quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dr. Faria de Castro

Faleceu hoje Faria de Castro - Presidente da Associação de Futebol da Horta - vítima de um ataque cardíaco fulminante.
Publicado: 2009-09-24 18:51:34 Actualizado: 2009-09-24 18:51:34
Por: Carlos Tavares


Um ataque cardíaco fulminante fez desaparecer hoje um faialense comprometido com a sua cidade e com a sua sociedade, do convívio dos seus pares e admiradores.

Faria de Castro esteve à frente da Associação de Futebol da Horta, depois, da Associação pela Defesa do Ambiente - Azórica - e, recentemente, era o representante da Associação de Defesa do Consumidor dos Açores.

A sua profissão, como professor de História, deixou-lhe sempre uma atitude de curiosidade e de comunicação para com os seus pares.

A cidade da Horta perde, assim, um dos seus mais inquietos cidadãos e um dos seus maiores voluntários.

Para quem viveu com o coração, agora, partiu pelo coração.

Fonte do texto: RTP Açores
Foto de Faial Digital
Pode-se ler também em (clicar para ler):
Sem dúvida uma perda enorme, estava ligado à nossa freguesia pelo casamento, residiu no Salão durante alguns anos e nesse período e após o mesmo sempre participou, dentro das possibilidades, nos eventos da nossa freguesia, era também um pouco Saloense
Paz à sua alma. O bote deseja sentidas condolências à família.

Dr. Faria de Castro aquando da publicação do livro Praia do Norte Freguesia Martir clique aqui para ver Até sempre...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

GDS vs. FAYAL SPORT CLUBE




No próximo Domingo, dia 27 de Setembro de 2009, no campo da Restinga, pelas 11h00m, joga-se a 3ª jornada do Torneio de Abertura, com GDS a defrontar o Fayal Sport Clube.
CANCELADO

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FESTA DOS CAVALEIROS 2009

Pelo quarto ano consecutivo realizou-se no Salão, no passado fim-de-semana, dias 19 e 20 de Setembro, a Festa dos Cavaleiros, um fim-de-semana em grande, preenchido com diversas actividades para os amantes dos cavalos e das touradas.
No Sábado, dia 19/09/2009, estava marcada para as 15h00m uma prova equestre, que devido a alguns atrasos só começou uma hora mais tarde, tendo sido a mesma realizada junto ao Polidesportivo do Salão. A prova era composta por uma série de perícias que os cavaleiros teriam que realizar e terminavam a mesma com três saltos a obstáculos. Pelas 22h30m, já se previa uma noite de festa, com grande afluência de pessoas da freguesia e não só, ao espaço do Polivalente do Salão, onde se realizou baile abrilhantado pelo grupo "Turma do Rodeo".
No domingo, dia 20/09/2009, os afazeres eram muitos desde montar o bar no exterior do Polivalente do Salão, à confecção de petiscos, a preparação e ornamentação dos Carros Bois e Cavalos, entre muitas outras actividades, indispensáveis para que a tarde corre-se da melhor forma. De salientar que este ano foram montados três bares, um na entrada do Polivalente, outro junto ao Império e um terceiro móvel montado na Canada do Mestre, lado do mar. Por volta das 14h45m, já eram muitas as pessoas que se juntaram no sítio da Lomba para ver a saída dos Cavaleiros e Carros de Bois enfeitados a rigor para a ocasião, quatro dois seis carros iriam transportar da Lomba até junto ao Polivalente as caixas onde se encontravam os animais para a Tourada. Após alguns atrasos, seguiram em cortejo através da Estrada Regional até local da festa, onde por volta das 16h00m já se encontravam algumas centenas de pessoas para presenciar o espectáculo. Pelo quarto ano consecutivo, o Salão recebe neste dia pessoas de toda ilha em número muito considerável e nunca visto na freguesia, nem mesmo na festa da sua Padroeira, Nossa Senhora do Socorro. Após a passagem do cortejo seguiu-se a Tourada, contando com um total de quatro animais a correr um de cada vez, nomeadamente o “Sem Ferro”, o “Ramiro”, o “Jarrão” e o “20 e meio”. Todos estes touros pertencem à Ganadaria Fernando Bettencourt, da Prainha do Norte, ilha do Pico. Não sendo tradição antiga da freguesia cada vez mais jovens e adultos vão fazendo frente aos touros demonstrando actos de coragem e valentia e proporcionando momentos de grande animação. Quando o último touro recolheu à caixa já estava anoitecendo, pelo que a festa foi intensa e muito animada que nem se deu pelo tempo passar. Seguiu-se a entrega de prémios pela Junta de Freguesia do Salão, contando com o apoio de diversas entidades. O júri, elementos do público, premiaram aqueles que mais se destacaram durante esta tarde de festa. Assim os premiados foram:
- MELHOR CAVALEIRO
1º lugar – Fernando Silva - Taça patrocinada por Auto Reparações Arnaldo Abreu
2º lugar - Elias - Taça patrocinada por Salão Car
- MELHOR CAPINHA
1º lugar - André - Taça patrocinada por de Pneuhorta, Lda.
- MELHOR CAVALEIRO FEMININO
1º lugar – Emanuela Pascoal – Construções Hélio Pereira
- CARRO DE BOIS – PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO
- Avelino Silva – Taça patrocinada por José Sebastião Freitas
- Manuel Eduíno Vieira – Taça patrocinada por Silva & Vargas Lda.
- Tomás Oliveira – Taça patrocinada por Jorge Gomes
- Avelino Silva - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- Avelino Silva - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- Luís do Cabeço - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- MELHOR CAVALEIRO VETERANO – Carlos Escobar - Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão
- MELHOR CHARRETE
1º lugar - José Escobar - Taça patrocinada por Casa do Povo do Salão
- CHARRETE – PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO
José Gaiola - Taça patrocinada por Pedro Silva
PRÉMIOS DE PARTICIPAÇÃO:
- José Eduíno Pinheiro – Taça patrocinada por Hortatur
- Miguel Silveira – Taça patrocinada por Junta de Freguesia do Salão

O presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues, aproveitou o momento de entrega de prémios para agradecer:
- Ludgero Freitas, pela dedicação a este evento;
- À Associação Hípica
- Aos cavaleiros que participaram;
- À Comissão de Festas da Paróquia do Salão pelo trabalho realizado na organização do bar, pastelaria e quermesse;
- À Casa do Povo do Salão pela cedência do espaço;
- Aos patrocinadores das taças;
e a todos os que colaboraram de uma forma directa ou indirecta, bem como a todos os presentes.
Para finalizar a festa, uma noite com Karaoke.
Durante toda a tarde e noite foi possível saborear porco no espeto, assim como um fantástico serviço de bar, pastelaria e uma interessante quermesse. De salientar que todos os fundos recolhidos neste fim-de-semana da Festa dos Cavaleiros reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão. Tendo este evento sido promovido pela Câmara Municipal da Horta, Junta de Freguesia e Casa do Povo do Salão.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)


20090919_Sabado_Cavaleiros

20090920_Domingo_Cavaleiros

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FESTA DOS CAVALEIROS 2009

FESTA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO 2009

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias de 12 e 13 de Setembro de 2009, a Festa de Nossa Senhora de Socorro, na freguesia do Salão. Apesar dos pontos altos desta festa terem sido no Sábado e no Domingo, os preparativos começaram bem antes. O septenário teve inicio no domingo, dia 06 de Setembro, com missa solenizada pelas 11h30m. Durante a semana o septenário realizou-se todos os dias pelas 20h30m, e contou com a presença dos sacerdotes Pde. Marco Luciano, Pde. Luís Dutra, Pde. Paulo Silva e claro com o nosso sacerdote Pde. José Alvernaz. As reflexões nestes dias abrangeram diversos temas, tendo sempre a Virgem Maria como ênfase, invocada na nossa Paróquia como Senhora do Socorro. Há ainda a destacar o facto de cada dia do septenário ter contado com a participação especial de diversos grupos, nomeadamente: a Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, Grupo Desportivo do Salão, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Grupo Folclórico do Salão, Movimento da Mensagem de Fátima e do Apostolado da Oração e Grupo de Jovens.
Durante o dia começavam os preparativos, desde a colocação das bandeiras que dão um colorido particular à zona da festa, passando pela montagem da iluminação, que conta desde sempre com o precioso auxilio do Sr. Eduardo Quaresma (natural do Salão, reside na freguesia da Ribeirinha, encontrando-se sempre disponível para ajudar na altura da festa da nossa Padroeira, e desta forma trazer um ar mais festivo ao local). O grupo de catequistas recolhe os prémios que as pessoas oferecem, nomeadamente algumas peças de artesanato confeccionadas pelas mesmas, e compram mais alguns, para desta forma organizarem uma quermesse mais aliciante. A comissão de festas faz os últimos preparativos para os petiscos e pastelaria.
Este ano o Dia Eucarístico, Dia de Nossa Senhora do Socorro (08/09/2007) celebrou-se na terça-feira com a habitual exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.

No Sábado, decorreu a "III Regata de Botes Baleeiros Senhora do Socorro", pelas 15h00m, na baía do Porto do Salão, apesar das condições metereológicas foram muitas as pessoas que se deslocaram até este local para presenciar a regata. Nesta prova, obtiveram-se as seguintes classificações:
- 1º lugar - Bote São José - Oficial César Matos - Junta de Freguesia do Capelo
- 2º lugar - Bote Sra. do Socorro - Oficial Pedro Garcia - Junta de Freguesia do Salão - Restante tripulaçao: Fernando Rodrigues, Emanuel Furtado, Tiago Escobar, André Pereira, Carlos Fialho e João Pereira.- 3º lugar - Bote Sra. das Angustias - Oficial José Gonçalves - Junta de Freguesia das Angustias
Os botes Sra. da Conceição com o Oficial João Sequeira do Clube Naval da Horta, Sra. de Fátima com o Oficial Ivo Rosa da Junta de Freguesia de Castelo Branco e Sra. da Guia com o Oficial Ilídio Pereira da Junta de Freguesia da Feteira, não terminaram a prova.
No final da tarde, pelas 19h00m, na Casa de Merendas no Parque de Campismo do Salão teve lugar um pequeno convívio entre todos os participantes, onde os mesmos puderam saborear um apetitoso frango de churrasco, acompanhado pelo tradicional pão de alho, cerveja, vinho e sumos. Seguiram-se os tradicionais discursos e entrega das taças, a taça para o 1º e 2º lugar foi patrocinada por Almeida e Filhos lda., a do 3º lugar pela Junta de Freguesia do Salão. Esperemos que no próximo ano, a quarta edição desta regata volte ao Salão com melhores condições atmosféricas para assim proporcionar um espectáculo único. De salientar que o Bote Sra. do Socorro ficou em 2º lugar no Campeonato do Clube Naval da Horta.

A recolha das oferendas teve o seu início pelas 18h00m, saindo três carrinhas com adolescentes e jovens, que passaram pelas ruas e canadas das várias zonas que compõe a freguesia nomeadamente Lomba, Centro e Canto. Estas oferendas foram arrematadas nos arraiais de Sábado e Domingo. Entre muitas outras oferendas podíamos encontrar a tradicional Massa Sovada, bolos, garrafas de bebida, fruta e legumes da época nomeadamente uvas, batata doce, feijão, surpresas, etc. Pelas 20h00m, estava agendada a Procissão de Velas que iria partir do lugar do Canto até ao Centro de Culto da Paróquia mas devido à chuva persistente a mesma foi cancelada. Em lugar da mesma foi rezado o terço no Centro de Culto. Seguiu-se septenário com Missa cantada e pregação do Pde. Marco Luciano terminando o mesmo com a consagração da Paróquia a Nossa Senhora.


Na parte cívica, o arraial foi transferido para o Polivalente da Casa do Povo do Salão devido às condições atmosféricas e contou com a actuação do Grupo Folclórico do Salão e baile com "Conjunto Rosvira". Durante toda a noite funcionou um serviço de pastelaria com bolos de sabores diversos, tortas, tartes e salame. Em simultâneo decorriam arrematações e no bar, podiam-se encontrar petiscos como bifanas, ovos, linguiça, batata recheada, etc., para matar a sede entre outras bebidas a sangria fresquinha. De salientar que apesar de as condições atmosféricas não terem sido as mais favoráveis, muitas foram as pessoas que se deslocaram até à nossa freguesia.

No Domingo, dia 13/09/2009, a manhã começou bem cedinho para a comissão de festas, que se dedicou à limpeza do espaço da festa e últimos preparativos no Centro de Culto para a Missa e Procissão. A Missa da Festa, celebrou-se pelas 15h00m, com a presença dos sacerdotes Pde. Paulo Silva, Pde. Francisco Xavier e Pde. José Alvernaz. A mesma foi solenizada pelo Grupo Coral com apoio de alguns elementos do Grupo Coral das Angústias, orientado pelo regente Eng. Norberto Oliveira e participação da Guitarra Portuguesa de José Alvernaz e no violão Manuel Escobar.
Seguiu-se o arraial com arrematações, quermesse, pastelaria, bar e concerto da Filarmónica “Lira Campesina Cedrense”.
Pelas 19h00m, realizou-se a Procissão que saindo do Centro de Culto seguiu até à Canada da Igreja a mesma foi acompanhada pelas Filarmónicas Lira Campesina Cedrense e Filarmónica Unânime Praiense. A imagem de São José foi levada por jovens da equipa do Grupo Desportivo do Salão, Nossa Senhora do Socorro pela Irmandade de Nossa Senhora e o palio pelos irmãos do Santíssimo Sacramento. Nesta procissão estiveram presentes, representações de entidades da nossa freguesia respectivamente: Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia, Casa do Povo, Grupo Desportivo e Grupo Folclórico. E ainda os adolescentes da Profissão de Fé que transportaram o guião de Nossa Senhora do Socorro enquanto três adolescentes que frequentam a catequese levaram o guião de São José, entre muito outros populares que quiseram se juntar a este momento da festa. Após a chegada da Procissão e a dada bênção final com o Santo Lanho, prosseguiu-se a festa com o arraial. Entretanto, efectuou-se o leilão do gado, momento procurado por muitos presentes principalmente lavradores. Durante a noite presenciou-se o concerto da Filarmónica Unânime Praiense e actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel continuando as arrematações, quermesse, pastelaria e bar. As rifas vendidas a favor da construção da nova igreja do Salão serão sorteadas no próximo Domingo, dia 20 de Setembro. De referir que as receitas geradas neste fim-de-semana de festa terão o mesmo objectivo.
Assim foi mais uma Festa de Nossa Senhora do Socorro que desde o ano passado se realiza junto ao Centro de Culto, o que sem dúvida é uma mais valia e leva a uma maior participação da comunidade.
Para visualizar os álbuns de fotos, clique nas imagens abaixo.

- Dia de Nossa Senhora do Socorro, dia 8 de Setembro de 2009
20090908_Dia_NS_Socorro
- III Regata de Botes Baleeiros Sra. do Socorro
20090912_Regata

20090912_Regata_(Fotos cedidas pela JFS)
- Sábado, dia 12 de Setembro de 2009
20090912_Sabado_Festa
- Domingo de Festa, dia 13 de Setembro de 2009
20090913_Domingo_Festa

domingo, 6 de setembro de 2009

PROGRAMA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO 2009

DIA 7, SEGUNDA-FEIRA
19h30m às 20h30m - Confissões
20h30m - Septenário com pregação. Participação especial dos Irmão da Irmandade do SSº Sacramento do Salão com as suas opas

DIA 8, TERÇA-FEIRA - DIA DE NOSSA SENHORA E DIA EUCARÍSTICO
18h00m - Exposição e adoração do SS.mº Sacramento
20h30m - Missa da Solenidade do Nascimento de Nossa Senhora. Participação especial dos Irmãos da Irmadade de Nossa Senhora do Socorro

DIA 9, QUARTA-FEIRA
19h30m às 20h30m - Confissões
20h30m - Septenário com pregação. Participação especial dos membro do Movimento da Mensagem de Fátima e do Apostolado de Oração

DIA 10, QUINTA-FEIRA - DIA DA RECONCILIAÇÃO
16h00m às 17h00m - Confissões com vários sacerdotes
19h30m às 20h30m - Confissões com vários sacerdotes
20h30m - Septenário com pregação. Participação especial do Grupo Desportivo do Salão

DIA 11, SEXTA-FEIRA - DIA DO DOENTE
17h00m - Confissões
18h00m - Missa e Sacramento da Unção dos Doentes
20h30m - Septenário com pregação. Participação especial do Grupo Folclórico do Salão
DIA 12, SÁBADO
15h00m - "III Regata de Botes Baleeiros Senhora do Socorro"
18h00m - Início da recolha de oferendas pela freguesia
20h00m - Procissão de velas (com saída do lugar do Canto)
21h00m - Septenário com pregação. Participação especial dos adolescentes e jovens
22h15m - Actuação do Grupo Folclórico do Salão, seguindo-se Chamarritas
23h15m - Baile com o "Conjunto Rosvira".

DIA 13, DOMINGO
15h00m - Missa da festa de Nossa Senhora do Socorro com pregação
16h45m - Arraial com a Filarmónica Lira Campesina Cedrense
19h00m - Procissão até à Canada da Igreja
20h30m - Continuação do arraial com a Filarmónica Unânime Praiense
23h00m - Actuação do Grupo Folclórico de Pedro Miguel, seguindo-se Chamarritas

Durante os arraias haverá quermesse, arrematações, no bar não faltarão os bons petiscos e na pastelaria deliciosos doces, etc.

JOGO TREINO

No inicio da nova época futebolística 2009-2010 e aos jogos no campo de futebol da Restinga, o Salão efectuou um jogo treino e de apresentação da sua equipa aos sócios e adeptos em geral que sempre acompanham equipa Juvenil dos Azuis.

O adversário foi o conjunto dos Juniores dos Flamengos, uma equipa de um escalão superior o que já vem sendo hábito nas últimas épocas nestes jogos treino, pois é uma forma de preparar a equipa para situações de maior dificuldade, o que se reflecte de forma positiva.
Para a história fica o resultado de 3-2 favorável aos miúdos do Salão, o que perspectiva uma boa época para os lados da Restinga, pois o conjunto continua forte e com rotina de vitórias. O jogo em si foi muito disputado e muito físico com os jogadores dos Flamengos, de idade superior a deixar marcas nos miúdos da Restinga, no entanto foi no jogar futebol sempre com a bola junto ao solo e com jogadas bonitas que o Salão superiorizou-se ao seu adversário. Referência para o hac-trick de Zé Humberto que em boas combinações com Décio baralharam a defesa contrária.
Fica um balanço positivo deste jogo treino, o que se espera é que também seja positivo o inicio do torneio de abertura, já no próximo Domingo quando o Salão receber o Lajense da ilha do Pico. Nesta época, os adversários dos azuis são Fayal Sport, Madalena e Lajense.
O próximo jogo é Domingo, dia 13 de Setembro, pelas 10h30m, no Campo da Restinga, com Salão vs. Lajense.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090905_GDS_Flamengos

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets