicológico para o Regional de Juvenis onde muitas expectativas e esperanças se colocam sobre a equipa do Desportivo do Salão.
No próximo fim-de-semana não existem jogos em virtude do torneio regional de Sub 18 onde alguns jogadores do Salão estão convocados. Após este e por daqui a duas semanas, 7 de Fevereiro, dá-se o inicio do Regional onde o Salão se desloca a São Miguel para defrontar o Operário da Lagoa.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100124_GDS_Lajense

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

OS ADVERSÁRIOS...

No passado fim-de-semana foram finalmente conhecidos os Campeões das Associações de Futebol de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, que em conjunto com o Grupo Desportivo do Salão irão disputar o Regional de Juvenis de Futebol, com o objectivo de apurar o Campeão Regional.
Relativamente ao Campeão da Associação de Futebol de Ponta Delgada foi o Clube Desportivo Operário, do Concelho da Lagoa, enquanto que o Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo foi uma vez mais o Sport Club Lusitania, do concelho de Angra.
O calendário desta prova é o seguinte:
1ª Jornada (7 Fevereiro)
Clube Desportivo Operário - Grupo Desportivo do Salão

2ª Jornada (14 Fevereiro)

Sport Club Lusitania - Clube Desportivo Operário

3ª Jornada (21 Fevereiro)
Grupo Desportivo do Salão - Sport Club Lusitania

4ª Jornada (28 Fevereiro)

Grupo Desportivo do Salão - Clube Desportivo Operário

5ª Jornada (7 de Março)
Clube Desportivo Operário - Sport Clube Lusitania

6ª Jornada (14 de Março)

Sport Clube Lusitania - Grupo Desportivo do Salão

Para mais informações sobre os dois clubes que irão disputar o Regional com o Grupo Desportivo do Salão, ver os links seguintes:
- Clube Desportivo Operário

- Sport Clube Lusitania

FESTA DE SANTO ANTÃO

Na nossa comunidade paroquial festejou-se Santo Antão, no passado Domingo, dia 17 de Janeiro, ao qual se invoca a protecção dos animais. Neste dia, principalmente os agricultores, agradecem a protecção, ofertando géneros a Santo Antão para depois serem arrematados. Este ano, uma vez mais cumpriu-se com a tradição. Após a missa dominical solenizada em honra de Santo Antão realizou-se no adro do Império, as arrematações de vários géneros, tais como: tangerinas, laranjas, limões e mel. As receitas angariadas revertem a favor do restauro da imagem deste Santo, que ficou danificada com o sismo de 1998.

Mais informações sobre este santo clicar no link seguinte: http://obote.blogspot.com/2008/01/santo-anto-do-deserto.html

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SALÃO É BICAMPEÃO

O Grupo Desportivo do Salão sagrou-se bicampeão na categoria de Juvenis no passado Domingo, dia 10 de Janeiro de 2010. O jogo realizou-se no estádio da Alagoa pelas 11h00m tendo como adversário o Fayal Sport. O resultado final foi de 1-4 favorável aos Azuis da Restinga.Quanto ao jogo pode-se considerar que foi de sentido único, com o Salão sempre no ataque à procura do golo, para além de manter a posse de bola e controlar o adversário, os avançados Azuis remataram e massacraram a baliza Verde, pois foram quatro mas poderiam ter sido outros mais. O Salão apresentou-se em campo com Miguel Leal na baliza, na defesa Pedro Pavão, Joel, André Freitas e Ricardo Correia, no meio campo Carlos Oliveira, Rui Faria, Diogo Pereira e Celso Pereira, na frente Décio Fialho e Zé Humberto. Cedo o Salão chegou ao golo quando decorria o minuto oito, com Décio a segurar a bola fora da área e a abrir na direita para a entrada de Rui, que remata rasteiro bem para o cantinho da baliza e provoca o inicio da festa. Pouco depois o mesmo Rui faz toda a linha na direita e cruza para o remate de primeira de Zé, fazendo assim um golo portentoso. Nota para o golo do Fayal que surge nos últimos minutos da primeira parte numa grande penalidade. No inicio do segundo tempo, mais do mesmo, o Salão forte à procura do golo e num canto batido de forma exemplar por Décio, Pedro Pavão cabeceia como mandam as regras ao primeiro poste sem dar hipóteses. Estava feito o terceiro da equipa e começava ai a festa nas bancadas.
De salientar, o número elevado de espectadores que assistiu a este jogo, que se poderá considerar como o jogo do ano na ilha Azul. A grande claque “Fúria Azul” deslocou-se em peso do Norte para a cidade e cedo se começou a ouvir os cânticos de apoio à equipa. A meio do segundo tempo surge um dissabor para a equipa do Salão, com a lesão muscular de Décio Fialho. O mesmo teve de ser substituído e prevê-se uma paragem de cerca de um mês, esperemos que volte rápido pois a equipa necessita do seu capitão. Mas, em jeito de compensação entra Ricardo André para o seu lugar e pouco depois este jogador consegue o quarto golo dos Azuis, o qual dedica-o ao seu companheiro Décio, mostra o espírito de equipa, tornando-se num momento bonito do jogo. Após este golo, Sérgio Gomes faz entrar todos os suplentes à sua disposição, Hugo André, Manu, Ruca, Luís e Tizi. Era já a festa de campeão que se festejava, mais um ano mais um título para esta geração de jovens do Salão que tem vindo desde o escalão de Escolas a coleccionar títulos e nestas duas últimas épocas de Juvenis os Azuis arrecadaram os dois títulos de campeão da associação de futebol da Horta. Após o jogo, o treinador do Salão falou para a Rádio Antena 9 e dedicou o título aos jogadores e agradeceu aos patrocinadores do clube, em especial a Pedro Mendonça, proprietário do ginásio “corpusenven”, que colocou à disposição do Salão as suas instalações para preparação desta equipa na presente temporada. Logo de seguida a tradicional caravana constituída por muitos carros deu a volta pela cidade e seguiu para a sede dos Azuis na Restinga, onde lhes esperava um almoço bem merecido. “O bote” vem por este meio felicitar toda a equipa, treinador, direcção, todos os colaboradores e adeptos por mais este título. Demonstraram-nos a todos que com muito trabalho e espírito de equipa se consegue atingir os objectivos, desejo que continuem a lutar com a mesma força e nos tragam mais alegrias como esta.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100110_FSC_GDS

sábado, 9 de janeiro de 2010

FALECIMENTO: MARIA EDUÍNA DA SILVA GOULART

No dia 28 de Dezembro, faleceu Maria Eduína da Silva Goulart, residente na Canada do Ambrósio, n.º 12, solteira. Foi sepultada no cemitério desta freguesia no dia 29, com missa de corpo presente na Capela Funerária.
in Jornal "O agir" de 4 de Janeiro de 2009

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO

No passado Domingo, dia 03 de Janeiro, o Senhor Bispo D. António de Sousa Braga, conferiu o sacramento da Confirmação aos jovens desta ilha, nomeadamente das freguesias do Salão, Cedros, Praia do Norte e Capelo, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, freguesia da Praia do Norte, um total de 22 jovens, sendo 4 da nossa freguesia.
Do Salão crismaram-se Carlos Manuel da Rosa Oliveira sendo seu padrinho Mário Rosa, Décio Jorge Fialho sendo seu padrinho Sérgio Gomes, José Humberto Rodrigues Mendonça sendo sua madrinha Carla Silva e Suzi Paula Duarte da Rosa sendo sua madrinha Dalila Martins.
Desejamos-lhes que continuem a aprofundar a sua fé que neste dia professaram antes de receberem a Confirmação e de que sejam verdadeiras testemunhas de Cristo Ressuscitado para um mundo melhor. Parabéns!

sábado, 2 de janeiro de 2010

OS PRESÉPIOS...

A tradição de fazer presépios e abrir as portas para todos verem infelizmente está-se a perder na nossa ilha. Na freguesia do Salão foram possível ver dois presépios nesta quadra.
O presépio do Centro de Culto da Paróquia do Salão, feito da forma tradicional, junto ao altar.
E ainda, o presépio do Sr. Henrique Escobar que este ano também nos apresentou um presépio tradicional.

RANCHO DE NATAL

Ontem, dia 01 de Janeiro, actuou no Centro do Culta da freguesia do Salão, após a missa um Rancho de Natal vindo da freguesia dos Cedros. Uma tradição que este grupo teima em não perder e que todos os anos tenta incutir aos mais novos.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20100101_Rancho

FALECIMENTO: MANUEL DA ROSA MEDEIROS

No passado dia 25 de Dezembro, faleceu no Hospital da Horta, Manuel da Rosa Medeiros, de 94 anos de idade, nasceu na freguesia do Salão a 06 de Maio de 1915. Era filho de José da Rosa de Medeiros e de Maria da Glória de Medeiros. Sendo viúvo de Ana Duarte de Freitas. Era pai de José Duarte Medeiros e de Maria da Conceição Duarte Medeiros. O funeral realizou-se no dia 26 de Dezembro de 2009, saindo do Capitulo do Hospital da Horta, pelas 15h00m, para o Centro de Culto do Salão, onde se realizou missa de corpo presente seguida do último a adeus no cemitério desta freguesia.

É impossível dizer um último adeus a quem gostamos,
tornaria a dor deste momento ainda maior.
Fica connosco através das lembranças,
da esperança e do amor.

MISSA DO GALO

A Missa do Galo é o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro.
Seu nome consagra a lenda segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Outra origem da expressão é citada em o De onde vem as palavras, de Deonísio da Silva (Editora A Girafa): como o facto de a Missa de Natal normalmente terminar muito tarde "quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam cantando".
Na Missa do Galo já todas as velas do Advento se encontram acesas e canta-se o cântico de Glória. Dada a sua importância, o próprio papa faz questão de rezá-la.
Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio, distribuem os presentes e compartilham a Ceia de Natal. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)


Também a freguesia do Salão, celebrou na noite de 24 para 25 de Dezembro o Natal, com a Missa do Galo, pelas 24h00m, no Centro de Culto da Paróquia. Missa solenizada com presépio vivo feito por crianças ao terminar a mesma foi dado o menino Jesus a adorar.
Após a Missa, e já numa sala anexa ao Centro de Culto, o Grupo Coral aproveitou este dia para conviver um pouco mais ao sabor de comes e bebes.

A Missa do Dia de Natal, realizou-se hoje pelas 11h30m. Tal como na Missa do Galo, esteve presente durante esta celebração um Presépio Vivo.
Por estes dias é também habitual realizar-se um Serão de Natal da Catequese e da Comunidade do Salão, este ano a festa foi no Sábado, dia 26 de Dezembro de 2009, pelas 20h00m, no edificio Polivalente. Depois da actuação das crianças e jovens no palco houve lugar a um pequeno convívio com as familias.
(Para visualizar álbum de fotos clicar na imagem abaixo)

Missa do Galo
20091224_Missa_Galo

Missa do Dia
20091225_Missa_Natal

NATAL NO GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO

No passado dia 22 de Dezembro de 2009, pelas 19h00m, no edifício do Polidesportivo, a Comissão de Festas do Grupo Desportivo do Salão, organizou para os atletas dos escalões de escolas e juvenis do clube, bem como para alguns colaboradores um pequeno convívio de Natal.

O bote deixa aqui um pequeno apontamento fotográfico do mesmo, salientando a forte componente humana que a comissão directiva tem implementado na sua actividade, é importante termos bons atletas mas mais importante ainda é preparar os jovens para serem os homens de amanhã.

Termino desejando a todos os atletas, colaboradores e adeptos desta edilidade os votos de um 2010 recheado de grandes conquistas.
(Clicar na imagem abaixo para vizualisar álbum de fotos)
20091222_Natal_GDS

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets