terça-feira, 24 de junho de 2008

SÃO JOÃO NO CABOUCO

Festejou-se hoje, 24/06/2008, o Dia de São João.
Este ano os festejos na freguesia do Salão começaram na noite do dia 23 com as habituais fogueiras, uma delas na curva junto ao Império do Salão, onde se juntaram algumas pessoas para conviver e saltar à fogueira. Seria aqui também o ponto de partida para o 11º Acampamento de São João. Este ano uma vez mais, um grupo de jovens da nossa freguesia e não só, organizaram o acampamento de São João. As tendas montadas durante o dia 23 bem como o altar a São João, a churrasqueira e outros pormenores indispensáveis a este acampamento, proporcionaram a quem esteve presente uma noite de convívio muito animada onde não faltaram os petiscos, bebidas e muita música.

Pela manhã, foram muitos os que se dirigiram para o Parque do Cabouco, com o objectivo de guardar uma mesa e começarem os preparativos para os churrascos. Este ano pode-se dizer que todos os santos acabaram por dar uma mãozinha, uma vez que pela hora do almoço e com o parque do Cabouco cheio de pessoas, o tempo ameaçou chover, mas pouco depois o sol apareceu tornando-se numa bela tarde de Verão propicia ao convívio. Depois do almoço, houve quem aproveitou para dormir uma sesta, outros foram dar os seus passeios. A música improvisada com um rádio a pilhas deu o ambiente aos festejos, onde não faltaram as tradicionais "Vivas a São João...", as Chamarritas, os jogos tradicionais e as viaturas efeitadas a rigor com rosas de "São João" e Hortências. A tarde convidou à folia e foram muitos os que participaram nesta festa bem popular.

Para mais informações sobre esta festividade visite a postagem através do link abaixo:
http://obote.blogspot.com/2007/06/viva-so-joo.html
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
São João

domingo, 22 de junho de 2008

PROFISSÃO DE FÉ

Hoje, Domingo, dia 22 de Junho de 2008, foi uma ocasião festiva para a nossa Comunidade Paroquial. Quatro adolescentes da nossa freguesia do Salão professaram solenemente a sua fé, na Eucaristia Dominical no Centro de Culto de Salão. Os adolescentes solenizaram a Eucaristia, juntamente com o Grupo Coral.

A catequista Maria da Conceição Duarte Medeiros preparou, com o apoio do catecismo "Jesus Cristo é o Senhor", para esta etapa da caminhada cristã as seguintes crianças (na foto da esquerda para a direita):

- Marta Isabel Fialho Pereira, filha de Afonso Manuel Pereira e Fernanda Maria Fialho Pereira
- Miguel Silveira, filho de Paulo Jorge da Silveira e de Maria Aldina da Silveira
- Celso Manuel Arruda Faria, filho de Manuel José da Costa Faria e Ana Paula de Almeida Arruda
- Marcelo Freitas da Silva, filho de Manuel Gabriel da Silva e de Doralice Maria Dutra de Freitas
Deus encha de bênçãos estes adolescentes e eles sejam testemunho da fé que neste dia professaram.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
Profissão de Fé 2008

AGENDA

Esteja atento à Agenda, sempre com informações actualizadas sobre os eventos na nossa freguesia:
2008_06_28_Participação da Companha do bote Sra. do Socorro numa regata na Ilha do Pico
2008_06_29_Participação da Companha do bote Sra. do Socorro numa regata em Castelo Branco inserida nas comemorações da Festa de São Pedro
2008_07_06_Festa de São João Pequenino - Parque do Cabouco
2008_07_19_Noite do Chicharro - Parque de Campismo do Salão
2008_09_13_Regata Sra. do Socorro
2008_09_14_Festa de Nossa Senhora do Socorro
2008_09_21_Festa dos Cavaleiros
2008_10_25_Noite Regional

FÉRIAS DESPORTIVAS

A Junta de Freguesia do Salão leva acabo à semelhança de anos anteriores a realização do projecto FÉRIAS DESPORTIVAS durante o próximo mês de Julho. Do programa constam actividades na Freguesia do Salão, bem como deslocações ao Clube Naval da Horta para prática de natação, vela e canoagem. As inscrições estão abertas, para crianças dos 6 aos 12 anos, na Junta de Freguesia, até ao próximo dia 25 de Junho.

domingo, 15 de junho de 2008

BALTASAR BRUM (1883-1933)

Desde sempre o Homem teve a necessidade de mudar, de ir à procura de algo que o completa-se. Esta procura muitas vezes acabou fazendo com que o este emigra-se. Exemplo disso temos Baltasar Brum.
Baltasar Brum (1883-1933) foi presidente do Uruguai a partir de 1919 a 1923.

Filho de José de Brum e de Auristela Rodriguez de Almeida, nascido no Uruguai, em 18-06-1883. É trisneto de Tomás de Brum e Silveira e de Maria Rosa da Silveira, naturais da freguesia do Salão, ilha do Faial, de onde emigraram no séc. XVIII para o Rio Grande do Sul, no Brasil devido ao Vulcão da Praia do Norte.
Foi seguidor das convicções políticas do presidente liberal José Batlle y Ordóñez, e que Brum serviu como Ministro da Educação entre 1913-1915. A partir de 1915 foi Ministro Interior e, posteriormente, Ministro dos Negócios Estrangeiros, sob a presidência de Feliciano Viera; neste último ministério, Brum foi delegado para a promoção das boas relações com os Estados Unidos, estes haviam aderido à Primeira Guerra Mundial contra a Alemanha, em 1917. Brum no período de exercício de funções como Ministro dos Negócios Estrangeiros revelou-se um pouco controverso.
Chegou a Presidente do Uruguai em 1919 com um ideal pró-americano, e vendo os E.U.A. como um facilitador de interesses. Durante a Presidência de Brum, esta teve como objectivo a prossecução da estabilidade económica, contando com uma oposição significativa.
Seguiu-se na Presidência do Uruguai, Gabriel Terra. Com o regime autoritário de Gabriel Terra, em 31 de Março de 1933, Baltasar Brum tentou ir contra o mesmo vendo que Terra era seguido por muitos uruguaios, Baltasar Brum no meio de uma estrada em Montevidéu, gritou alguns slogans contra o governo, cometendo de seguida o suicídio. Por esta altura estaria com 49 anos de idade.
Para alguns observadores, Brum representou uma sequência de auto-sacrifício romântico dentro da política uruguaia, numa altura em que muitos uruguaios foram obrigados a aceitar o regime de Gabriel Terra. Para outros, Brum e o espectacular suicídio indicaram alguma instabilidade mental, não tendo sido clinicamente comprovada.
Apesar de toda a sua vida muito agitada, Baltasar Brum não se desligou das suas raízes, sinal disso foi a quando do sismo de 31 de Agosto de 1926, no Faial, este enviou a quantia de 2.000$00 para os sinistrados.
Tinha mercê de Gran - Cruz da Torre e Espada.
Seu irmão, Alfeo Brum mais tarde foi Vice Presidente do Uruguai.
Completa-se no próximo dia 18 de Junho os 125 anos do seu nascimento.
Marília Medeiros

segunda-feira, 9 de junho de 2008

FREGUESIA DO SALÃO, NA FESTA DO MUNDO RURAL

Realizou-se pelo quarto ano consecutivo a Festa do Mundo Rural nos dias 05, 06, 07 e 08 de Junho, esta tem como objectivo divulgar as actividades produtivas e económicas do concelho da Horta, principalmente no que diz respeito ao sector agrícola.
Contou nesta edição com nomes sonantes da música portuguesa para abrilhantar a festa, que como se pude verificar foi um sucesso, já que a população de toda a ilha e ilhas vizinhas, rumou em massa nestes dias até à Quinta de São Lourenço.
A destacar nestes quatro dias de festa as actuações dos artistas Pedro Khima, Quim Barreiros e Rabo de Saia. Diversos concursos hortofrutícolas, de arte floral, de equinos e de bovinos de carne e de leite tendo sido uma oportunidade para os produtores faialenses mostrarem o que de melhor têm feito. Foi ainda uma ocasião que permitiu a divulgação dos produtos e serviços dos empresários locais que como se pode ver estavam bem representados em 48 espaços de exposição, três restaurantes e oito vendedores ambulantes. Para além da actuação de artistas de âmbito nacional, no cartaz constaram ainda bandas e grupos folclóricos e de cantares locais, que abrilhantaram estes quatro dias de festa. A CMH é a entidade coordenadora deste evento, de cuja organização fizeram parte também a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, a Câmara do Comércio e Indústria da Horta, a Associação Agrícola do Faial, a Associação de Jovem Agricultores da Ilha do Faial, a Hortaludus e a Adeliaçor. Apoiaram também a Festa do Mundo Rural o Jardim Botânico do Faial, a Associação Hípica, a Associação Equestre, a Paróquia de Nossa Senhora da Luz (Flamengos), os Impérios do Faial, bem como as Juntas de Freguesia da Ilha, de acordo com informações recolhidas no Tribuna das Ilhas.
O Domingo foi sem dúvida o dia que reuniu todas as freguesias na Festa do Mundo Rural com Eucaristia e coroação do Divino Espírito Santo, pelas 11h00m, contando com a presença de todas as freguesias, seguindo-se o cortejo e almoço de Sopas do Espírito Santo. Pelas 20h00m, na eira da Quinta de São Lourenço, foi a vez do Grupo Folclórico do Salão mostrar as nossas tradições cantadas e bailadas, destacando-se nesta exibição os frutos que começam agora a ser colhidos das Escolas de Dança e Música que o mesmo tem organizado. O bailador mais novo na eira tinha apenas sete anos, enquanto que o par mais novo tinha doze anos e ainda um par de bandolins com 13 anos, para além de muitas outras caras novas. É sem dúvida o momento para parabenizar todo o trabalho que esta entidade tem levado a cabo em prol das nossas tradições e da formação de novos valores.
Durante todos os dias desta festa, esteve presente num dos stands uma representação da freguesia do Salão, com uma mostra de como era uma casa antigamente, mais um contributo para as gerações vindouras relembrarem o passado e aprenderem um pouco da sua história, este stand foi organizado pela Junta de Freguesia do Salão, com a orientação de Henrique Escobar, proprietário de muitas das peças expostas.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Festa Mundo Rural 08

XIX RALI ILHA AZUL, COM PASSAGEM PELO CABOUCO

Decorreu este fim-de-semana dias 6 e 7 de Junho a XIX edição do Rali Ilha Azul. A destacar nesta edição de 2008, a Super Especial que decorreu no dia 6 de Junho, pelas 19h30m, num circuito montado na Praia do Almoxarife, foi sem dúvida uma etapa espectáculo servindo para o primeiro contacto entre o público e os pilotos.
Arrancaram para esta edição do Rali Ilha Azul 43 pilotos, sendo 4 pilotos originários da ilha do Faial, 3 da vizinha ilha do Pico e contou ainda com 3 desistências por não comparência às verificações técnicas.
A Prova teste/Shake Down realizou-se na sexta-feira, dia 6 de Junho, entre as 8h00m e as 11h00m, no troço Ribeirinha/Espalhafatos, serviu para os pilotos testarem pela última vez as suas máquinas antes do arranque da XIX edição do Rali Ilha Azul. Pelas 19h30m, deste dia foi altura dos carros fazerem uma breve passagem pelo asfalto na super especial da Praia do Almoxarife, já comentada.
No dia 7 de Junho, a prova teve inicio pelas 10h00m, nos já habituais pisos de terra que proporcionam um espectáculo único, todas as condições estavam reunidas para um bom rali, desde o estado do tempo ao público que apareceu em massa para apoiar os pilotos.
As viaturas partiram para a segunda Prova Especial às 10h00m do parque fechado situado no Fayal Hotel Resort, primeira deste Sábado realizada no troço Caldeira/Chão Frio, com uma extensão de 11,35 Km. A terceira Prova Especial foi no troço Jaime Melo/Ribeira do Cabo, com uma extensão de 17,19 Km. A quarta Prova Especial ocorreu no Cabeço Verde/Fajã, com uma extensão de 8,17 Km. A última Prova Especial que decorreu na manhã do Sábado foi a do Vulcão dos Capelinhos/Varadouro.
Da parte da tarde os pilotos partiram para a 2ª Secção da zona do reagrupamento, que este ano se situou no Parque da Alagoa. Nesta 2ª secção os pilotos efectuaram uma segunda passagem pelos troços percorridos da parte da manhã.
O grande vencedor da XIX edição do Rali Ilha Azul foi o piloto micaelense Ricardo Moura que assim consegue a sua primeira vitória no rali do Faial, com um tempo de 01h02'27",3. Gustavo Louro obteve a segunda posição a 00'19",9 dos vencedores. A dupla faialense João Borges/Élio Medeiros em Subaru Impreza WRX STI foram os melhores faialenses nesta prova, tendo ficado na 13ª posição.
Este é um evento que sem dúvida movimenta toda ilha, não ficando a freguesia do Salão alheia ao mesmo. Muitos foram os Saloenses que se deslocaram até ao Parque do Cabouco para presenciarem aquele que é considerado por muitos o maior evento desportivo da Ilha do Faial.

Marília Medeiros

(Clicar na imagem abaixo para vizualizar álbum de fotos)
Rali Ilha Azul 08

domingo, 1 de junho de 2008

1ª COMUNHÃO

Hoje, dia 1 de Junho de 2008, receberam a Sagrada Comunhão, pela primeira vez, seis crianças da nossa freguesia do Salão. Os catequistas Maria do Socorro Oliveira Rodrigues e Nuno Miguel Rodrigues Carvalho preparam, com o apoio do catecismo "Estou com Jesus", para receberem a Primeira Comunhão as seguintes crianças (da esquerda para a direita na foto) :
- Gustavo Alexandre Carmo Cipriano, filho de David Manuel Maranhão Cipriano e de Delia Maria Fagundes Carmo;
- Débora Pinheiro Sousa, filha de António Filipe Silva Pacheco Sousa e de Paula Cristina Goulart Pinheiro Sousa;
- André Filipe Moniz Pedro, filho de Joaquim Pedro e Sara Moniz;
- Joana Patrícia Mendonça Vilela, filha de João Alberto Silva Vilela e de Maria de Fátima Goulart Mendonça Vilela;
- Marcelo Filipe Faria Silva, filho de Paulo Renato Pinheiro da Silva e de Ana Carmo Almeida Faria Machado;
-Carolina Jorge Fialho, filha de José Américo da Fonte Fialho e de Celestina Maria Silveira Jorge Fialho.
Que Deus encha de graças as crianças que tomaram pelas primeira vez a Sagrada Comunhão.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
1ª Comunhão 2008

PAULA CRISTINA E ANTÓNIO FILIPE

No passado dia 30 de Maio, pelas 19h30m, no Centro de Culta da nossa freguesia uniram-se pelo Sacramento do Santo Matrimónio António Filipe Silva Pacheco Sousa e Paula Cristina Goulart Pinheiro Sousa. A cerimónia foi celebrada pelo sacerdote Pe. José Alvernaz, tendo sido a missa solenizada em honra do Sagrado Coração de Jesus, que também se festejava nesse dia.
António Filipe Silva Pacheco Sousa, é filho de António Jesus Pacheco Cabral Sousa e Alice Maria Silva Sousa, natural da Povoação, ilha de São Miguel e a noiva, Paula Cristina Goulart Pinheiro Sousa, filha de António Domingos Pinheiro e Maria de Fátima Medeiros Goulart Pinheiro, natural da freguesia do Salão, Concelho de Horta, Faial.
Foram testemunhas, Tomás Manuel Goulart e Maria Silvina Jorge.

Muitas felicidades aos noivos.

Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)

Paula Cristina e António Filipe

CHAVE DE OURO

Na passada Terça-feira, dia 27 de Maio de 2008, terminou a época desportiva 2007/08 para a equipa de Iniciados do Grupo Desportivo do Salão. O jogo realizou-se pelas 18h00m no Estádio da Alagoa, com o Fayal Sport a receber o Salão e com as bancadas bem compostas, a hora era convidativa para “ver um joguinho de futebol”. Sendo o ultimo jogo do torneio de encerramento, em que os jovens do norte já tinham garantido o titulo, apenas estava em causa a invencibilidade do Salão a nível interno nesta época. No final do jogo, com a vitoria do Salão por 1-0, era visível a satisfação de toda a equipa “azul”, afinal não houve adversário no Faial nem Pico que os levasse de vencida. O Salão conta apenas duas derrotas esta época, tendo sido elas no regional de iniciados, a primeira em casa ao receber o Lusitânia da Terceira e a segunda em São Miguel com o Desportivo de S. Roque. Duas derrotas que apadrinharam o Salão no regional e que ditaram que esta competição escapasse por pouco aos da “Restinga”. Esta última vitória, frente ao Fayal Sport, permitiu que o Salão fechasse a época com “Chave de Ouro”, feito este conseguido por poucos. Quanto ao jogo foi morno, a condizer com o final de época, o Salão ainda sem Décio entrou melhor no jogo e com inteligência começou a tomar conta do meio campo, as oportunidades de golo começaram a surgir cedo mas, Ricardo Correia deslumbrou-se quando se viu só na frente do guarda-redes e rematou alto por cima da baliza. Na defesa, raramente surgiam problemas pois o adversário entrou na luta pela posse de bola mas, nunca atacava com objectividade a baliza de Hugo André. O maior pendor atacante do Salão deu frutos a meio do primeiro tempo, na sequência de um canto cobrado por Rui com Manu no segundo poste a rematar cruzado sem hipóteses de defesa. Foi a festa da equipa mas em especial do marcador, é que Manu ainda não tinha facturado na presente temporada, neste jogo o habitual lateral direito jogou mais subido no terreno para tentar o objectivo e não é que lhe calhou a sorte? Até final da primeira parte registo ainda para uma iniciativa de Rui pela esquerda mas o remate saiu às malhas laterais. No inicio da segunda parte de novo o Salão forte com Diogo muito activo no centro do terreno a levar a bola até à área adversária e a oferecer o esférico a Rui Faria mas, a pontaria estava afinada demais e a bola foi embater no poste. Apesar de não criar mais nenhuma situação clara de golo, o Salão manteve o controlo do jogo e permitiu que Sérgio Gomes fizesse as cinco substituições que tinha à sua disposição, sem que com isto o Salão perdesse qualidade, o que só vem provar que todo o plantel é muito equilibrado. Referencia para Zé Humberto que realizou um jogo de sacrifício, muito só na frente sentido a falta do parceiro de ataque, Décio Fialho mas ainda assim muito esforçado e a jogar em equipa o numero 7 dos azuis. Sem mais registo resta-me despedir e até a próxima época desportiva que tem o seu inicio em Setembro.

Informações técnicas por Sérgio Gomes.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

FSC vs GDS

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets