domingo, 23 de novembro de 2008

MEMÓRIAS DE UM VULCÃO

No passado dia 21 de Novembro, Sexta-feira, pelas 21h00m, o Polivalente do Salão recebeu o Grupo de "Teatro Sortes à Ventura" com a peça "Memórias de um Vulcão". Este grupo de teatro pertencente à Escola Dr. Manuel de Arriaga apresentou uma peça com texto, encenação e direcção de actores por Victor Rui Dores. No final da mesma, houve ainda lugar para um pequeno diálogo entre os actores, encenador e o público sobre o tema Vulcão dos Capelinhos, um momento marcante da nossa história, sendo também o tema principal desta peça.A Organização deste evento, integrado no programa de Novembro Cultural esteve a cargo da INATEL e Câmara Municipal da Horta.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para vizualisar álbum de fotos)
20081119_Memorias_Vulcao

14ª EDIÇÃO DA SEMANA DESPORTIVA E CULTURAL

A Junta de Freguesia do Salão informa que à semelhança dos anos anteriores, irá decorrer nesta freguesia, mais uma edição da Semana Desportiva e Cultural, a 14ª Edição, cujas finais serão de 2 a 8 de Fevereiro de 2009.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 27 de Novembro, na sede da Junta de Freguesia.

As diferentes modalidades, decorrerão na Casa do Povo do Salão e no Polidesportivo do Salão, conforme abaixo se descrimina:

Polidesportivo:
> Sueca
> Cassina
> Dominó
> Truque
> Bilro

Casa do Povo do Salão:
> Matraquilhos
> Snoker (Fem. e Masc.)
> Badminton
> Setas
> Sueca (centro de convívio)
> Ténis de mesa (Fem. e Masc.)
> Tiro Carabina Pressão de ar 10 mm

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

DÉCIO DECIDE

Quem tem Décio tem golos e o avançado voltou a mostrar dotes de goleador no último jogo do Salão. A partida realizou-se na Restinga, pelas 11 horas do Domingo, 9 de Novembro 2008, o tempo estava sombrio e excelente para a prática do futebol, apesar do relvado estar um pouco escorregadio devido a forte chuva que caiu durante a noite.

Decorria a 4ª jornada do campeonato, os Azuis receberam o Fayal Sport e venceram por 2-0, uma vitória importante que permitiu que o Salão mantivesse o 1º lugar da classificação e descolasse dos adversários a nível pontual.
Quanto ao jogo existiram duas partes distintas, na primeira foi o reflexo do equilíbrio que há entre as equipas, oportunidades para os dois conjuntos mas sobretudo um jogo de muita luta no meio campo, das poucas ocasiões de golo conta-se o livre de Décio ao poste e o remate cruzado de Zé que faz passar a bola muito rente ao poste e já sem hipóteses para o guardião contrário. Da parte do Fayal é Gui que à beira do intervalo consegue rematar cruzado dando a sensação de golo mas, a bola sai por fora do poste.
Veio o intervalo e Sérgio Gomes coloca Adriano Souto em campo, com a entrada do avançado e a saída de Rui Faria um médio, o Salão alarga a sua frente de ataque e demonstrou que na Restinga é muito difícil passar, pois durante toda a segunda parte assistiu-se a uma pressão Azul muito forte com um Fayal a fazer tudo para se defender. As jogadas de ataque sucediam-se em especial pelas alas, agora com Décio e Zé bem abertos e com Adriano no centro do ataque a receber cruzamentos sucessivos e a criar oportunidades de abrir o activo, mas foi quando o Salão colocou a bola no chão ainda no meio campo e saiu a jogar pelo centro com tabelas sucessivas, que é feita uma falta sobre Carlos fora da área dos verdes. Logo Décio pega na redondinha e coloca-a a jeito no local e ao apito do árbitro cobra um livre, que com mais jeito que força consegue fazer a bola entrar bem junto ao canto inferior direito do guardião do Fayal, estava feito o primeiro e o mais difícil. A partir daqui, foi tudo mais fácil, o Fayal percebeu que não havia volta a dar e entregou-se, quanto ao Salão não baixou o ritmo e continuou ao ataque massacrando a defesa contrária, à procura do tento da tranquilidade. Surge novo livre, no mesmo local e de novo Décio a tentar a graça mas desta feita bela defesa do guarda-redes do Fayal para canto. É deste lance que surge o momento do jogo, com canto batido para a área e após corte do defesa verde para a zona do penalty, Décio de costas para a baliza eleva-se e numa bicicleta perfeita faz a bola entrar com violência rente à barra selando o resultado e uma exibição de luxo. Dois golos importantes para o clube da Restinga, mas também bonitos e dignos de outros palcos onde se joga a nível profissional.
Após o tento da tranquilidade, o treinador Azul mexe na equipa recuando Zé para o meio campo e faz entrar Guilherme Soares, para poupar o seu capitão Décio. Até final, foi só manter a posse de bola e controlar o jogo, que com muita justiça estava ganho. Nota final para a estreia a titular de Celso Faria, o guardião que normalmente é suplente, já havia dado boas indicações nas poucas oportunidades que teve e com uma estampa física que enche a baliza intimida o adversário sendo mais um trunfo para o plantel Azul.

Próxima jornada o Salão folga e joga-se um Fayal vs Madalena, sendo que o próximo jogo dos Azuis é no dia 30 de Novembro na Madalena do Pico.

No final do jogo os jogadores, colaboradores do Grupo Desportivo do Salão e alguns adeptos tiveram a oportunidade de festejarem o aniversário do Treinador Sérgio Gomes. Desejamos-lhe muitas felicidades.

Informações técnicas de Sérgio Gomes e fotos de Celestina Fialho
(Clicar na imagem abaixo para vizualisar álbum de fotos)
20081109_GDS_FSC

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ACERTAR O PASSO

O campeonato de Juvenis teve mais uma jornada na manhã do Domingo, 2 de Novembro de 2008. O Salão recebeu o Madalena naquela que era a terceira jornada e última da primeira volta, restando ainda mais três voltas. O Desportivo do Salão bateu o Madalena por 4-1 e com esta vitória colocou-se na primeira posição da tabela classificativa, apesar de Madalena e Fayal também terem 3 pontos assim como o Salão, é na diferença de golos que os azuis levam vantagem e assim usufruem da posição cimeira. Este é o reflexo do equilíbrio existente entre as três formações, o Salão que ainda não tinha pontuado, aproveitou esta jornada para acertar o passo. Quanto ao jogo, a superioridade do Salão foi evidente, a equipa do norte faz-se valer do factor casa e do apoio dos seus adeptos e o resultado expressa o que se passou nas quatro linhas. Logo no inicio do jogo os azuis saem com a bola e acampam no meio terreno dos do Pico e através de uma insistência de Décio Fialho pela esquerda, com cruzamento para a área, onde aparece Zé Humberto a empurrar a bola para o fundo das redes. Ainda se sentavam alguns adeptos para assistir a mais um jogo na Restinga e já Zé fazia o primeiro com apenas dois minutos de jogo. A toada atacante dos azuis continuava, mas era o guardião da Madalena que brilhava, o jovem que também defende as redes da Selecção, fez um punhado de defesas incríveis e evitou que o resultado não fosse mais avolumado, mas a insistência do Salão com muitos cruzamentos e lances bonitos de ataque acabou por dar frutos, com cruzamento da direita e Décio a receber na área e após parar a bola, consegue evitar três defesas e rematar cruzado fazendo o 2-0. Até final da primeira parte os lances de ataque sucediam-se, mas foi a Madalena que no último minuto consegue sacudir a bola da sua área para a baliza contrária e num desentendimento infantil entre o central Luís Silva e o guardião Hugo André, a bola fica à mercê do avançado da Madalena e foi só concretizar o tento de honra.
Logo depois veio o intervalo e com isto a Madalena ganhou ânimo e entrou bem no segundo tempo, mas a defesa azul aguentou bem a pressão e após Sérgio Gomes mexer na equipa fazendo entrar um avançado, Adriano Souto, o mesmo não perdeu tempo e na primeira ocasião de golo não perdoou fazendo o tento da tranquilidade. Com isto, a equipa do Pico baixou os braços e o domínio do Salão foi total. É já a meio do segundo tempo que os azuis fecham o marcador, com o médio Rui Faria a rematar forte do meio da rua, fazendo um golo de encher o olho. Estava feito o quarto e ultimo da partida. Logo depois o treinador da Restinga faz entrar o resto dos suplentes que tem a sua disposição e aproveita para poupar alguns jogadores influentes como foi o caso do capitão Décio.
Nota final para o excelente jogo de Carlos Oliveira que no segundo tempo se lesionou, mas nunca se entregou e terminou o jogo com dificuldades mas a cumprir como é o seu hábito.
Próximo jogo do Salão é já no Domingo, dia 9 de Novembro recebendo o Fayal Sport, joga-se assim a quarta jornada do campeonato, e a primeira da segunda volta.
De referir ainda a relação de amizade sincera entre os jogadores e colaboradores do Grupo Desportivo do Salão, que se manifestou mais uma vez no passado Domingo após o jogo com a celebração do aniversário do Sr. Manuel da Silva em que não faltou um bolo surpresa e todos os presentes no lanche dos jogadores a cantarem os Parabéns.

Informações técnicas de Sérgio Gomes e fotos de Celestina Fialho.
(Para visualizar álbum de fotos clicar na imagem abaixo)

20081102_GDS_Madalena

domingo, 2 de novembro de 2008

DIA DE TODOS OS SANTOS OU DE PÃO POR DEUS

Ontem celebrou-se o Dia de Todos os Santos, a festa é solenizada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de Novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas baptizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou.
Este dia, muito esperado pelas crianças é também conhecido como o dia de pedir “Pão por Deus”, apesar de o Halloween estar a entrar fortemente nas nossos costumes com pequenas festas e já algumas crianças a sair fantasiadas de pequenas bruxas, monstros, etc., o dia de “Pão por Deus” continua a ser o mais importante, no qual se verifica muita movimentação nas ruas. As crianças, que antigamente vinham com as suas saquinhas de retalhos, substituem agora as mesmas pelas práticas mochilas e correm todas as casas da freguesia. Para além das crianças, antigamente alguns adultos, principalmente os mais necessitados percorriam as casas em busca de alguns alimentos, os tempos eram outros e a pobreza apertava em algumas situações. Também o tradicional milho cozido, pão, castanhas e bolachas caseiras que eram oferecidos nestes dias, foram substituídos pelas mais diversas guloseimas e dinheiro. No final de receberem o “Pão por Deus”, as crianças agradeciam e agradecem dizendo “Seja por alma dos seus defuntos.”, ao que os donos da casa respondem “Assim seja.”.
É ainda um dia de convívio entre as famílias que aproveitam para se visitarem.
Marília Medeiros

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets