quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


O bote deseja a todos os seus leitores os votos sinceros de um Feliz Natal junto daqueles que lhe são mais queridos e um 2010 recheado de realizações pessoais e profissionais.

domingo, 20 de dezembro de 2009

BENDITA SEJAS (4º DOMINGO DO ADVENTO)

Hoje Domingo, dia 20 de Dezembro, celebrou-se o Quarto Domingo do Advento, um Domingo dedicado a Maria. Continuando a preparar o caminho para o Natal, as crianças do 8 e 9º ano de catequese junto com a sua catequista animaram a Eucaristia de forma a torná-la mais festiva e participada. A cerimónia destacou a figura de Maria no Evangelho, a Maria que acolheu Jesus e que nos incentiva a prepararmo-nos para receber e acolheu-lo

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20091220_4Advento

NATAL DA JUNTA DE FREGUESIA DO SALÃO

Ontem, dia 19 de Dezembro, a Junta de Freguesia do Salão, organizou um jantar de Natal, no Restaurante "Pôr do Sol" no lugar dos Espalhafatos, Ribeirinha, pelas 20h00m. A Junta Freguesia reuniu neste jantar a Direcção da mesma, os membros da Assembleia de Freguesia, os seus funcionários, a comarca do bote Sra. do Socorro, representantes da Paróquia, da Casa do Povo, do Grupo Folclórico e Desportivo, bem como outros elementos que colaboram directa ou indirectamente com a Junta de Freguesia do Salão, este ano.
No final do jantar, o Presidente da Junta de Freguesia do Salão aproveitou o momento para dirigir algumas palavras aos presentes, onde agradeceu a colaboração de todos em mais este ano de mandato, nomeadamente à Comissão de Festas da Paróquia do Salão, ao Grupo Desportivo do Salão e Casa do Povo do Salão. Também informou que pretende implementar novos eventos no ano 2010 e incentivou toda a freguesia a participar na Semana Desportiva e Cultural, na medida que este é um evento importante para a mesma. Por fim, terminou desejando os votos de um Bom Natal, Boas Festas e um 2010 repleto de felicidades.
O bote agradece o convite para este jantar e deixa aqui registadas algumas imagens da noite, assim como os votos de Boas Festas.

(Para visualizar álbum de fotos clicar na imagem abaixo)
20091219_Natal_JFS

SALÃO COM VEIA GOLEADORA

O Grupo Desportivo do Salão deslocou-se este Sábado, dia 19 de Dezembro, às Lajes do Pico para defrontar o Grupo Desportivo Lajense. O jogo iniciou-se pelas 15h00m e estava em disputa a 9ª Jornada do Campeonato. Em relação ao jogo, o Salão entrou forte a pressionar a defesa do Lajense e com apenas dois minutos de jogo já Décio abria o activo. A jogada foi elaborada pela esquerda, com Ricardo Fernando a subir muito bem pelo lado esquerdo e a cruzar para a finalização inteligente do capitão. Cinco minutos volvidos e surge o segundo dos Azuis, Diogo coloca de forma soberba a bola nos pés de Zé, que fica isolado e teve apenas de rematar para o fundo das redes. Neste lance, fica patente a classe de Diogo Pereira que fez o primeiro jogo pelo Salão esta época, dado que o médio centro fracturou um braço no Verão passado e tem estado impossibilitado de dar a sua ajuda à equipa. Apenas com dez minutos de jogo e o Salão já dominava por completo o seu adversário, o guardião do Salão, Miguel Leal, ainda não tinha tocado na bola e de novo Diogo, com enorme fome de bola, faz das suas e com um passe a rasgar desmarca Décio para o terceiro da tarde. Até perto do intervalo o Salão tirou um pouco o pé do acelerador, mas antes de sair para o balneário Diogo tem mais dois passes inteligentes e consequentemente mais dois golos, Rui Faria e Zé respectivamente na finalização.
No reatamento do segundo tempo, Sérgio Gomes faz entrar três suplentes, Hugo, Ricardo André e Pedro Pavão. Com o marcador já em 0-5, o Salão jogava tranquilo, mas sempre com os olhos postos na baliza adversária, Ricardo Fernando subia muito pelo seu corredor e era sucessivos os cruzamentos. Foi num destes lances, que Rui recebe a bola na área e é travado em falta, de pronto é assinalado o penalti e Zé Humberto converte o castigo máximo. Nesta altura já Tizi tinha entrado a substituir Décio Fialho, e foi este avançado que dispôs de algumas oportunidades, mas caprichosamente não teve a sorte do seu lado para fazer o gosto ao pé. Quem teve mais sorte foi Pedro Pavão, num canto batido por Zé, Pedro sobe e de forma perfeita cabeceia com violência para o fundo das redes, fazendo o seu primeiro golo pelos azuis e o último do jogo. Estava feito o 0-7 e o resultado final.

Após esta jornada Salão é líder com 13 pontos, Fayal tem 10 e Lajense 0 pontos. Próximo jogo do Salão é dia 10 de Janeiro, na Alagoa com o Fayal Sport. Jogo decisivo pois quem vencer é campeão, no entanto para o Salão o empate é um bom resultado porque permite aos Azuis manter a liderança na tabela.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20091219_Lajense_GDS

NATAL NA ESCOLA

Foi na passada quinta-feira, dia 17 de Dezembro, que se realizou a festa de Natal da Escola BI/JI do Salão.
Um momento alto nesta época do ano na nossa freguesia, em que as crianças que frequentam a escola se preparam a rigor para presentar todos os presentes com encenações, cânticos e quadras de Natal.
As festas de Natal nas escolas são sem dúvida momentos marcantes na nossa história de vida, sendo um momento de alegria e em que a família marca sempre uma presença muito forte.
O Pai Natal marcou presença, com o seu fato vermelho e prendinhas para todos. Tendo as mesmas sido subsidiadas pela Junta de Freguesia do Salão.
No final da festa, houve um pequeno lanche partilhado.
A todas as crianças da Escola BI/JI do Salão, bem como às Educadoras, auxiliares e Encarregados de Educação os votos de Boas Festas.

(Para visualizar o álbum de fotos clicar na imagem abaixo)
20091217_Natal_Escola

domingo, 13 de dezembro de 2009

DOMINGO DA ALEGRIA

Hoje Domingo, dia 13 de Dezembro, celebrou-se o Terceiro Domingo do Advento, o Domingo da Alegria. Continuando a preparar o caminho para o Natal, as crianças do 5º ano de catequese junto com a sua catequista animaram a Eucaristia de forma a torná-la mais festiva e participada. O tema principal desta cerimónia foi a Alegria e a importância de mudarmos para prepararmos o nascimento de Jesus.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20091213_3_Advento

36º ANIVERSÁRIO DO GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO

Ontem, dia 12 de Dezembro de 2009, pelas 20h00m, o Grupo Folclórico do Salão, celebrou o seu 36º Aniversário com um jantar convívio realizado na sala de festas do Fayal Resort Hotel. Para além dos seus elementos e respectivas famílias, foram convidados para este jantar elementos que de uma forma directa ou indirectamente estão ligados à este grupo, bem como representantes das autoridades locais e regionais.

Após o jantar foi lida a correspondência de felicitação a este aniversário e tomaram palavra o Presidente do Grupo Folclórico do Salão, Manuel Humberto Goulart, Dr. Rui Santos em representação da Câmara Municipal da Horta e Dr. Frederico Cardigos, Director Regional do Ambiente, em representação do Presidente do Governo Regional.
Por fim, a habitual cerimónia, de partir o bolo, este ano feita por Maria Albertina Goulart, Afonso Pereira e José Fernandes Silva, apadrinhados por Manuel Fernando e esposa e Isidro e esposa, estes dois últimos casais estiveram presentes em todas as actuações de 2009, num total de 50. A noite continuou muito animada com muitos brindes à mistura. No próximo dia 25 de Dezembro a missa será por intenção de todos os elementos deste Grupo vivo e falecidos e ainda por Veneranda Furtado, pela colaboração que sempre deu ao Grupo.
O bote, deseja um feliz aniversário ao Grupo Folclórico do Salão, e que o ano que se avizinha lhes traga muitos sucessos.

Abaixo fica o acesso ao post sobre a história desta edilidade: http://obote.blogspot.com/2007/12/grupo-folclrico-do-salo-j-com-mais-de.html

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20091212_36_Aniv_GFS

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

34º ANIVERSÁRIO DA CASA DO POVO DO SALÃO

Ontem, terça-feira, dia 08 de Dezembro de 2009, a Casa do Povo do Salão comemorou o 34º aniversário da sua fundação.
No âmbito das comemorações celebrou-se, pelas 11h30m, uma Missa por todos os sócios vivos e falecidos da Casa do Povo do Salão, seguida de almoço de confraternização entre os sócios.
O bote vem por este meio saudar a equipa que se encontra à frente da instituição, por mais este aniversário e os votos da continuação de um bom trabalho em prol da freguesia.
Para mais informações sobre esta instituição, por favor clicar no link abaixo:
http://obote.blogspot.com/2007/12/casa-do-povo-do-salo-32-aniversrio.html

domingo, 6 de dezembro de 2009

SALÃO VENCE FAYAL SPORT

O Grupo Desportivo do Salão venceu o Fayal Sport Clube este Domingo, dia 6 de Dezembro de 2009, por 3-0. O resultado por si só diz da superioridade dos Azuis mas poderiam ter sido mais, não fora um remate ao poste e muitas oportunidades de golo feito desperdiçadas. No que ao jogo diz respeito, o Salão entrou fortíssimo com uma grande pressão sobre o adversário, o que obrigava os Verdes a jogarem no seu meio campo de uma forma muito contida. Muita era a insistência dos Azuis sobre a área do Fayal, tendo surgido várias oportunidades de golo. Numa dessas oportunidades, Décio surge descaído pelo lado esquerdo a tirar dois adversários do caminho e a cruzar para Rui Faria que facilmente inaugura o marcador. Festa do golo e mais pressão do Salão, continuava-se a jogar no meio campo do Fayal e Miguel Leal, guardião do Salão, era um mero espectador da partida. Apenas 9 minutos depois do primeiro tento, Décio rasga de novo pela esquerda com cruzamento e quem lá estava, Rui Faria de novo a encostar o pé e a bisar na partida. Nesta altura, ainda a meio da primeira parte, já o Fayal baixava os braços e por muito pouco Rui não faz o hac-trick, novo lance entre Décio e Zé e este a tocar para a direita onde aparece Rui a encher o pé e a redondinha a embater no poste.
Após o intervalo, o Salão entrou mais contido pois este era um resultado que servia na perfeição e por outro lado o Fayal, agora com mais posse de bola e a jogar no meio campo do Salão, não criava situações que colocassem em risco as redes de Miguel. Aliás, este continuava com uma manhã calma e controlava todas as bolas que o Fayal conseguia despejar para a área. Já a meio da segunda parte, Sérgio Gomes faz entrar Ricardo André e retira André Silva (Ruca), um miúdo ainda iniciado mas que fez um jogo que encheu todo o campo e daí o seu cansaço natural. Foi já após esta mexida que surge o momento do jogo, digno dos maiores palcos, o golo de Carlos Oliveira. A jogada começa sobre a esquerda, onde Ricardo André vai a linha e cruza rasteiro para fora da área, onde Carlos de pronto enche o pé e com um estrondoso remate faz a bola entrar junto ao vértice superior da baliza do Fayal. Remate sem hipótese para o guardião contrario que apenas se limitou a seguir o esférico com os olhos. Estava feito o 3-0 e ponto final na história do jogo.
Após esta jornada o Salão assume a liderança com 10 pontos, Fayal tem 7 e Lajense 0 pontos. Próximo Domingo Salão folga, voltando à competição dia 20 de Dezembro com a deslocação as Lajes.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20091206_GDS_FSC

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CRISTO VEIO, VEM E VIRÁ

No passado Domingo, dia 29 de Novembro, celebrou-se o primeiro Domingo do Advento. As crianças do 3º e 4º anos de catequese junto com as suas catequistas animaram a Eucaristia de forma a torna-la mais festiva e participada. O tema principal desta cerimónia foi Cristo Veio, Vem e Virá e a importância de estarmos de coração aberto para o receber.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20091129_1_Advento

SALÃO VENCE PARA O CAMPEONATO

O Grupo Desportivo do Salão venceu este Domingo, dia 29 de Novembro de 2009, o Desportivo Lajense, da ilha do Pico. O jogo teve como palco o Campo da Restinga, na Casa dos Azuis o resultado final foi favorável ao Salão por 6-1.

Nesta que foi a 6ª jornada do Campeonato, os Azuis entraram forte e encostaram o Lajense ao seu meio reduto. Cheirou a golo várias vezes mas ora o guardião do Pico defendia ora os avançados Azuis desperdiçavam boas ocasiões como foi o caso de Rui Faria. Mas, água mole em pedra dura... e Décio lá conseguiu abrir o marcador num livre fora da área executado com força e colocação. Ao terminar o primeiro tempo foi Zé Humberto que concluiu uma iniciativa de Joel Rodrigues no centro da área do Lajense.
No inicio do segundo tempo surge o terceiro tento para o Salão em um sprint de Joel com a bola desde a linha divisória e que só terminou no fundo da baliza. Pouco depois Tizi e Miguel Leal entram na turma Azul, Miguel que é o habitual guardião actuou como avançado nesta manhã. Após as mexidas foi o Lajense que consegue o tento de honra e como que abanou as hostes azuis pois a equipa tremeu um pouco. No entanto e de onde menos se esperava surge um hac-trick, Miguel Leal que costuma defender fez o gosto ao pé e concretizou os últimos 3 golos do Salão. Próxima jornada do campeonato o Salão recebe na Restinga o Fayal Sport dia 6 de Dezembro. Neste momento Fayal e Salão têm 7 pontos e Lajense 0, embora Fayal e Lajense tenham um jogo em atraso.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets