terça-feira, 29 de abril de 2008

PROCISSAO DO SANTISSIMO SACRAMENTO

Realizou-se no passado Domingo, 27 de Abril, a Procissão em louvor e adoração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia e, ao mesmo tempo, da Comunhão aos Doentes do lado norte da nossa Comunidade que já não podem sair de casa para vir à igreja. A Missa foi celebrada pelas 14h30m, com a participação activa das crianças do 6º e 7º anos, tendo sido solenizada pelo Grupo Coral. Seguiu-se a procissão com o Santíssimo Sacramento, acompanhado pelos Irmãos das Irmandades do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora, Acólitos, Grupo Coral, comunidade e a finalizar a Filarmónica "Lira Campesina Cedrense".
A Procissão efectuou três paragens, nomeadamente em casa de Maria Pereira de Vargas, Rosa Mendonça de Freitas e Salvador Elias da Silva, onde o sacerdote distribuiu a sagrada comunhão aos mesmos e a bênção do Santíssimo Sacramento.
Este acto de fé terminou por volta das 16h30m, já de volta ao Império, com bênção solene do Santíssimo Sacramento sobre todos aqueles que participaram neste momento de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento e de comunhão solidária aos irmão doentes.
Tanto no Império como pelas ruas e janelas, encontravam-se alguns lugares ornamentados com flores e colchas, não tantas como antigamente. Neste dia, há alguns anos atrás, as pessoas juntavam-se pela manhã para ir apanhar flores e fazerem tapetes com as mesmas, nas ruas e canadas onde a Procissão passava, isto é, quase toda a freguesia se encontrava enfeitada para receber a o Santíssimo Sacramento. Como era habitual todos queriam fazer da sua rua a mais bem ornamentada e iam até às freguesias vizinhas para recolher mais flor, quando eram apanhados pelos lá residentes era correr enquanto as pernas podiam, pois os habitantes das freguesias vizinhas também queriam flores para as suas procissões.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

Senhor_enfermos

segunda-feira, 28 de abril de 2008

PLENO

Realizou-se Sábado, 26 de Abril, mais uma jornada do torneio que encerra a época desportiva dos Iniciados do Grupo Desportivo do Salão. Os azuis deslocaram-se à cidade da Horta para defrontar o Fayal Sport e como tem sido habito esta época, mais uma vitória para os homens do norte. Já é o quarto jogo realizado na Alagoa esta época e outras tantas vitorias para o Salão, fazendo assim o Pleno contra um adversário que é sem duvida o maior opositor dos campeões de iniciados.
Após três vitórias por três golos, este jogo fechou com um 2-0 não se verificando a marca habitual dos jogos anteriores. A tarde era de sol e excelente para a prática do futebol e quem se deslocou ao estádio pode assistir a um bom jogo de futebol onde as equipas se preocuparam em colocar a bola no chão e praticar bom futebol.
Foi assim que o Salão conseguiu dominar o adversário e toda a primeira parte. Com bonitos lances desenvolvidos em especial pela direita eram frequentes os cruzamentos e cheirava a golo tal era a pressão azul mas o avançado de serviço, Tiziano, estava em tarde não e por varias vezes atirou ao lado até mesmo quando tinha apenas o guardião contrario pela frente.
No entanto o golo acabou por surgir a meio do primeiro tempo quando Zé Humberto entra na área pela direita e remata cruzado fazendo a bola entrar junto ao poste mais distante. Após este lance oportunidade ainda para Ricardo Correia que na ala esquerda, a substituir neste jogo o capitão Décio por lesão, deixou-se antecipar pelo defesa quando podia ter atacado a bola de cabeça para finalizar.
No segundo tempo a historia foi a mesma, a defesa do Salão era mera espectadora de um ataque que praticava bom futebol mas uma vez mais era Tiziano que continuava a falhar golos fáceis.
Com o decorrer da partida o treinador do Salão efectuou quatro substituições fazendo entrar todos os seus suplentes e foi ai já com Zé Humberto a ponta de lança que surge um penalti cometido sobre este. Foi então o momento do guarda-redes do Salão, Hugo André se estrear a marcar golos na presente temporada ao finalizar de forma perfeita o castigo máximo. Estava feito o dois a zero e a história do jogo, num jogo em que o trio de arbitragem esteve bem não intervindo demasiado fazendo com que os jogadores fossem o verdadeiro motivo de interesse.
Próximo jogo do Salão é já sábado 3 de Maio frente ao C.R.F. Castelo Branco, no campo da Restinga pelas 15h00.
Informações técnicas de Sérgio Gomes, fotos de Celestina Fialho.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
FSC vs GDS

sexta-feira, 25 de abril de 2008

FALECIMENTO: MARIA RODRIGUES MENDONÇA

No passado dia 22 de Abril, faleceu no Hospital da Horta, Maria Rodrigues Mendonça, de 85 anos de idade, nasceu na freguesia do Salão a 03 de Maio de 1922. Era filha de Clara Rodrigues Garcia e José Rodrigues Gomes. Sendo viúva de Salvador Mendonça. Vivia na Canada do Mestre, Salão. O funeral realizou-se no dia 23 de Abril de 2008, saindo do Capitulo do Hospital da Horta, pelas 14h30m, para o Centro de Culto do Salão, onde se realizou missa de corpo presente seguida do último a adeus no cemitério desta freguesia.
Paz à sua alma. Sentidas condolências à família.

AUSÊNCIA

Os leitores mais assíduos devem ter notado uma pequena paragem na publicação de novas noticias, a mesma deveu-se ao facto de me ter ausentado da ilha.
Na minha ausência, o Grupo Desportivo do Salão deslocou-se ao campo de Castelo Branco, no dia 12 de Abril de 2007, Sábado, para se defrontar com o C.R.F. de Castelo Branco, um jogo recheado de bons golos e que finalizou com o marcador a assinalar oito golos para o Grupo Desportivo do Salão e um para o C.R.F de Castelo Branco. Um jogo a contar ainda para a Taça Amizade que tem sido disputada entre o Grupo Desportivo do Salão, Fayal Sport Clube e C.R.F de Castelo Branco.

Neste mesmo dia, a Casa do Povo do Salão recebeu o Grupo de Teatro Chamarrir, da freguesia de Pedro Miguel, com a peça "Entre marido e mulher não metas a sogra", concerteza um serão muito divertido para todos os que presenciaram a mesma, pela qualidade humorística que a peça apresenta.

Marília Medeiros
(Clicar abaixo para visualizar álbum de fotos do jogo CRF de Castelo Branco vs GDS, por Celestina Fialho)
CRF CB vs GDS (Taça Amizade)

terça-feira, 15 de abril de 2008

UM ANO DEPOIS DA PRIMEIRA VIAGEM

Um ano e cento e trinta cinco mensagens depois...

O bote, nasceu no dia da bênção do bote baleeiro Senhora do Socorro (15 de Abril de 2007) e pela necessidade de fazer chegar a quem estava longe fotos deste acontecimento.
Os factos demonstra que todo o trabalho deste ano valeu apena, um ano em que o blog registou:
- 135 reportagens de diversos momentos da freguesia
- 95 comentários dos leitores
- 23 registos no livro de visitas
- mais de 21.500 entradas no blog, de entre outros lugares a destacar visitantes dos Açores, Portugal Continental, alguns países da Europa (Inglaterra, França, Alemanha, etc), EUA, Canadá e Brasil (informação disponível aos leitores desde 29/03/08, no final da página do blog)
- 18 inscritos como Amigos do Salão
Para não contar, com todas as felicitações verbais que recebi. A todos o meu muito obrigado pelo contributo que deram para estes números, demonstrando que o trabalho desenvolvido ao longo deste ano valeu apena e que vale apena continuar.
No inicio muitos disseram, não vai haver sempre noticias, mas elas foram aparecendo numa média de duas a três por semana, em certas alturas até mais e muitas mais poderiam ter sido publicadas não fosse a falta de disponibilidade, algumas tiveram de ficar em carteira mas saíram assim que possível.
Não posso esquecer as pessoas e entidades que me ajudaram ao informarem dos acontecimentos e cedendo algum material para publicação, nomeadamente Direcção do Grupo Desportivo do Salão, Jornal "O agir", Junta de Freguesia do Salão, entre outros.
Um obrigado final, mas de todos o mais importante, à minha família que me ajudou a levar esta ideia em frente e muito especialmente ao meu marido Olavo Resendes pelas noitadas na elaboração de reportagens e por toda a sua disponibilidade.
Neste primeiro aniversário peço a todos vós um pequeno feedback, sobre o que pensam do blog e algumas sugestões para o mesmo, se possível de onde escrevem.
Marília Medeiros

terça-feira, 8 de abril de 2008

DIA DE FESTA

No passado Sábado, 05 de Abril de 2008, assistiu-se à festa e ao reconhecimento da excelente época que os Iniciados do Grupo Desportivo do Salão protagonizaram. Com o jogo marcado para as 16h00m ante o Fayal Sport sendo o mesmo antecedido com a cerimonia de entrega da Taça de Campeão da Associação de Futebol da Horta e das faixas de Campeões e Vice-Campeões Regionais.
Após a entrada das três equipas em campo, o Presidente da Associação, Dr. Faria de Castro entregou a Taça ao Capitão dos azuis do norte Décio Fialho, com uma ovação dos muitos presentes, em especial dos pais de todos os jogadores do Desportivo do Salão, é que a surpresa estava preparada para os miúdos, sendo que de seguida estes receberam as suas faixas entregues pelos seus pais.
Uma surpresa e um acto que encheu de orgulho todos os pais que subiram ao relvado para colocar no peito dos seus filhos a faixa onde se podia ler “Campeão da A.F.H. e Vice campeões Regionais “. Mais uma vez a direcção do Grupo Desportivo do Salão a reforçar a ligação entre pais, filhos e o clube.
Quanto ao jogo que se seguiu o resultado final foi o nulo com que iniciou o mesmo. Já em final de época e numa prova sem interesse para ambas as equipas, onde pouco se esforçaram para conseguir arrecadar os três pontos e os jogadores da casa mais com a cabeça ainda na festa do que no próprio jogo.
De salientar neste jogo um excelente livre cobrado por Zé Humberto ao poste já na segunda parte, livre este que foi marcado após uma falta cometida sobre o mesmo jogador e que originou a expulsão do jogador do Fayal, pois Zé Humberto já se isolava para a baliza.
No final do jogo, foi tempo para recuperar forças com um jantar oferecido aos jogadores pelo pai de um atleta do G.D.S.
Próximo jogo é já no Sábado, 12 de Abril, em Castelo Branco, pelas 16h00m a contar para a prova que encerra esta época desportiva.
Informações técnicas de Sérgio Gomes
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
GDS_FSC_Entrega_Taça

domingo, 6 de abril de 2008

FALECIMENTO: SERAFINA GARCIA

No passado dia 31 de Março, faleceu no Hospital da Horta, Serafina Garcia, de 84 anos de idade, natural da vizinha freguesia dos Cedros era filha de Francisco Garcia Rosa e Maria Garcia Peres. Era viúva de José Garcia da Silveira. Vivia na Canada do Grotão, Salão. O funeral realizou-se no dia 01 de Abril de 2008, para o cemitério da nossa freguesia.
Paz à sua alma. Sentidas condolências à família.

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets