segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SALÃO COM PERCALÇO

O Grupo Desportivo do Salão iniciou Domingo, dia 25 de Outubro, o campeonato com um percalço.

O jogo na Restinga com o Fayal teve como maior adversário dos “Azuis” o vento incomodo, em que não permitia o Salão elaborar jogadas de futebol corrido. Isso era vantajoso para o Fayal, que passou quase a totalidade do jogo a defender, após na primeira parte e num livre do meio campo coloca a bola na área do Salão e de novo a apatia que se abateu sobre a defesa Azul, a ditar que os dianteiros do Fayal facilmente concretizassem o golo. Golo este que aparece no inicio do jogo e que leva a equipa do Faial a defender durante todo jogo este resultado, onde os jogadores do Salão não o inverteram por infantilidade e displicência, sempre a jogar a passo e sem motivação, os miúdos da Restinga raramente faziam um remate à baliza dos verdes e quando tinham essa possibilidade faziam-no de forma desconcentrada. Atitude que tem de ser alterada pois estes jogadores têm capacidade para muito mais.
Próxima jornada o Salão folga e joga-se o Fayal Sport Clube vs. Grupo Desportivo Lajense.

No dia 8 de Novembro, o Grupo Desportivo do Salão volta aos jogos e deslocando-se à ilha do Pico para visitar o Lajense.
Informação técnica de Sérgio Gomes

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20091025_GDS_FSC

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SALÃO VENCE TORNEIO ABERTURA

O Grupo Desportivo do Salão conquistou este Domingo, dia 18 de Outubro o Torneio de Abertura da Associação de Futebol da Horta em Juvenis, num jogo decisivo no Estádio da Alagoa entre Fayal Sport e Salão.

Para os Verdes o empate era suficiente para conquistar este troféu, enquanto para os Azuis os 3 pontos eram necessários, após o apito inicial era visível a forma cómoda em que o Fayal se apresentava sempre a jogar com o relógio e sem pressas, no outro lado os Azuis também não corriam de forma irracional atrás do resultado jogando sempre de forma muito defensiva e só saía em contra-ataques.
Foi com esta toada que se alcançou a metade da 1ª parte e ai sim um abanão no jogo com duas situações consecutivas de jogadores do Salão isolados, mas a rematar fraco e para as mãos do guardião Verde. Zé Humberto e Pedro Pavão foram os obreiros de tal proeza. Chegou-se ao intervalo com um nulo no marcador, mas no reatamento era visível outra exposição do Salão no terreno, com mais jogadores na linha avançada. Fruto desta superioridade numérica, é com uma entrada fortíssima e de rompante que o Salão impôs-se sobre o adversário logo no reatamento do jogo, aparecendo muitas vezes pela esquerda através de Ricardo Correia, é num desses lances que a aparecer na diagonal e a rematar cruzado que assim se inaugurou o marcador. Estava feito o mais difícil, a partir deste golo o Salão tomou conta do jogo e manteve a posse de bola quase na totalidade de toda 2ª parte, ainda com resultado em 1-0 o jogador do Salão, Carlos Oliveira, tem de sair do terreno de jogo por se encontrar lesionado e com sangue numa mão. Após o tratamento da hemorragia o jogador deslocou-se para junto do assistente para este certificar-se que o mesmo estava em condições de reentrar e é feito sinal ao árbitro por este assistente que o jogador poderia entrar. No entanto, o que se assiste é a um enorme erro por parte do árbitro, que não autoriza a entrada do jogador, alegando que o jogo teria de estar interrompido para que o jogador pudesse entrar no jogo. Ora esta decisão por parte do árbitro, levou a que os ânimos se exaltassem por parte dos responsáveis do Salão, que terminou com a expulsão destes responsáveis e de um jogador dos Azuis. Analisando a lei é dito que se o jogador sair para trocar de equipamento como botas ou camisa ai sim o jogo tem de estar interrompido para reentrar mas não foi o caso, aqui a lei diz que o jogador tem de entrar pela linha lateral podendo o jogo estar a decorrer. É importante que em situações como estas se esclareçam as leis do futebol de forma a que os jogos decorram sem conflitos.
Após reatado o jogo o Salão sem Celso Pereira, a atitude dos miúdos do Salão foi enorme, com muita personalidade e espírito de equipa incutida neste grupo desde à muito. Os Azuis partiram para uma última meia hora de luxo, sempre com a bola junto ao solo e em jogadas bonitas, numa delas Décio aparece isolado na área e só com a falta do defesa do Fayal é que o avançado Azul é parado. O próprio Décio converte o penalty e aumenta para 2-0, pouco depois outra jogada entre Zé e Décio e este a bisar na partida e a dar a machadada final no resultado e na atribuição da conquista do Torneio de Abertura. Já nos incríveis 6 minutos de descontos que o árbitro deu o Fayal ainda marca um golo reduzindo o resultado para 1-3.

Próximo jogo do Salão é já Domingo, dia 25 de Outubro, pelas 11hh00m, na Restinga, com a 1ª Jornada do Campeonato, o adversário de novo Fayal Sport. Esperemos que a equipa de arbitragem faça um bom trabalho ajudando ao espectáculo que é o futebol.
Informações técnicas de Sérgio Gomes
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20091018_FSC_GDS

APRESENTAÇÃO DA EQUIPA DE INFANTIS DO GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO 2009/2010

Clique em cima das imagens para ver em tamanho maior.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PSD GANHAS AS AUTÁRQUICAS NO SALÃO

Ontem, Domingo, dia 12 de Outubro, os Saloenses foram a votos para decidirem o Presidente da Câmara Municipal da Horta, o Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia do Salão. Dos 366 inscritos apenas 86 não votaram, isto é, uma abstenção de 23,5%.

Relativamente à votação para a Junta de Freguesia do Salão encontravam-se dois candidatos a concorrer, Luís Rodrigues pelo PSD e Evaristo Rosa pelo PS. A vitória foi para o PSD com 54,64% dos votos contra 43,21% para o PS.
Relativamente à votação para a Câmara Municipal esta ficou assim distribuída:Relativamente à votação para a Assembleia Municipal esta ficou assim distribuída:

Votos para a equipa vencedora de um bom trabalho em prol de uma freguesia melhor.

sábado, 10 de outubro de 2009

SUPER EQUILIBRADO

O equilíbrio foi a nota dominante do sensacional jogo de futebol que aconteceu na Restinga, na noite de Sexta-feira, 9 de Outubro de 2009, o Salão recebeu o Fayal Sport num jogo a contar para o Torneio de Abertura. A noite estava calma e agradável para se assistir um jogo que por estes lados é um pouco inédito ter lugar à noite.
Na primeira parte o Fayal jogou a favor de um vento leve, mas que tinha o seu efeito e notou-se quando um jogador verde bate um livre directo para a baliza de Hugo e a redondinha entra bem ao vértice, quando o Fayal ainda nada tinha feito para merecer tal vantagem. De referir que na primeira parte o Salão teve a seu dispor várias situações de golo sempre em jogadas corridas, mas o acerto na hora do remate foi desastroso e foi com o Fayal Sport a vencer por 1-0 que se atingiu o intervalo.
No inicio do segundo tempo o técnico do Salão fez duas alterações com Miguel a entrar para o lugar de Hugo na baliza e Ricardo André a substituir Manu. Reiniciou-se o encontro e logo no primeiro minuto Ricardo Correia desce pela esquerda, cruza e Zé na frente da baliza a fazer o empate. Bola ao centro e decorridos apenas mais dois minutos é Décio que em jogada individual fura a defensiva verde e consegue a reviravolta no marcador com 2-1 para o Salão.
Quando se esperava um aumentar de pressão e de golos por parte dos Azuis, é precisamente o contrario que acontece, adormecidos sobre a curta vantagem o Salão permite que o Fayal suba no terreno e consiga em dois lances de bola parada colocar de novo o Fayal Sport em vantagem. No primeiro, num livre cobrado para a área de Miguel e uma apatia dos jogadores Azuis em tirar a bola fez com que facilmente um jogador da Alagoa empurra-se a bola para o empate, pouco depois e desta feita num canto, de novo os jogadores do Salão apáticos e sempre a espera que fosse o colega a sair para interceptar a bola e em jeito de fotocopia um jogador do Fayal com toda a calma pára a bola e coloca-a no fundo das redes do Salão efectuando assim a segunda reviravolta da noite e fixando o marcador em 2-3.
A partir deste momento apenas se viu o Salão, pois o único objectivo do Fayal foi destruir o que o Salão tentava construir, de forma a chegar em condições à baliza do seu adversário. Destaque ainda para duas boas jogadas de entendimento entre Décio e Ricardo, mas na hora de finalizar ficava o espelho do que foi uma noite má para os Juvenis do Salão. Já desde Fevereiro que esta equipa não perdia um jogo o último foi no Regional de Juvenis em S. Miguel e estava invencível na Restinga à já quatro épocas.
Próximo jogo do Salão é de novo com o Fayal Sport, no Estádio da Alagoa para finalizar o Torneio de Abertura, onde uma simples vitória por um golo de vantagem permite aos azuis conquistar este Torneio. Este jogo será no Domingo, dia 18 de Outubro, pelas 11h00m no Estádio da Alagoa.

Informações técnicas de Sérgio Gomes.
(Clicar na imagem para visualizar álbum de fotos)

20091009_GDS_FSC

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

VIAGEM TRANQUILA

Foi tranquila a viagem que o Grupo Desportivo do Salão fez até à vizinha ilha do Pico, mais precisamente até à vila baleeira das Lajes para defrontar a equipa local. Para além do mar calmo no canal e com o sol a nascer por trás da montanha, só umas chuvadas com alguma intensidade durante o jogo destoaram, mas não amedrontaram os miúdos da Restinga que golearam por 6-1, na passada segunda-feira, dia 5 de Outubro.
Após o apito inicial o jogo teve sentido único, o da baliza do Lajense, Décio com um hac-trick, Rui Faria que bisou e Zé Humberto fizeram os golos enquanto que pelos “amarelos” foi Calhoca que fez gosto ao pé embora num lance consentido para Miguel o guardião do Salão, mas estes lances acontecem também aos melhores.
Num jogo fácil para o Salão, Sérgio Gomes efectuou as 6 substituições que tinha à sua disposição ao intervalo e mesmo assim os “azuis” mantiveram um nível exibicional elevado.
Próximo jogo do Salão é Sexta-feira, dia 9 de Outubro, pelas 19h00m na Restinga onde o Salão recebe o Fayal Sport para acerto de calendário, este jogo não foi realizado devido ao cancelamento de uma jornada devido à morte repentina do Dr. Faria de Castro.

Informações técnicas de Sérgio Gomes e fotos de Carla Silva
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20091005_Lajense_GDS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

OUTUBRO EM MÚSICA


ABERTURA DA CATEQUESE 2009

Realizou-se ontem, Domingo, dia 04/10/2009, a cerimónia de abertura de mais um novo ano de catequese. A missa dominical serviu de base para esta celebração, contando com a presença de muitas crianças que irão iniciar este ano mais uma etapa na sua caminha de fé, com auxilio das suas catequistas. Serão cerca de 50 crianças que frequentaram a catequese este ano. As crianças da catequese tiveram um papel principal na Eucaristia de hoje, uma vez que foram responsáveis pelas leituras, assim como pelos cânticos e o cortejo de ofertório. Por sua vez, as catequistas perante o altar comprometeram-se para mais um ano de ensino da palavra de Deus.
Desejo a todas as crianças e adolescentes que iniciam agora mais um ano de catequese, que este ano de aprendizagem seja um passo para os tornar melhores cidadãos e formarem um mundo melhor. E que Deus ajude as catequistas nesta mesma caminhada.

(Clicar na imagem abaixo para vizualizar o álbum de fotos)
20091004_Abertura_Catequese

sábado, 3 de outubro de 2009

JOGAR E GOLEAR

Teve inicio hoje, Sábado, dia 3 de Outubro, os jogos oficiais para os Juvenis do Salão, o jogo era referente à 1ª Jornada do Torneio de Abertura e os “Azuis” receberam o Grupo Desportivo Lajense, das Lajes, ilha do Pico.
Antes do apito inicial era visível a ansiedade que pairava nos miúdos da Restinga, pois estes já levam cinco semanas de treinos e preparação para a época e apenas tinham realizado um jogo treino com os Júniores dos Flamengos com um resultado positivo- Daí a entrada fulgurante e esmagadora do Salão sobre a equipa das Lajes onde a equipa da casa tomou controlo do jogo, manteve a posse de bola e quase na totalidade da partida jogou-se no meio campo do Lajense. Com isto verificou-se no final um resultado de 13 a 1 para os da casa, na primeira parte já se verificava um 7-0 e após o intervalo onde Sérgio Gomes efectuou seis alterações, a equipa não se desequilibrou e manteve o alto nível que vinha demonstrando, fruto de o plantel ter 18 jogadores todos de qualidade. Referencia para os avançados Décio que marcou por 5 vezes e Zé Humberto que fez um hac-trick. Ricardo Fernando com 2 golos, Pedro Pavão e Luís Souto com 1 e um auto golo dos amarelos fecham a contagem.
Referencia para o golo do Lajense que surge num livre directo marcado de forma perfeita ao vértice sem dar hipótese ao guardião Miguel Leal que se estreou hoje pela sua nova equipa.
De salientar ainda neste jogo o minuto de silêncio em memória do Faria de Castro, recentemente falecido, assim como a afluência de muitos espectadores ao Campo da Restinga apesar das condições atmosféricas adversas e ainda o facto de alguns dos adeptos se terem vestido a rigor neste inicio de época e assim transmitirem o seu apoio aos jogadores do Grupo Desportivo do Salão.
Próximo jogo do Grupo Desportivo do Salão é já segunda-feira, dia 5 de Outubro, Feriado comemorativo da Implantação da Republica, com um acerto do calendário devido ao cancelamento de jogos pelo falecimento do Dr. Faria de Castro, no qual os azuis deslocam-se ao Pico para defrontar o Lajense sendo este jogo referente à 4ª jornada do torneio de abertura. O jogo é as 10h30m na vila baleeira.

Este Sábado também decorreu a 1ª Jornada do Torneio de Abertura dos Infantis, com os Infantis do Grupo Desportivo do Salão a defrontarem os Infantis do Futebol Clube dos Flamengos empatando dois igual, golos de Tiago Souto e José Oliveira.

Informações técnicas de Sérgio Gomes.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20091003_GDS_GDL

APRESENTAÇÃO DA EQUIPA DE JUVENIS DO GRUPO DESPORTIVO DO SALÃO 2009/2010

Clique em cima das imagens para ver em tamanho maior.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CALENDÁRIO DOS JOGOS



Amanhã, Sábado, dia 03 de Outubro de 2009, no campo da Restinga, pelas 14h30m, joga-se a 1ª jornada do Torneio de Abertura, com GDS a defrontar o Lajense.

Na Segunda-feira, dia 5 Outubro de 2009, pelas 10h30m, nas Lajes do Pico, joga-se a 4ª jornada do Torneio de Abertura, com um Lajense vs Salão.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets