sexta-feira, 15 de agosto de 2008

HORTA 175 ANOS DE HISTÓRIA – SEMANA DO MAR 2008

“A Semana do Mar, que se realiza ao longo da primeira semana no mês de Agosto, para além de constituir o maior festival náutico do País, conta com diversas outras actividades de cariz cultural e de entretenimento, podendo afirmar-se estarmos na presença da maior festa da ilha do Faial e uma das mais importantes do arquipélago, assumindo até, na sua dimensão marítimo-desportiva, uma projecção internacional cada vez mais digna de registo. Actualmente organizada pela Câmara Municipal da Horta, embora com o contributo de outras entidades ligadas aos desportos náuticos e ao turismo, entre as quais assume particular destaque o Clube Naval da Horta, o evento abarca diversas provas desportivas de diferentes modalidades, enchendo e embelezando a Baía da Horta, o Canal entre o Faial e o Pico e a Baía de Porto Pim. É extenso e rico o conjunto de acontecimentos, contando com regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros, provas de remo, canoagem, jet-ski, natação, pólo aquático e pesca desportiva, entre muitos outros.
Apesar de encontrar no festival náutico a sua principal razão de ser, a Semana do Mar alarga-se a terra, com os concertos dos grupos musicais, a actuação de ranchos folclóricos e grupos etnográficos, as exposições, a venda de artesanato, a gastronomia, tudo isto num ambiente de festa e diversão.“ in
http://www.semanadomar.net/
È desta forma que o site oficial do maior evento organizado na ilha do Faial nos introduz sobre a Semana do Mar. Uma semana de festa e convívio que movimenta todos os quadrantes da nossa sociedade. Não é apenas uma festa da cidade mas sim, uma festa da ilha em que todos os dias cada freguesia apresenta o melhor que tem, tanto nas provas desportivas, como nas actuações dos grupos, no artesanato, gastronomia, etc…
Muitos seriam os pontos de reportagem desta festa, vou deixar aqui apenas um pequeno cheirinho de dois. São eles a Regata de Botes Baleeiros, um espectáculo de extraordinária beleza tendo como pano de fundo o Canal Faial – Pico e no encerramento da Semana do Mar o Corso Etnográfico que este ano teve como tema “Horta 175 Ano de História” e em que participam todas as freguesias.
De destacar na Regata a ausência do Bote Sra. Do Socorro, pelo mesmo se encontrar danificado.
No Corso:
- Transportada em charrete abriu o corso a Rainha das Festa de LES SABLES, cidade francesa onde se inicia a regata Les Sables-Horta-Les Sables.
- A freguesia das Angústias, trouxe-nos “OS PRIMEIROS POVOADORES” – Em Maio de 1468 desembarcaram, no areal de Santa Cruz, na actual cidade da Horta, uma segunda leva de povoadores oriunda da Flandres, capitaneada pelo fidalgo flamengo Josse Van Hurtere. Este desembarque seguiu-se a um primeiro, ocorrido dois anos antes, na Praia do Almoxarife, cujos elementos se estabeleceram no lugar que tomaria o nome de “Vale dos Flamengos”. Rezam os relatos que, nas duas viagens, desembarcaram, na ilha do Faial, cerca de duas mil pessoas, munidas de utensílios e alfaias agrícolas, bem como de animais para garantirem o seu sustento. Por cá se fixaram muitas famílias, algumas delas mantendo apelidos flamengos: Dutra, Silveira, Goulart, Terra, Bulcão, Rosa e Brum.
- A freguesia dos Cedros, trouxe-nos “A IMPRENSA – ECO CEDRENSE” – Deve-se a João José da Graça a introdução da imprensa na ilha do Faial, no dia 10 de Janeiro de 1857, altura em que é publicado “O Incentivo”, periódico noticioso e literário. (…) Surgido mais tarde, mas integrado numa tradição jornalística, “Eco Cedrense” haveria de ser a primeira revista faialense de âmbito estritamente rural, a fazer eco das preocupações da população da freguesia dos Cedros.
- A freguesia da Matriz, trouxe-nos “HORTA DE VILA A CIDADE” – Foi por intermédio dos esforços de António José Ávila (1807-1881), mais conhecido por Duque de Ávila e Bolama, que a vila da Horta obteve, de D. Pedro IV, o alvará de elevação a cidade, no dia 4 de Julho de 1833. Mais tarde, seria de igual modo, devido à sua especial amizade com Rei D. Luís que obteve, em 1865,para o seu berço de origem, o título de “Muito Leal Cidade da Horta” e o escudo de armas que é ainda hoje o símbolo heráldico local.
- A freguesia da Praia do Almoxarife, trouxe-nos “HORTA NO CENTRO DO MUNDO” – “E isto era o rosto ancorado da civilização! Era a mais alegre, a maior cidade pequena do mundo.” (Pedro Silveira) O constante movimento de embarcações mercantes, baleeiras e militares (…) A presença das várias companhias dos cabos submarinos, teve um reflexo muito importante na sociedade faialense (…) a freguesia da Praia do Almoxarife apresenta a época em que a Horta andava numa roda viva com povos de todas as nacionalidades já que o seu porto era ponto de escala obrigatória sendo possuidora de grande animação.
- A freguesia do Salão, trouxe-nos a “CAÇA À BALEIA” – Antes da caça à baleia se tornar uma actividade industrial radicada nos Açores, as baleeiras norte-americanas tinham sido um recurso para a mão de obra açoriana e, principalmente, o veículo privilegiado para se atingir o território do Novo Mundo, em fuga ao recrutamento militar e à fome. Foi grande o impacto produzido pela caça à baleia na vida açoriana, sobretudo nas ilhas do grupo central (com destaque para o Pico e Faial), a nível da sua incidência no tecido social e da sua importância económica. A freguesia do Salão viveu de perto esta tradição baleeira e disso nos dá hoje testemunho.
- A freguesia da Feteira, trouxe-nos “N. SRA. DE LOURDES – 125 ANOS” – Realiza-se anualmente, no último fim-de-semana de Agosto, a festa em honra de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da localidade da Feteira – uma festividade associada aos pescadores, sendo a mais concorrida da freguesia.
- A freguesia do Capelo, trouxe-nos “VULCÃO DOS CAPELINHOS – A EMIGRAÇÃO” – O Vulcão dos Capelinhos foi o acontecimento que mais marcou a história açoriana do século XX. A erupção vulcânica verificou-se no dia 27 de Setembro de 1957, pelas 8 horas da manhã, a cerca de 2 km ao largo da ponta oeste do Faial, junto aos ilhéus dos Capelinhos, e prolongar-se-ia até ao dia 24 de Outubro de 1958. Entre 1957 e 1961, oito mil faialenses emigraram para os Estados Unidos da América. Os fluxos emigratórios continuaram nos anos seguintes e nada na ilha viria a ser como dantes.
- A freguesia da Praia do Norte, trouxe-nos “FERIDAS DE UM VULCÃO, 12 DE MAIO 1958” – As freguesias do Capelo e da Praia do Norte ficaram completamente destruídas devido à actividade sísmica de 1957/1958 (…)
- A freguesia da Ribeirinha, trouxe-nos “HORTA CIDADE: PORTA DE ENTRADA” – Na década de 60, e com mais intensidade no pós sismo de 1 de Janeiro de 1980, a Ribeirinha acolheu famílias jorgenses que procuravam um lugar seguro para refazer as suas vidas.
- A freguesia de Pedro Miguel, trouxe-nos os “VENDILHÕES” – Os vendedores ambulantes fazem hoje parte do nosso imaginário: os pregões dos latoeiros, dos amoladores, dos vendedores de peixe, fruta, queijos e ovos ecoam ainda na nossa memória afectiva.
- A freguesia de Castelo Branco, trouxe-nos “TRAJES FAIALENSES” – (…) o objectivo de mostrar como o nosso povo vivia e trajava em tempos que já lá vão.
- A freguesia dos Flamengos, trouxe-nos “O ESPÍRITO SANTO” – Festa do povo para o povo, o cumprimento de votos e promessas à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade (…)
- A freguesia da Conceição, trouxe-nos “OS MOINHOS” – (…) os moinhos de vento existentes no Faial, sobretudo os que se situam na Lomba do Pilar, na Espalamaca, possuem reminiscências flamengas, já que a sua tipologia é muito semelhante aos moinhos da Flandres do século XVI.
As descrições atrás apresentadas são excertos da brochura distribuída antes da passagem do mesmo.
Para mais informações e fotos da Semana do Mar 2008 poderá aceder ao site: http://www.semanadomar.net/
Marília Medeiros
(Clicar nas imagens abaixo para visualizar álbum de fotos)
SM_Regata_08
SM Corso

RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE TRANCOSO EM INTERCÂMBIO COM O GRUPO FOLCLÓRICO DO SALÃO

O Grupo Folclórico do Salão recebeu entre os dias 01 a 11 de Agosto o Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso. Este Rancho, como se pode ler no site deste grupo (http://ranchotrancoso.com.sapo.pt/), teve a sua origem em 1980 para abrilhantar as festas do santo casamenteiro "Santo António". E de tal forma se exibiu e o êxito foi tal , que o povo e as entidades da terra tudo fizeram para a sua continuação. Mas Trancoso tem raízes folclóricas mais profundas, pois existem provas de que em 1911 havia um Rancho Folclórico que ainda sobrevivia em 1924 como "Rancho Folclórico de Trancoso" e em 1927 como "Rancho dos Pedrinhos". Depois o interregno foi maior.
Em 1975 teve uma experiência muito significativa como um Rancho que os estudantes do ano do propedêutico criaram para ocupar o seu tempo e que viria a ser o seu embrião do de 1980. Finalmente, mais tarde é o próprio Rancho a fundar a "Associação Cultural e Recreativa de Trancoso", onde se tem mantido inserido.
Os trajes , as danças e cantares deste rancho retractam a maneira de viver dos finais do século XIX , principio do século XX .
As danças e cantares do Rancho são resultado de muitas horas gastas por todo o concelho na recolha de um folclore genuíno, e tem sido rigorosa a escolha das danças e cantares. É muito diversificado o repertório, contemplando desde a "dança alta", que inclui todas as danças de amplos movimentos de braços e pernas e grandes voltas, ou seja, as danças do povo, das quais se destacam a "Ceifeira", a "Dobadeira", "A Lenha da Maciera", entre outras.
Assim como a "dança baixa", da qual fazem parte as danças palacianas e de corte , sem saltos , nem bruscos movimentos de corpo, de cerimoniosos gestos de braços e pernas e os pés mal se levantam do chão e como exemplo destas danças temos a "Palaciana", o "Meu Amor como Está como Passa", etc. (...)
Dentro dos trajes e sempre acompanhados dos utensílios que lhes pertence, têm trajes como o da "leiteira", da "ceifeira", da "lavadeira", dos "pastores", do "homem da palhoça", dos "cavadores", do "cocheiro", da "criada de servir", dos "camponeses" , dos "lavradores abastados", dos "noivos", dos trajes de "festas e romarias" e ainda dos trajes dos "fidalgos", já que esta é região de casas apalaçadas.
O Rancho tem igualmente espalhado as musicas, dançares e cantares de Trancoso por todo o País e ainda por o estrangeiro, tendo já ido a Espanha , França , e Suiça .
Realiza ainda um festival de folclore que conta já com 15 edições.

Durante a estadia na nossa freguesia o Grupo Folclórico do Salão realizou diversas actividades por forma a dar a conhecer a ilha, as nossas tradições e história, as nossas gentes e locais, bem como dar conhecer o trabalho e história do Rancho de Trancoso, a saber:
- No dia 01/08/2008, teve lugar a recepção e jantar de Boas-vindas, foi o primeiro contacto entre os dois grupos e onde não puderam faltar as tradicionais Sopas do Espírito Santo e a Massa Sovada, tão características da nossa terra.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_Chegada


- O dia 02/08/2008, foi dedicado a conhecer a nossa freguesia e à noite a primeira apresentação em público junto ao Clube Naval da Horta seguindo-se a actuação no Festival de Folclore, inserido nos festejos da Semana do Mar 2008.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_CNH_Festival
- No dia 03/08/2008, teve lugar a visita à ilha do Pico, com actuação nas Festas do Cais de Agosto, em São Roque do Pico.
- No dia 04/08/2008, após visita ao Museu do Peter, o Rancho de Trancoso foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
- O dia 05/08/2008, foi dedicado à Cidade da Horta e ao seu Museu. Pelas 21h30m este grupo em conjunto com o Grupo Folclórico do Salão actuou no Polivalente da nossa freguesia.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_Salão
- No dia 06/08/2008, foi o dia de visitar o Museu da Baleia e actuações no Lar de São Francisco e Hotel Faial.
- No dia 07/08/2008, a visita à Cooperativa e Escola de Artesanato marcou um dia sabores e cultura local, encerrando o mesmo com a actuação do Rancho na Semana do Mar.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_Semana_Mar

- No dia 08/08/2008, foi tema do passeio a nossa paisagem natural onde foi ponto obrigatório de passagem o Parque do Cabouco e a Caldeira.
- Continuando com o tema do dia anterior, no dia 09/08/2008, foi dado a conhecer o Parque do Capelo (com almoço e jantar neste local), os Capelinhos e o Varadouro.
- Os dias passaram tão rápido que no dia 10/08/2008, após a missa das 11h30m solenizada pelo Rancho de Trancoso, estava na altura de começar as despedidas, aproveitando ainda o último dia da Semana do Mar, pois no dia 11/08/2008 era a altura de regressar a Trancoso.
Espero que os elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso tenham levado as melhores recordações da nossa ilha.
(Para visualizar o álbum deste dia clicar na imagem abaixo)
RT_Missa
Hoje, dia 15/08/2008, quem está de partida é o Grupo Folclórico do Salão, completando assim a outra perna do intercâmbio, é a altura do nosso grupo ir conhecer as gentes e locais de Trancoso. Desejo a todo grupo uma boa viagem recheada de alegres momentos.
Para mais informações sobre este intercâmbio pode visitar o site do Grupo Folclórico do Salão - http://grupofolcloricodosalao.wordpress.com/
Marília Medeiros

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PARABÉNS AO JORNAL "O AGIR"

O Jornal "O agir", da freguesia do Salão, celebra hoje o seu 10º aniversário.


Foi precisamente há 10 anos a trás que pela tardinha, saiu a primeira vez à rua. Um jornal, que poucos dias depois do seu n.º 1 andar a circular, já se falava por toda a freguesia e ilha.
Um grupo de jovens nessa altura ousou falar mais alto dos problemas da freguesia e encontrar um meio para que todos fossem informados numa altura, em que devido ao Sismo de 1998, as pessoas estavam ansiosas por informação sobre o que se seguiria.
Umas vezes criticado por uns e outras apoiado por muitos, seguiu o seu rumo deixando na história da freguesia do Salão uma compilação preciosa de informações sobre a história presente e passada.
Acho que é necessário não esquecer o objectivo inicial do mesmo, ou seja falar da freguesia para a freguesia.
Como membro fundador deste jornal, no inicio semanário, agora quinzenário, dou os meus parabéns a todos os que passaram por esta equipa e aos que agora dão continuidade a este projecto, principalmente ao Sr. Pde. José Alvernaz que tem assegurado este jornal desde o inicio, desejando ainda que tenha uma longa vida recheada de grandes noticias.

Curiosidades:
- No primeiro aniversário do Jornal "O agir", a equipa organizou uma semana de festas terminando no Sábado com o 1º Concurso da Miss Salão.
- Das entrevistas realizadas há a destacar a entrevista a Dra. Maria Barroso (esposa de Dr. Mário Soares), aos Xutos e Pontapés e ao ex-Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.
- Recolha e publicação de informação histórica e sobre as tradições da freguesia do Salão.
- Criação do Clube dos Amigos de "O agir", organizando com os membros um acampamento, passeios entre outras actividades.

Marília Medeiros

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

FESTA DO ESPÍRITO SANTO EM SÃO JOSÉ, CALIFÓRNIA

Realizou-se no passado mês de Junho, nomeadamente nos dias 28 e 29, a Festa em Louvor do Divino Espírito Santo, organizada pela Irmandade do Espírito Santo de São José, na Califórnia.
A festa começa uma semana antes, com o Terço rezado e a Salvé Rainha cantada à moda antiga, como se faz na nossa freguesia, na capelinha da I.E.S. (Irmandade do Espírito Santo). Este local foi a primeira Igreja das Cinco Chagas que serve a comunidade Portuguesa em São José. Esta Igreja surgiu há 94 anos como uma pequena capela, em simultâneo com a fundação da I.E.S.. A actual Igreja situa-se ao lado do espaço pertencente ao I.E.S. e onde se localiza a Capela inicial, tendo sido construída com a ajuda de 304 famílias portuguesas.

Todos os anos no último fim-de-semana de Junho, a I.E.S. organiza esta festa que junta entre 5 a 6 mil pessoas, sendo a maior festa portuguesa na cidade de São José, Califórnia, EUA.
No Sábado, a festa começa com a Missa Campal, é seguida por actuações de Grupos Folclóricos, artistas vindos de fora, sendo que este ano contou com a actuação de duas marchas de São João e por fim baile ao ar livre e dentro do edifício da I.E.S. cantigas ao desafio à moda da Terceira.
No Domingo, há o desfile que saindo da I.E.S. passa pela Igreja dirigindo-se em frente até ao local, onde estão situados alguns espaços comerciais cujos proprietários são portugueses, nomeadamente:
- o "Café Docanto" cujos donos são Liduíno e Cristina Pinheiro (a Cristina é saloense filha do José e da Filomena Ramos);
- "Cristiano Fotógrafo", faialense que se radicou nos EUA e que na altura do Vulcão realizou uma enorme reportagem fotográfica deste acontecimento, passados 50 anos, o filho actual proprietário do estabelecimento colocou uma pequena mostra deste momento da nossa história a decorar a montra;
- entre outros estabelecimentos comerciais a destacar ainda um pequeno supermercado recheado de produtos portugueses.
A este local dão o nome de "Little Portugal" (Pequeno Portugal).


Incorporam o desfile cerca de 30 Rainhas vindas de vários pontos da Califórnia , mulheres ou homens com cestos de rosquilhas, como se faz na ilha do Pico, foliões com origem nas tradições das diferentes ilhas açoreanas, bandas filarmónicas e as Rainhas da I.E.S. de São José entre outras entidades. São duas as Rainhas desta Irmandade: a Rainha Pequena e a Rainha Grande. Ambas são acompanhadas pelas suas aias e à frente destas, casais aos quais se chamam meninos das flores. No final vem os directores e o presidente acompanhados pelas esposas. Este ano foi Presidente o Sr. Henrique, casado com Elisabete Oliveira, nascida no Salão é filha de Maria Olivia Duarte e de José Ferreira.
Depois do desfile há a Missa com a Coroação das Rainhas, seguindo-se almoço de Sopas do Espírito Santo servidas no salão I.E.S. para todos os que os presentes, sem necessidade de convite. Fora do edifício começa o arraial com quermesse, arrematações, actuação de Bandas Filarmónicas e outros grupos e no bar não faltam os bons petiscos com o sabor a Portugal.
De referir ainda, que nesta cidade existe um grande número de emigrantes Açoreanos, o que leva a estas festas possuírem uma grande componente das tradições das nossas ilhas.

Informações e fotos gentilmente cedidas por Adélia Escobar.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
IES San Jose

domingo, 3 de agosto de 2008

BODAS DE PRATA - FERNANDA E AFONSO

No dia 31 de Julho de 1983, Fernanda e Afonso Pereira celebravam o seu matrimónio na Igreja Paroquial do Salão. Passados que são 25 anos do seu casamento, o casal juntamente com os seus quatro filhos André, Verónica, Marta e João Pedro e família, quiseram agradecer a Deus os dons recebidos ao longo destes 25 anos. A Eucaristia de Acção de Graças foi celebrada na quinta-feira dia 31 de Julho pelas 19h30m no Centro de Culto desta freguesia.
Parabéns e votos de muitas felicidades ao longo da sua vida.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Fernanda e Afonso

FÉRIAS FIXES 2008

Decorreu na freguesia do Salão entre 01 a 31 de Julho o programa Férias Fixes 2008, organizado pela Junta de Freguesia do Salão e com o apoio da Câmara Municipal da Horta. Este programa de ocupação dos tempos livres das crianças entre os 6 e 12 anos, decorreu todos os dias úteis de Julho, das 09h30m às 12h30m. Contando com as seguintes actividades:


1.ª Semana
Gincana de Bicicletas no Campo de Futebol do Grupo Desportivo do Salão
Utilização de Skates e Patins em Linha junto ao Polivalente do Salão
Jogos Tradicionais
Ida ao Clube Naval da Horta (natação, vela e canoagem)

2.ª Semana
Passeios Pedestres: À descoberta dos Moinhos da Freguesia
Plantação de árvores no Parque de Campismo do Salão
Actividades diversas
Ida ao Clube Naval da Horta (natação, vela e canoagem)

3.ª Semana
Futebol de Praia no campo de areia, junto ao Porto dos Cedros
Actividades diversas no Campo de Futebol do Grupo Desportivo do Salão
Caça ao Tesouro no Parque de Campismo do Salão
Ida ao Clube Naval da Horta (natação, vela e canoagem)

4.ª Semana
Pintura no Porto do Salão (continuação do ano anterior)
Ida ao Teatro Faialense
Música e Dança no Polivalente do Salão
Ida ao Clube Naval da Horta (natação, vela e canoagem)

5.ª Semana
Actividades diversas
Lanche de encerramento

E ainda a visita a uma réplica da Nau Vera Cruz, utilizada na época dos descobrimentos.


Este ano as Férias Fixes receberam 14 participantes, a saber:
· Olavo Gomes da Silva – 31/01/1997
· Margarida Vargas André - 06/07/1999
· Nicole Catarina Gomes - 26/01/1999
· José Manuel da Rosa Oliveira – 05/07/1999
· Tatiana Pinheiro Pereira – 11/11/1998
· Débora Pinheiro Sousa – 05/09/2000
· Gonçalo Medeiros Borges – 19/04/1997
· Leonardo Fialho Goulart – 24/07/1998
· Cesário Rosa – 18/06/1996
· Bruno Miguel Moniz Pedro – 08/09/1995
· André Filipe Moniz Pedro – 14/01/1999
· Alex Costa Machado – 28/06/1999
· Marcelo Filipe Faria Silva – 02/08/2000
· Leandro Rodrigues Mendonça – 13/04/2001
Estando responsáveis por orientação dos mesmos Diana Escobar e Diana Andrade.
Sem dúvida um evento de louvar por proporcionar às crianças um contacto directo e diário com o desporto bem como de novas experiências para as mesmas.
Fotos e informação gentilmente cedida pela Junta de Freguesia do Salão.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Férias Fixes 08

NOITE DO CHICHARRO 2008

No passado dia 19 de Julho, no Parque de Campismo do Salão, realizou-se a Festa do Chicharro.

Integrada na Animação de Verão da Freguesia do Salão, esta festa foi organizada pela Comissão de Festas da Paróquia do Salão e contou com o apoio da Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta.
Durante a tarde, a animação já era muita no Porto do Salão e no Bar, organizado para este evento, não faltaram bons petiscos.
Pelas 20h00m, iniciou-se a distribuição gratuita de chicharro (O Rei da Festa) e bolo de milho.
Para abrilhantar este evento houve baile com o conjunto Rosvira e oportunidade para algumas Chamarritas.
De salientar que os fundos angariados nesta festa e na festa do São João Pequenino reverterão a favor da construção da nova igreja do Salão.
Fotos gentilmente cedidas pela Junta de Freguesia do Salão.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Festa do Chicharro 08

SÃO JOÃO PEQUENINO

No passado dia 6 de Julho, Domingo, no Parque do Cabouco, festejou-se o São João Pequenino.
Os preparativos começaram pela manhãzinha, muito havia a fazer para que pelas 13h00m o almoço estivesse pronto, sendo o prato principal da ementa deste dia Frango de Churrasco.
Pelas 14h30m, entrou na eira o Grupo de Chamarritas do Pico e o Grupo Folclórico do Salão, para numa tarde soalheira e à moda antiga se bailarem chamarritas na eira do Parque do Cabouco.
Durante toda esta tarde de folia, não faltaram no bar bons petiscos.
A organização deste evento esteve acabo da Comissão de Festas da Paróquia do Salão, contando com o apoio da Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta.
Fotos gentilmente cedidas pela Junta de Freguesia do Salão.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
São João Pequenino 08

VOLTEI...

A ausência prolongou-se um pouco mais do que o planeado... mas estamos de volta...
Em primeiro lugar quero desejar a todos os emigrantes de visita à nossa freguesia, uma estadia repleta de bons momentos rodeados da família e amigos.
Ao Rancho de Trancoso, que se encontra durante esta semana em intercâmbio com o Grupo Folclórico do Salão, que se sintam em casa e desfrutem do melhor que a nossa ilha oferece.
Nesta pequena nota fica também a informação que no próximo dia 05 de Agosto, terça-feira, pelas 21h30m, no Polivalente do Salão, todos os interessados poderão presenciar a actuação deste grupo, que sem dúvida vem deixar a sua marca e enriquecer a nossa cultura.
Marília Medeiros

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets