sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Esclarecimento...

O blog "O bote" tem como objectivo divulgar os acontecimentos da freguesia do Salão e das instituições que a mesma possui. Todos os comentários e criticas são aceites e publicados desde que sejam devidamente assinados, tornando a pessoa que os escreve responsável pelas suas palavras.
O blog é da minha responsabilidade e de quem colabora comigo, ficando à minha análise a publicação ou não de comentários não assinados.
Encontro-me disponível para publicar informações de interesse a todos os leitores.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SALÃO EMPATA NA ALAGOA

O Grupo Desportivo do Salão foi este Domingo, dia 15 de Novembro, empatar ao estádio da Alagoa com o Fayal Sport para o campeonato. O resultado foi de 2-2, nesta que foi a quarta jornada do campeonato, primeira da segunda volta, restando ainda mais dois jogos entre estas equipas, na terceira e quarta volta respectivamente.


Em relação a este jogo o Salão entrou forte e encostou o Fayal no seu meio campo, as oportunidades de golo começaram a surgir e a defesa Verde começou a parar o ataque Azul em falta sucessivas. Foi na cobrança de um livre frontal que Décio Fialho faz o primeiro golo para o Salão. Após este a toada do jogo mantém-se e só em contra ataque o Fayal chega à área do Salão, e foi assim que surgiu o empate. Mesmo sofrendo um golo, o Salão não desanimou e continuou calmo a trocar a bola e numa bonita jogada entre André Silva e Décio pela esquerda, surge cruzamento para a área, onde Rui Faria recebe e com classe coloca a redondinha no fundo da baliza. Estava de novo o Salão em vantagem e esta manteve-se até ao último minuto do primeiro tempo, quando o Fayal consegue um canto, igualando de novo o marcador.
Após o intervalo o Salão procurou o tento que lhe desse a vantagem e daí se ter jogado os últimos 40 minutos no meio campo verde, mas com tantas oportunidades e de fácil concretização, os avançados da Restinga não souberam fazer o mais fácil. No período de descontos, numa jogada na área do Salão o central Joel corta a bola de forma deliberada com a mão, sendo de pronto assinalado penalti, uma decisão acertada pois o central do Salão estava bem dentro da grande área e consequente penalidade a favor do Fayal. Remate bem colocado do jogador Verde, mas uma bela estirada do guardião Miguel permitiu a defesa, mantendo assim o empate de 2-2, até final.
Próximo Domingo o Salão folga e joga-se Lajense vs. Fayal.
Informações técnicas de Sérgio Gomes.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20091115_FSC_GDS

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MAIS UM ANO LECTIVO

A Escola BI/JI do Salão iniciou no passado mês de Setembro, mais um ano lectivo, acolhendo nas suas instalações um total de vinte e duas crianças, uma professora do primeiro ciclo, uma educadora de infância e um auxiliar de educação, para além de outros professores que vêm auxiliar em disciplinas especificas e com um horário das 09h00m às 16h15m.
No Jardim de Infância as dez crianças são orientadas pela Educadora Paula Gomes.
A professora Conceição Carvalho, para além de ser coordenadora de Núcleo, lecciona o primeiro, segundo, terceiro e quarto ano com um total de doze crianças.
São leccionadas nesta escola, as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, Expressão Plástica, Expressão Físico-Motora, Expressão Musical, Formação Cívica, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Inglesa.
As actividades programadas para este ano lectivo são o Dia da Alimentação, já realizado em que uma avó se deslocou à escola e falou sobre o tipo de alimentação que tinham antigamente, onde não havia hamburgueres, mas sim a sopa, o leite, o pão de milho,etc. Neste dia houve ainda lugar para à confecção, pelas crianças, de uma salada de fruta, que foi servida ao almoço acompanhada por uma canja feita pela auxiliar.
Estão ainda programadas a festa de Natal, a comemoração do Dia do Pai e o Dia da Mãe e por fim o Dia Mundial da Criança, neste dia irão-se juntar as crianças das três escolas do núcleo, isto é, Ribeirinha, Salão e Cedros para comemorar o dia no Campo de Futebol dos Cedros.
A todas as crianças um bom ano lectivo.

SALÃO VENCE NAS LAJES

O Grupo Desportivo do Salão deslocou-se à ilha do Pico no passado Domingo, dia 8 de Novembro, para defrontar o Desportivo Lajense, na 3ª jornada do campeonato.
Com um tempo agradável para um passeio à ilha vizinha, o Salão aproveitou e arrecadou os 3 pontos, muito importantes nesta luta do campeonato. O resultado foi de 2-0 para os Azuis com os dois golos a serem marcados pelo capitão de equipa Décio Fialho, golos estes que apareceram no inicio do jogo em duas bonitas jogadas de rápidas trocas de bola entre os avançados da Restinga.
Ainda um terceiro golo foi apontado pelo mesmo Décio no entanto o mesmo foi anulado por pretenso fora de jogo.
No entanto, os miúdos do Salão não se deixaram levar pelas intimidações destes senhores e continuaram a fazer o seu jogo, que se diga quase na totalidade no meio campo do Lajense mas, apesar de tanto massacre os golos não apareceram. Mérito para o guardião das Lajes que defendeu tudo o que estava ao seu alcance, por seu turno Miguel Leal, guarda-redes do Salão, foi um mero espectador nesta partida que encerra a 1ª volta das 4 que este campeonato compreende.
Próxima jornada é Domingo, dia 15 de Novembro, pelas 11h00m no estádio da Alagoa, com o Fayal Sport a receber o Grupo Desportivo do Salão.

Informações técnicas de Sérgio Gomes, fotos de Carla Silva.
(Para visualizar álbum de fotos clicar na imagem abaixo)
20090108_Lajense_GDS

BAPTISMO: PEDRO LUÍS DA SILVA GOMES

No passado dia 3 deste mês de Novembro recebeu o Sacramento do Baptismo o menino Pedro Luís da Silva Gomes, filho de Jorge Manuel Gomes e de Lúcia de Fátima Oliveira da Silva Gomes, residentes na Canada D. Catarina, desta freguesia. Foram padrinhos os tios paternos, Sérgio Ricardo Gomes e Cristina Maria Gomes. Parabéns aos pais, padrinhos e demais familiares, e, ao mesmo tempo, votos de felicidades espirituais e temporais para todos.
in Jornal "O agir", de 9 de Novembro de 2009

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DIA DE TODOS OS SANTOS OU DE PÃO POR DEUS

Mais um ano as ruas da nossa freguesia encheram-se de crianças e adolescentes a pedir Pão por Deus e em resposta agradeciam dizendo "Seja por alma dos seus defuntos".


















A tradição ano após ano se vai mantendo e sofrendo algumas alterações, nomeadamente a substituição das tradicionais sacas de retalho pelas práticas mochilas. Também as bolachas caseiras e as castanhas que eram oferecidas são agora substituídas por diversas guloseimas.

É importante que esta tradição não seja absorvida pelo Halloween, uma vez que esta não tem nada haver com a nossa história.
Para mais informações sobre a históra deste dia clique aqui.

BODAS DE PRATA MATRIMONIAIS DE CARLOS E LÍBIA OLIVEIRA

Na passada terça-feira, dia 20 de Outubro, celebraram as Bodas de Prata do seu Matrimónio, Carlos Manuel da Silva Oliveira e sua esposa Líbia Maria Castro da Rosa Oliveira, com Missa de acção de graças celebrada no Império com a participação dos filhos Gina, Carlos e José Oliveira e de outros familiares e amigos da família.
Além de diligentes educadores dos filhos colaboram na Paróquia, particularmente nos grupos de Catequese e Liturgia, sendo assíduos à celebração do Dia do Senhor, juntamente com a família, como prometeram no dia do Casamento. Quem dera que todos os casais cumprissem aquilo que prometeram solenemente quando casaram. Parabéns e votos de muitas felicidades.
in jornal "O agir" de 26 de Outubro de 2009

FESTA DO ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS DO 1º ANO DE CATEQUESE

No Domingo, 18 de Outubro, realizou-se a Festa do Acolhimento das crianças do 1º ano da Catequese. Depois da homilia as crianças manifestaram o seu desejo de, pela Catequese, conhecer melhor Jesus, como o melhor amigo e assim desenvolver o dom da fé que receberam no Baptismo. Para o efeito receberam uma concha como sinal e recordação do seu baptismo, fazendo, a seguir, juntamente com os pais e a Comunidade, a profissão de fé. No final da celebração os pais rezaram um poema de acção de graças cuja 2ª estrofe dizia assim: "Nossos filhos alumia com Tua paz prometida: dá-lhes força, dá-lhes vida e a graça de cada dia".
As crianças do primeiro ano são as seguintes: Guilherme António Souto, Ana Beatriz da Silva Gomes, Simão Dutra André e Mara Sousa Medeiros. A celebração foi preparada pela respectiva Catequista, Líbia Maria Castro da Rosa Oliveira.
Parabéns a todos os participantes e votos de um bom ano catequístico.
in jornal "O agir" de 26 de Outubro de 2009

BAPTISMO: LÍVIA PEREIRA IZIDORO


No passado dia 3 de Outubro foi baptizada a menina Lívia Pereira Izidoro, filha de Marcelo Izidoro e de Sara Catarina Pereira Izidoro.
Foram padrinhos Diogo Faria e Marcela Mendes de Almeida.
Parabéns aos pais, padrinhos, avós e demais familiares.
in jornal "O agir" de 12 de Outubro de 2009

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets