terça-feira, 28 de julho de 2009

NOITE DE FADOS


PROMESSA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

No passado Domingo, dia 26 de Julho, na missa dominical cumpriram uma promessa de coroar e servir ao Divino Espírito Santo o Sr. José Alvernaz Escobar André e família. Após a missa solenizada com coroação seguiu-se no Polivalente da Casa do Povo do Salão o almoço de sopas do Espírito Santo.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090726_Coroacao

segunda-feira, 20 de julho de 2009

NOITE DO CHICHARRO 2009

No passado, Sábado, dia 18 de Julho, no Parque de Campismo do Salão, realizou-se a Festa do Chicharro.
Integrada na Animação de Verão da Freguesia do Salão, esta festa foi organizada pela Comissão de Festas da Paróquia do Salão e contou com o apoio da Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta.

Durante a tarde, a animação já era muita no Porto do Salão, contribuiu para esta animação as pessoas que ocuparam as cerca de duas dezenas de tendas que se encontravam no Parque de Campismo.
Pelas 20h30m, iniciou-se a distribuição gratuita de chicharro (O Rei da Festa) e bolo de milho. Foram distribuídos 80 quilos de chicharro a dezenas de pessoas de várias pontos da ilha e não só, pois muitos turistas também se juntaram à festa. No Bar, organizado para este evento, não faltaram os bons petiscos.
Para abrilhantar este evento houve actuação de um grupo de Hip Hop da vizinha freguesia dos Cedros, baile com o conjunto 2010 e oportunidade para algumas Chamarritas.
De salientar que os fundos angariados nesta festa e na festa do São João Pequenino reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

20090718_Chicharro

sábado, 18 de julho de 2009

COLUNA "OS AMIGOS DO SALÃO..."

A coluna "Os amigos do Salão..." surgiu com o objectivo de recolher alguns dados, nomeadamente: nome, data de nascimento, morada, e-mail e um comentário sobre a ligação à freguesia e a este blog (facultativo). Para desta forma criar uma base de dados que possibilite a interacção entre pessoas que tenham alguma ligação à freguesia do Salão. Recentemente esta coluna cumpriu o seu objectivo na medida em que possibilitou o contacto entre duas primas, uma a residir no Salão e outra nos Estados Unidos da América que tinham perdido completamente o contacto e desta forma puderam reencontrar-se, utilizando o e-mail como meio de comunicação.
Incentivo a todos os leitores a contribuírem para esta pequena base de dados para que mais encontros se proporcionem, basta para isso enviarem um e-mail para marilia_medeiros@hotmail.com com os dados referidos anteriormente.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

SÃO JOÃO PEQUENINO, NO CABOUCO

Ontem, domingo, dia 12 de Julho, no Parque do Cabouco, festejou-se o São João Pequenino.
Os preparativos começaram pela manhãzinha, muito havia a fazer para que pelas 13h00m o almoço estivesse pronto, sendo o prato principal da ementa deste dia Frango de Churrasco, acompanhado por salada, batata frita e pão de alho. O almoço e o programa deste dia foi organizado pela Comissão de Festas da Paróquia do Salão, contando com o apoio da Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta, sendo que os fundo angariados reverterão a favor da construção da nova Igreja do Salão.
Antes do almoço, pelas 11h30m, realizou-se a missa campal, na eira do Parque Florestal do Cabouco, animada por cânticos jovens. Após a mesma procedeu-se à inauguração e bênção do painel alusivo a São João Menino, tiveram palavra neste momento o Presidente da Junta de Freguesia do Salão, Sr. Luís Rodrigues que fez votos para que esta tradição se perpetue no tempo e que a mesma continue a ser celebrada no segundo domingo de Julho. Tomou também a palavra o vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, Sr. Orlando Rosa.
A festa de São João Pequenino era comemorada antigamente no segundo domingo de Julho, no sitio da Quebrada onde se juntavam pessoas do Salão e de outras freguesias dos arredores, para fazerem piqueniques e dançarem-se chamarritas. Com a construção do Parque Florestal do Cabouco o Grupo Desportivo do Salão retomou a tradição, por alguns anos perdida, e as pessoas passaram a festejar este dia no referido local por ter melhores condições. Aproximadamente à 20 anos, aquando dos festejos, nesse ano também organizado pelo Grupo Desportivo do Salão, um emigrante que gostou muito desta festa e que tinha conhecimentos de algumas casas de azulejos no continente, deu dinheiro ao Sr. Henrique Escobar a fim deste numa das suas deslocações ao Porto comprar o azulejo dedicado a este santo. No entanto, por diversas razões só este ano foi possível a construção do nicho e colocação do respectivo painel, obra executada pela Junta de Freguesia do Salão, ao abrigo da delegação de competências da Câmara Municipal da Horta. De salientar neste facto histórico que há vinte anos no dia em que foi doado o dinheiro para aquisição do painel chovia por quase toda a ilha excepto no Cabouco.
Pelas 14h30m, entrou na eira o Grupo de Chamarritas do Pico e o Grupo Folclórico do Salão, para numa tarde soalheira e à moda antiga se bailarem chamarritas na eira do Parque do Cabouco até cerca das 21h00m. Os foliões prolongaram a festa por mais algum tempo ao som de música ambiente. Durante a tarde houve ainda a oportunidade de praticar alguns jogos tradicionais nomeadamente o bilro.
Durante toda esta tarde de folia, não faltaram no bar bons petiscos.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
20090712_Sao_Joao_Pequeno

domingo, 5 de julho de 2009

FESTA DO CHICHARRO 2009


No Sábado, dia 18 de Julho de 2009, o Parque de Campismo do Salão irá receber mais uma Festa Chicharro, com o seguinte programa:

20h30m - Distribuição gratuita de chicharro e bolo de milho

21h30m - Grupo de Dança Hip Hop

23h00m - Baile com o "Conjunto 2010"

No bar não irão faltar os bons petiscos.

SÃO JOÃO PEQUENINO, NO CABOUCO


No próximo Domingo, dia 12 de Julho de 2009, o Salão irá estar em festa no Parque Florestal do Cabouco, com o seguinte programa:

11h30m - Missa Campal

12h15m - Inauguração do painel alusivo ao São João (Menino)

13h00m - Churrasco (Senhas à venda junto da Comissão da Igreja e Junta da Freguesia do Salão)

14h30m - Animação com o Grupo de Chamarritas do Pico e do Grupo Folclórico do Salão

Haverá ainda jogos tradicionais.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets