quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

CARNAVAL 2008, NO SALÃO

Como já vêm sendo tradição, a Casa do Povo do Salão, com o apoio da Junta de Freguesia do Salão, promovem mais uma vez, os Bailes de Carnaval, no Polivalente do Salão.
Este ano serão três dias de animação, 3, 4 e 5 de Fevereiro, com os mesmos a serem abrilhantados pelo Conjunto 2010.
Haverá ainda:
* No dia 3 de Fevereiro - 22h00m - Concurso de Fantasias
* No dia 4 de Fevereiro - 23h00m - Concurso de Mascarados
* No dia 5 de Fevereiro - 23h00m - Concurso aberto de Chapéus
Vem divertir-te!!!...

domingo, 27 de janeiro de 2008

SANTO ANTÃO DO DESERTO

Antão do Deserto, Padre do Deserto, nasceu em 251 d.c. em Tebaida, Alto Egipto, falecendo com 105 anos de idade em 356 d.c.
Venerado pelas confissões cristãs, a sua festa celebra-se a 17 de Janeiro.

Santo Antão do Deserto, também conhecido como Santo Antão do Egipto, Santo Antão, o Grande, Santo Antão, o Eremita, Santo Antão, o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos os Monges, é comummente considerado como o fundador do monaquismo cristão.
Uma vez que o seu nome latino é Antonius, em traduções displicentes de obras onde o seu nome figura para a língua portuguesa, o nome do santo tem sido vertido como António do Deserto, do Egipto, o Grande, ... (nome que, de resto, mantém nas demais línguas europeias), mas que tem suscitado confusões, pela homonímia, com o Santo António de Lisboa. Tratam-se, pois, de dois santos distintos e, para melhor diferenciá-los, é preferível optar pelo nome - de resto já consagrado pela tradição vernácula -, de Santo Antão. (...)
Cristão fervoroso, com cerca de vinte anos tomou o Evangelho à letra e distribuiu todos os seus bens pelos pobres, partindo de seguida para viver no deserto. Aí, segundo o relato de Santo Atanásio de Alexandria, e tal como sucedera com Jesus, foi tentado pelo Diabo, mas por muito mais que os quarenta dias que durou a Jesus, não hesitando os demónios em atacá-lo. Porém, Antão resistiu às tentações e não se deixou seduzir pelas tentadoras visões que se multiplicavam à sua volta.
O seu nome começou a ganhar fama, e começou a ser venerado por numerosos visitantes, sendo visitado no deserto por inúmeros peregrinos.
Em 311 viajou até à Alexandria para ajudar os cristãos perseguidos por Maximino Daia, e regressou em 355 para impugnar a doutrina ariana. Foi considerado santo em vida, capaz de realizar milagres. Levou muitos à conversão. Morreu centenário no ano de 356. (Em, Wikipédia, Enciclopédia Livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Antão_do_Deserto)


Também na nossa comunidade paroquial se festeja este Santo, ao qual se invoca a protecção dos animais. Neste dia, principalmente os agricultores, agradecem a protecção, ofertando géneros a Santo Antão para depois serem arrematados.
Este ano, uma vez mais se cumpriu com a tradição. Hoje, dia 27 de Janeiro de 2008, após a missa dominical cantada em honra de Santo Antão realizou-se no adro do Império, as arrematações de vários géneros, tais como: tangerinas, laranjas, banha de porco e mel.
As receitas angariadas revertem a favor do restauro da imagem deste Santo, que ficou danificada com o sismo de 1998.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Santo_Antão

QUEM NÃO MARCA…. SOFRE!

Teve início o campeonato regional de iniciados em futebol no passado Sábado, dia 26 de Janeiro e a primeira Jornada reservou um Grupo Desportivo Salão – S. C. Lusitânia. O estreante Salão recebeu uma das grandes equipas dos Açores como prova disso, com esta época é já o quinto ano consecutivo que a equipa da Terceira disputa o regional nesta categoria.
O jogo teve o seu início pelas 12h00m, no sintético dos Flamengos, e após o apito inicial do árbitro, que veio de São Miguel, foi visível o nervosismo dos jogadores do Salão, afinal era a sua estreia nestas andanças.
No entanto, com o passar dos primeiros minutos e com o jogo a ser muito disputado no meio campo, os Azuis da Restinga assentaram a cabeça e viram que esta equipa da Terceira não era de valor superior à sua. Desenrolava-se a partida e a luta no meio campo continuava, sem grandes oportunidades de golo, pois as duas equipas não arriscavam muito quando saíam para o ataque.
Apesar desse equilíbrio, e já com 15 minutos de jogo, o Salão saiu num contra-ataque rápido pela direita com Zé Humberto a ir a linha final e a cruzar, onde apareceu Décio Fialho a rematar para defesa incompleta do guardião da Terceira e de novo o capitão Azul remata fora do alcance do guarda-redes, quando já todos gritavam golo apareceu um defesa do Lusitânia a cortar a bola sobre alinha de golo.
Era então a grande ocasião de golo da partida, mas a sorte não sorriu ao Salão e para complicar mais a vida dos Azuis, André Freitas ressentiu-se de uma lesão e teve de ser substituído. Com a saída do central do Salão, Sérgio Gomes teve necessidade de recuar Carlos Oliveira ficando o meio campo órfão do seu trinco e este azar teve os seus reflexos.
Já a cinco minutos do intervalo, surge o golo solitário da partida para o Lusitana, também num contra-ataque rápido onde é feito um cruzamento para a área do Salão e Joel corta mas para fora da área, onde apareceu um jogador da Terceira à vontade a rematar muito colocado, sem dar hipóteses a Hugo André.
Foi notável a falta do trinco do Salão, numa zona importante por onde passava todo o jogo na altura, uma vez que os médios do Salão subiram e não recuperaram a tempo de evitar o remate certeiro do nº 10 da Terceira.
Já na segunda parte, e com o vento pelas costas, o Salão foi para cima do Lusitânia e o que se assistiu durante todos os 35 minutos finais foi o Salão a tentar dar a volta ao resultado, mas ora os centrais do Lusitânia resolviam os problemas defensivos ou então os avançados do Salão não tinham o discernimento suficiente para concretizar.
Apesar da insistência dos Azuis, e do treinador do Salão ter feito entrar mais um avançado, Tiziano, o Salão nunca conseguiu marcar e o jogo terminou com a vitória do Lusitânia por 1 – 0.
Apesar da derrota, os responsáveis do Salão estavam satisfeitos, pois os seus jogadores portaram-se bem e tiveram a um bom nível sendo dignos de representar a ilha do Faial e a camisola que vestem.
Contudo, fica na retina a jogada em que Décio Fialho surge isolado e que podia ter inaugurado o marcador e em que o resultado no final da partida poderia ter sido outro. Quem presenciou o jogo era da opinião que o empate era sem dúvida o resultado mais justo, mas no futebol é assim, quem não marca…..sofre!
De salientar ainda a grande afluência de público ao sintético dos Flamengos, bem como a forma como os adeptos do Salão, puxaram pelos seus jogadores.
O regional prossegue com a segunda jornada já no próximo Sábado, 2 de Fevereiro, onde o Desportivo do Salão se desloca a São Miguel para defrontar o Desportivo de São Roque.
Rapazes, vocês têm capacidades para fazer melhor... guardem para o próximo Sábado, toda a garra, força de vencer e descarreguem no confronto, nós ficaremos por cá a torcer fortemente por vocês, deitem abaixo os "coriscos mal amanhados".
Mais uma vez obrigado a Sérgio Gomes pelas informações técnicas.
Marília Medeiros
(Para visualizar álbum de fotos clicar na imagem abaixo)
GDS_SCL

SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL NO SALÃO 2008

A SEMANA DESPORTIVO E CULTURAL 2008, no Salão, decorrerá entre 28 de Janeiro e 08 de Fevereiro, com o seguinte programa:
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008
* Pelas 20h00m, no Polidesportivo do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Sueca e de Cassina.
Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008
*
Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Snooker Júnior e Badminton.
Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Snooker Sénior e Matraquilhos.
Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2008
*
Pelas 14h30m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Sueca, do Centro de Convívio de Idosos.
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Ténis de Mesa.
Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2008
* Pelas 12h00m, na Escola B1/JI do Salão, Almoço das Crianças e pelas 15h15m final do Torneio de Voleibol.
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Tiro e de Setas.
* Também pelas 20h00m, mas no Polidesportivo do Salão, decorrerão as finais do Torneio de Truque e Dominó.
Sábado, 09 de Fevereiro de 2008
* Pelas 14h30m, no Polidesportivo do Salão, decorrerão actividades diversas, nomeadamente uma tarde infantil com Gincana de Bicicletas e Jogos Diversos, Tracção à Corda e a final do Torneio de Bilro.
* Pelas 20h30m, no Polivalente do Salão, terá lugar a Noite Cultural, que contará com:
- Exposições: Arranjos Florais, Produtos regionais e artesanato, Fotografia e Artesanato do Centro de Convívio dos Idosos.
* Pelas 21h00m, também no Polivalente do Salão, Noite de Teatro, com:
- Grupo de Teatro da Praia do Norte
- Grupo de Teatro "Nós Outros" da Ribeirinha
* Pelas 23h00m, segue-se um convívio de Chamarritas, com um Grupo de Chamarritas da Ilha do Pico e tocadores do Grupo Folclórico do Salão.
Domingo, 10 de Fevereiro de 2008
* Pelas 09h00m, e de acordo com o estado do tempo, decorrerá junto à costa do Salão ou de outra freguesia, o Torneio Aberto de Pesca Desportiva
* Pelas 20h00m, no Polivalente do Salão, decorrerá a entrega de Prémios seguindo-se o beberete e convívio entre os participantes.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A PENSAR NO REGIONAL

Foi já a pensar no regional de iniciados que o Grupo Desportivo do Salão (G.D.S.) participou na concentração de iniciados no último Sábado, dia 19 de Janeiro. A concentração teve lugar no sintético dos Flamengos pelas 15h00m começando com o jogo Fayal vs. Castelo Branco, sendo que estes jogos tinham apenas 35 minutos, a duração de uma parte de um jogo normal.
De seguida foi a vez do Salão defrontar o Castelo Branco ganhando a equipa da Restinga por dois a zero. Neste jogo foram utilizados pelo treinador do Salão os jogadores normalmente suplentes tendo apenas três dos habituais titulares no onze que iniciou o jogo. O primeiro golo do G.D.S. foi marcado por Dário, o quarto avançado do plantel azul, logo aos cinco minutos estreando-se a marcar nesta época. Quanto ao segundo golo apareceu aos 15 minutos e o seu autor foi Tiziano um suplente muito utilizado que aproveitou a oportunidade de ser titular para mostrar serviço.
Findo este jogo seguiu-se o Salão - Fayal onde Sérgio Gomes fez alinhar a equipa base, apesar de neste momento o treinador da Restinga não poder contar com o defesa Joel e o médio centro Celso ambos lesionados e a recuperar para o regional.
O jogo entre o primeiro e o terceiro classificados do campeonato foi equilibrado, sendo que os jogadores da Restinga jogaram numa toada calma, sem procurar lances divididos que pudessem causar alguma mazela, para os importantes encontros que ai vem. No entanto, o Salão entrou com mais posse de bola e foi para cima do adversário, encostando este à sua área. Após um cruzamento da direita, Rui Faria sozinho ao segundo poste remata enrolado e ao lado, sendo que tinha tempo para parar a bola e fazer o golo à vontade. Pouco depois foi Zé Humberto, que entra na área e espera pela saída do guardião do Fayal para o fintar mas, esta demora permitiu ao defesa verde cortar para canto o que já era um golo certo. Já perto do final o Fayal aproximou-se mais da baliza do Salão e num remate forte do meio da rua, inaugurou o marcador num lance em que Hugo André, guardião azul, foi mal batido.
Logo depois terminou a concentração, que serviu de treino para as equipes, permitindo que o G.D.S. não perca ritmo nesta altura importante da época.
No próximo sábado, dia 26 de Janeiro, tem inicio o Regional e o Salão recebe o Lusitânia da Terceira, equipa de grandes pergaminhos, o jogo realiza-se no sintético dos Flamengos pelas 12h00m.
Mais uma vez o meu muito obrigado a Sérgio Gomes pelas informações técnicas do jogo.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Concentracao_Iniciados

domingo, 20 de janeiro de 2008

DIA DAS AMIGAS

Se no passado dia 10 de Janeiro de 2008, foi o Dia dos Amigos, a passada quinta-feira foi a vez das mulheres celebrarem a amizade das mais diversas formas, desde jantares em casas particulares, restaurantes e outros, seguidos de espectáculos de música ao vivo, karaoke e strip tease.Os restaurantes e outras instituições aproveitam estes dias para angariarem fundos, quase sempre com sucesso e casas cheias. O Dia das Amigas é sem dúvida um dia muito agitado, onde as mulheres fazem a festa em grande e começam a aparecer os primeiros grupos de fantasias, habituais da época.
No Salão, e como já havia sido noticiado, o dia também foi comemorado. A Casa do Povo do Salão organizou um jantar para angariar fundos, e proporcionar a todas as que optaram por esta hipótese uma boa noite de convívio. Foram para mais de duas dezenas de amigas, das mais diversas idades, que à mesa decidiram passar esta noite. O convívio iniciou-se pelas 20h00m e prolongou-se pela noite dentro, com muita animação e karaoke.
Na ementa constava:
- Bacalhau de Natas
- Frango Assado com Arroz Branco
- Feijão Assado
- Pudins
- Bebidas (Vinhos e sumos)
Também no edifício Polidesportivo, um grupo de amigas reuniram-se num jantar partilhado, festejando desta forma a amizade.
Nestas quatro semanas que antecedem o Carnaval multiplicam-se os convívios e folias, próprias da época, tendo em conta esta situação no passado Sábado, dia 19 de Janeiro de 2008, realizou-se no edifício Polivalente um Assalto de Carnaval, infelizmente por razões de força maior não pude estar presente para melhor relatar o evento. Fique aqui em nota, para quem não sabe o que é um Assalto de Carnaval, que este se trata de um convívio em que os convidados poderão ou não irem fantasiados, em alguns casos existe até um tema para o Assalto e no final realiza-se o concurso para melhor traje ou adereço, conforme o caso. Nos Assaltos de Carnaval existem um jantar ou ceia partilhada pelos convidados, se o assalto for no sul da ilha, normalmente começa pelo jantar partilhado e depois ao som de música gravada ou ao vivo, a animação prossegue pela noite dentro. No lado norte da ilha, o Assalto começa pela animação interrompendo-se por volta das 24h00m para a ceia partilhada, continuando de seguida a animação.
A todos os leitores o desejo de um Carnaval cheio de folia.
Marília Medeiros
(Fotos de Marcela Almeida e Carla Silva - Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Dia_Amigas

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

INVENCÍVEIS

Invencíveis, foi como terminaram o campeonato os iniciados do Salão. Na última jornada realizada no passado sábado, dia 12, na ilha do Pico na deslocação sempre difícil à casa do Madalena, segundo classificado do campeonato, os jovens da Restinga mantiveram a sua invencibilidade ao empatarem a dois golos. Contando com nove jornadas no campeonato e outras tantas vitórias o Salão partiu para este jogo já consagrado como campeão e limitou-se a fazer um jogo tranquilo onde se pode observar os jogadores menos utilizados esta época pelo treinador Sérgio Gomes. No onze inicial apresentavam-se os jogadores que normalmente são suplentes, pelo que o Salão começou o jogo mais tremido que o adversário e aos quinze minutos da primeira parte numa jogada na área do Salão o árbitro da “casa”, como já é costume as arbitragens na vizinha Ilha sempre muito “caseiras”, marcou um penalty contra o Salão por suposta bola na mão do lateral esquerdo azul, Ricardo André, e o marcador activou com o 1-0.
A equipa do Salão sentiu o golo e não conseguia reagir da melhor forma, quando aos vinte minutos num canto a favor da Madalena, os jogadores do Salão ainda desconcentrados, não encaixaram nas marcações ao adversário e um atleta da Madalena cabeceou à vontade não dando hipóteses ao guardião Saloense, Hugo André.
Só após o dois a zero é que os jovens azuis entraram realmente no jogo e começaram a trocar a bola de pé para pé junto ao terreno para evitar o incómodo vento forte, e foi ai que começaram a atacar a baliza do Madalena fazendo um bonito golo com trocas de bola rápidas onde André Candinha marcou o seu primeiro golo no campeonato.
No começo para a segunda parte o treinador da Restinga fez algumas alterações colocando em campo os habituais titulares e ai sim, o Salão mostrou muito futebol, foi sempre superior ao adversário e marcou o golo do empate logo aos oito minutos após o intervalo por intermédio de Zé Humberto que ainda estava fresco mas com o pé quente!
O resultado interessava à equipa do norte do Faial e a partir deste momento o Salão começou a trocar mais a bola sem procurar muito a baliza adversária, mas ao entrar nos cinco minutos finais de novo Zé Humberto isola-se e remata bem colocado possibilitando ao guarda redes adversário efectuar a defesa da tarde.
De referir que na última jogada do encontro o defesa do Salão, Joel Rodrigues, saltou com um adversário para cabecear uma bola e estes chocaram entre si onde o defesa Azul saiu magoado da jogada. Já no Faial o jogador deslocou-se ao hospital onde foi observado e apesar de não ser nada grave o jovem tem uma fractura no nariz e ainda poderá ser operado.
Esta é uma dor de cabeça para o treinador do Salão que se vê privado do seu central em vésperas do Regional de Iniciados. Esta competição tem inicio no próximo dia 26 de Janeiro onde o Desportivo do Salão recebe o representante da Terceira o Lusitânia. Este jogo realiza-se nos Flamengos pois nesta competição é obrigatório o uso de sintético e o campo da Restinga é relvado natural. De seguida no dia 2 de Fevereiro, o Salão desloca-se a S. Miguel para defrontar o Desportivo de São Roque, no dia 16 do mesmo mês os Azuis vão à Terceira e terminam este Regional em casa com a equipe de São Miguel.
Apesar dos jogos se realizarem nos Flamengos vamos todos fazer um esforço ao ir apoiar os nossos jovens para que possam dignificar a camisola que vestem e que uma vez mais esta entidade leva bem longe o nome da nossa freguesia.
Para terminar um voto de rápidas melhoras para o nº3 do Salão, Joel Rodrigues e um abraço forte de toda a equipe do Salão que estará sempre com ele.
O meu muito obrigado a toda a Direcção do Grupo Desportivo do Salão pelo apoio dado, nomeadamente a Carla Silva e Sérgio Gomes na recolha das imagens e das informações técnicas.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

FCM_GDS

«Juntas de Freguesias activas e cientes das suas responsabilidades para uma Câmara Municipal cada vez mais eficiente», defende João Castro.

Assinou-se na passada sexta-feira, na freguesia do Salão, os protocolos referentes às Delegações de Competências que a Câmara Municipal da Horta irá atribuir às treze freguesias faialenses. Ao todo são 741 mil euros transferidos.
Sendo o município que mais delega per capita nas suas juntas de freguesia, João Castro diz apostar numa «política de proximidade». Para o autarca as Juntas devem criar planos de actividades ambiciosos e abrangentes e divulgar as suas iniciativas no sentido de «mobilizar boas vontades e envolver o cidadão na resolução dos problemas da sua comunidade».
A maioria do valor em causa diz respeito às transferências de capitais, que apoiam investimentos que serão feitos nas freguesias, enquanto o restante apoio destina-se a despesas correntes, como as delegações administrativas e o Projecto de Animação Desportiva e Cultural.

Para onde vai na realidade este apoio

De freguesia para freguesia, há valores diferentes e objectivos diferentes na Delegação de Competências, conforme as necessidades de cada local.
A freguesia dos Flamengos é a freguesia que se distingue por receber uma quantia maior enquanto que a Praia do Norte recebe a menor.
Ao nível das transferências de capital estas destinam-se, entre outros programas, em todas as freguesias, à conservação e limpeza de bermas, valetas e caminhos, a remendagem e à gestão e conservação de equipamentos.
Quanto às despesas correntes, para além das já referidas, salienta-se ainda o projecto «Férias Fixes» e a Festa do Mundo Rural.
Vejamos caso a caso o que cada Junta de Freguesia irá receber e a que mais se destina este apoio camarário.
A freguesia das Angústias irá receber à volta dos 48 mil euros e destaca-se dos seus objectivos para 2008 a reabilitação da zona dos pré-fabricados nas Pedreiras e a construção de passeios.
Já os 59 mil euros que a freguesia do Capelo irá receber destinam-se às zonas balneares do Varadouro e Comprido e ao projecto «Uma Erupção de Cultura».
Castelo Branco é a segunda freguesia a receber mais e os cerca de 64 mil euros que lhe são atribuídos vão para as zonas balneares e de lazer, para a construção de muros e ainda para outras actividades culturais e animação de verão.
A freguesia nortenha dos Cedros atinge o valor de 60 mil euros e destaca-se do seu plano a recuperação do moinho do Cabeço da Vigia.
A freguesia da Conceição, por seu turno, recebe 59 mil euros e estes apoiarão diversas obras da freguesia, a zona balnear da Conceição e a reparação e rectificação de muros.
Com cerca de 61 mil euros, a Junta de Freguesia da Feteira destina uma rubrica às obras do Cemitério, à construção de muros e de um parque de contentores naquela localidade.
A freguesia dos Flamengos, que leva a maior fatia este ano, com 67 mil euros, aposta na reconstrução do Nicho de São João da Caldeira, na ampliação do Jardim Público e no projecto «Jovem Flamengos 2008».
A Matriz, com 48 mil euros irá investir na sinalização toponímica e turística da freguesia e nas zonas de lazer e espaços públicos.
Por sua vez, Pedro Miguel arrecadará 58 mil euros e estes serão empregues na melhoria da zona de lazer do Porto e na ampliação do cemitério.
A Praia do Almoxarife recebe 57 mil euros que serão utilizados para a recuperação de muros e para a criação de mais espaços verdes na freguesia e também para actividades culturais e de apoio à 3. idade.
Com a fatia mais pequena, a Praia do Norte, com os seus 45 mil euros, pretende investir na requalificação de muros, nas melhorias de zonas balneares e de lazer e nas obras do Cemitério.
A Ribeirinha, com 53 mil euros, para além do destinado a muros na freguesia, irá apostar num parque infantil no Calço da Chã da Cruz e na zona balnear.
Por fim, o Salão com 57 mil euros, tem como objectivos a requalificação dos muros, a remodelação da zona balnear e de lazer e os parques de contentores.

(Por Leonarda Dias, Jornal "Incentivo", de 14/10/2008)

O Presidente da Junta de Freguesia aproveitou a oportunidade para dar a conhecer a realidade da freguesia, e o trabalho que tem se vindo a desenvolver por esta Junta, nomeadamente a recuperação de alguns caminhos e bermas.
Foi sem dúvida uma ideia muito louvável o facto de a Câmara querer desta forma estar mais próxima dos munícipes e das suas freguesias, um caminho que esperemos que leve a melhores decisões para uma ilha mais desenvolvida.

Desde já o meu agradecimento à Junta de Freguesia do Salão pela cedência das fotos.

Marília Medeiros

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

CMH_JFS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

DIA DOS AMIGOS

É já uma tradição que veio para ficar, e só na Região é que tal acontece, já que não há mais nenhuma região do país em que o Dia dos Amigos (e outros que se seguem), seja assinalado, se bem que tem sido adulterada com os espectáculos de strip tease.
Antes tratava-se apenas de um convívio entre amigos, hoje é mais uma noite de diversão (...) "É o Dia em que o relógio pára e tudo o que se faz não é feito com maldade, mas sim por puro entretenimento. Uma vez no ano solta-se a conversa, assim como se põem as máscaras no Carnaval". Certo é que este ano, ainda nem se retiraram todos os vestígios do Natal e já a quadra que antecede o Carnaval começa. São quatro semanas de intensa actividade. Hoje começa o Dia dos Amigos, e logo se seguem as Amigas, os Compadres e as Comadres. O Dia do Entrudo, com os célebres mascarados, está marcado no calendário a 5 de Fevereiro, menos de um mês. As festividades antecedem os tradicionais bailes de Carnaval e toda a animação que é própria da época. (...) "este é um dia totalmente dedicado ao reforço da amizade, simbólico, onde todos se reúnem, muitas vezes amigos de longa data e outras apenas conhecidos. No entanto, reina a sã convivência entre os homens". (Em Diário dos Açores, de 10 de Janeiro de 2008, por Nélia Câmara)


Este era um dos textos que se pode ler na imprensa regional, alusivo ao Dia dos Amigos, na passada Quinta-feira, não se sabe muito bem as origens desta tradição, mas parece que veio para ficar. É uma das formas que os açorianos encontraram para conviver e preparem o Carnaval.

No Salão, a tradição não ficou esquecida, para além das mais diversas formas que cada um escolheu para conviver, a Casa do Povo do Salão organizou um jantar para angariar fundos, e proporcionar a todos os que optaram por esta hipótese uma boa noite de convívio. Foram para mais de duas dezenas de amigos, das mais diversas idades, que à mesa decidiram passar esta noite. O convívio iniciou-se pelas 20h00m e prolongou-se pela noite dentro.

Na ementa constava:
- Bacalhau de Natas
- Frango Assado com Arroz Branco
- Feijão Assado
- Pudins
- Bebidas (Vinhos e sumos)
É já na próxima quinta-feira que será a vez das mulheres celebrarem o Dia das Amigas, a Casa do Povo do Salão irá voltar a abrir as portas, com a mesma ementa, Karaoke e surpresas pela noite dentro, tudo isto a partir das 20h00m. Quem desejar participar basta fazer a reserva para os números 292946130 e 292946288 até amanhã dia 15 de Janeiro.
Estes dias poderão ser desculpas, para na vida cada vez mais agitada que levamos, pararmos e encontrarmos amigos e conhecidos que moram por vezes ao nosso lado mas passamos meses sem estarmos com eles, seja qual for a sua origem ainda bem que existe, seja qual for a forma que escolhermos, o importante e festejar a amizade e a vida.
Marília Medeiros
(Fotos do Pde. José Alvernaz - Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Dia_Amigos

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

ANA SOFIA CARDOSO DA SILVEIRA

Nasceu a 12 de Junho de 2007, a menina Ana Sofia Cardoso da Silveira. Os seus pais, Márcio Bruno da Silveira, natural da freguesia do Salão, e Renata Beatriz de Sousa Cardoso, natural do Brasil, levaram Ana Sofia no passado dia 05 de Janeiro de 2008, ao Centro de Culto da Paróquia do Salão, pelas 14h00m, a fim de receber o Sagrado Sacramento do Baptismo. Foram seus padrinhos Marco Aurélio de Sousa Cardoso, natural de Angra dos Reis, Brasil, representado por Nelson Jorge Silveira Andrade, e Lisa Paula da Terra Silveira Andrade, natural da nossa freguesia e residente no lugar de Espalhafatos, Ribeirinha.
Parabéns à pequena Ana Sofia, aos seus pais, padrinhos e demais familiares.
Marília Medeiros

PRESÉPIOS E ALTARINHOS

Como é costume nesta época do ano que está a findar, as pessoas redecoram as suas casas por forma a dar um lugar de honra aos presépios e altarinhos tradicionais.
Há também quem abra as portas de sua casa para mostrar os mesmos e participar no concurso organizado pelo Núcleo Cultural da Horta.

Foi o que fez, mais um ano, o Sr. Henrique Escobar, criando um altarinho representativo de uma Casa Rural, na década de cinquenta, onde numa pilha bem ordenada de caixotes em cima de uma mesa ou cómoda, com a melhor toalha se colocava o Menino Jesus, o trigo, as tangerinas, as camélias (ou rosas do Japão), o azevinho e os postais. Na época, ainda não existia a tradição de se fazer a Árvore de Natal, no lugar desta as pessoas colocavam galhos de azevinho por de trás do altarinho e penduravam os postais de Natal que recebiam dos seus familiares no estrangeiro, este costume acentuou-se mais a quando do Vulcão dos Capelinhos, época em que quase todas as pessoas tinham familiares e amigos emigrados nos Estados Unidos da América, e os postais eram uma novidade pela diferença.
Relativamente ao presépio o Sr. Henrique optou este ano por uma ideia original, que já vinha sendo imaginada há alguns anos, mas só agora se concretizou. O presépio que arrecadou o terceiro lugar, na categoria de originais foi totalmente construído com base em papel. Tendo a recolha dos recortes sido feita ao longo dos anos quando encontrava imagens alusivas à quadra natalícia.

O bote, felicita o Sr. Henrique Escobar, por teimar em manter esta tradição, que muitos dizem que dá trabalho e ainda deixa a casa suja, infelizmente estamos na época em que se fala muito mais no Pai Natal e se esquece a verdadeira história da quadra reflectida no presépio, sendo o mesmo muitas vezes adaptado à história das nossas gentes mostrando os nossos costumes.

Marília Medeiros

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

Presepio

UMA TRADIÇÃO CONTINUADA...

Como já foi noticiado, o Grupo Folclórico do Salão, promoveu mais uma vez um Rancho de Natal, com direcção musical de Eduardo Quaresma. Este ano o Rancho contou com vinte elementos, nove vozes, uma bandola, um violino, três violões e seis bandolins, dos quais três saíram pela primeira vez da Escola de Música, também promovida pelo Grupo Folclórico do Salão, e com idades compreendidas entre os nove e os sessenta oito anos. Esperemos que seja o primeiro passo para a tradição continuar nas camadas mais jovens.
O Rancho levou pela ilha a sua mensagem de Natal em quatro melodias, a saber:
- Passo Dobrado - Relâmpago;
- Como Jesus Nasceu;
- Valsa - Adormecer,
- Natal e os Ranchos.
Tendo actuado:
- Dia 29 de Dezembro de 2007 - Estreia no Serão de Natal da Paróquia do Salão;
- Dia 30 de Dezembro de 2007 - Serão de Natal da Paróquia da Ribeirinha;
- Dia 01 de Janeiro de 2008 - Nas Igrejas da Praia do Norte, Cedros, Salão, Angústias, Matriz e no Lar de Idosos de São Francisco;
- Dia 05 de Janeiro de 2008 - Centro Paroquial de Pedro Miguel e Encontro de Ranchos de Natal, no Teatro Faialense,
- Dia 06 de Janeiro de 2008 (Dia de Reis) - Encontro de Ranchos de Natal, em Castelo Branco, no lugar dos Almances.
O bote, vêm por este meio dar os parabéns, pelo excelente trabalho que o Grupo Folclórico do Salão realizou, tanto na formação como também na preservação da nossa tradição.
Ficam aqui registadas algumas imagens da actuação do Rancho de Natal no Encontro de Ranchos de Natal, no Teatro Faialense.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
Rancho

domingo, 6 de janeiro de 2008

VENTO QUE OS LEVOU A CAMPEÕES

Numa tarde extremamente ventosa e fria que foi a de ontem, Sábado, 05 de Janeiro de 2008, os jovens da equipa de iniciados do Grupo Desportivo do Salão (G.D.S.), escreveram as últimas linhas que faltavam para a sua história de Campeões de Iniciados da Associação de Futebol da Horta. O jogo teve início pelas 15h00m, no campo de futebol da Restinga, com os iniciados do Grupo Desportivo do Salão a defrontarem o Clube Recreio e Fraternidade de Castelo Branco. Um jogo complicado principalmente devido às condições atmosféricas que se apresentavam. Mas o vento não foi impedimento para o nossos jovens começarem a marcar e assim conseguirem o título desejado, logo ao oitavo minuto da primeira parte Rui Faria inaugurava o marcador, aos trinta e cinco minutos era a vez de Celso voltar a marcar, fechando o resultado na primeira parte de dois a zero.
O G.D.S. iniciava com o pé direito a segunda parte com Tiziano a marcar ao décimo oitavo minuto, logo de seguida ao vigésimo primeiro Diogo Pereira com ponta pé certeiro colocou de novo a bola na baliza do adversário. Já perto do final o Castelo Branco marcou o seu tento de honra, fechando o resultado em quatro a um.
Apesar da equipa de iniciados do G.D.S. ainda jogar no próximo sábado, dia 12 de Janeiro de 2008, pelas 15h00m, com o Madalena, na ilha do Pico, o jogo de ontem consagrou a nossa equipa como Campeã da Associação de Futebol da Horta.
Devido ao excelente desempenho desta equipa a Junta de Freguesia do Salão aproveitou este momento para homenagear os nossos jovens entregando-lhes uma medalha de reconhecimento. Os festejos iniciaram-se logo após o jogo e prolongaram-se pela tarde fora, não só pelo título como também pelos festejos do décimo quarto aniversário do jogador Celso Pereira. Com certeza que foi um aniversário inesquecível com os amigos, após ter marcado um golo e ser campeão da Associação de Futebol da Horta, a porta aberta para acesso aos regionais.
Durante os festejos o presidente do Clube aproveitou para entregar um galhardete do G.D.S. a todos os jogadores, foi também cantado o hino do mesmo.
De salientar ainda que a equipa de escolinhas na manhã de ontem ganhou por sete a zero a Castelo Branco.
Força rapazes, vamos em frente…
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
GDS_CB

SERÃO DE NATAL DA PARÓQUIA DO SALÃO


No passado dia 29 de Dezembro de 2007, realizou-se o já habitual Serão de Natal da Paróquia do Salão, contando com a participação das crianças e adolescentes dos vários anos de Catequese e do Grupo de Jovens.A Serão teve o seu início com Joana Vilela, do 2º ano da catequese, a protagonizar o “Natal Africano”, seguiu-se a apresentação do 4º ano intitulada “Ao Menino Jesus”. O 5º ano trouxe a “Mensagem de Natal” e “A Visita” com encenação e participação da catequista Gina Silva, por fim o 6º ano apresentou o “Presente Secreto”.Seguiu-se o intervalo com a arrematação das ofertas ao Menino Jesus.
A segunda parte teve início com o Grupo de Jovens e a peça intitulada “Já não há Natal”, da autoria de Jorge Goulart.O Rancho de Natal do Grupo Folclórico do Salão estreou-se nesta noite, trazendo a sua alegria e mensagem de Natal a este convívio. Também como não poderia faltar, realizou-se o Bingo sempre muito apreciado pelos presentes, cujos vencedores foram:
1º Prémio – Nelson Silva
2º Prémio – David André
3º Prémio – Rute
A feliz contemplada do Cabaz de Natal do Grupo de Jovens deste ano, foi Verónica Silva. Por fim, foram distribuídas lembranças pelas crianças e adolescentes da catequese e convívio das famílias, cada uma trazendo algo para partilhar, e Karaoke.
Marília Medeiros

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)

Serao_Natal

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

EVIDENTE SUPERIORIDADE

Foi evidente a superioridade do Salão na tarde de sábado, 29 de Dezembro, no estádio da Alagoa onde o Grupo Desportivo do Salão (G.D.S.) defrontou o Fayal Sport Club.
Tratava-se de um jogo decisivo para a atribuição do título de campeão da Associação de Futebol da Horta em iniciados e a vitória acabou por sorrir aos “Azuis” do norte por três bolas a duas.
O desportivo do Salão entrou muito mais calmo na partida, fruto da experiência dos seus jogadores e da confiança que estes respiram contando por vitórias todos os jogos já realizados esta época. Prova disto foi o golo madrugador do Salão logo aos 18 segundos numa jogada de laboratório e bem ensaiada nos treinos onde o veloz Décio Fialho aparece isolado na cara do guarda redes do Fayal e apesar do remate forte do capitão dos da “Restinga” embater com estrondo na barra, Diogo Pereira aproveita a sobra e faz o primeiro golo da partida.
Com este começo a claque do desportivo, que se apresentou em grande número na Alagoa, começou a puxar pela equipe e empolgo-a para que realizasse uma excelente exibição. Apesar de na primeira parte não ter existido mais nenhum golo, há que referir uma soberana oportunidade de Décio Fialho que de novo na cara de guarda-redes remata cruzado fazendo passar a bola muito rente ao poste. Em relação à defesa esta jogava certinha não permitindo que o Fayal criasse situações de golo.
Já na segunda parte e aos dez minutos de novo o Capitão do Salão isola-se e desta feita não perdoou fazendo o dois a zero. A ganhar por uma margem confortável o G.D.S. começou a circular mais a bola e a fazer passar o tempo, mas a faltar dez minutos para o fim do jogo o lateral direito do Salão, Manú, cometeu uma falta dentro da área e o Fayal aproveitou para concretizar o penalty. No minuto seguinte o treinador do Salão mexeu na equipa e fez entrar Tiziano, um avançado que apenas a três minutos depois de entrar fez um lindo golo com um “chapéu” de belo efeito repondo a diferença no marcador de dois golos, justificando assim a aposta do seu treinador. Já no cair do pano o Fayal ainda fez um golo fixando o resultado em três a dois mas nunca pondo em causa o vencedor desta partida.
No final do jogo os “Azuis” fizeram a festa e comemoraram a conquista do campeonato apesar de ainda faltar matematicamente um ponto, que esperam arrecadar amanhã, dia 5 de Janeiro de 2008, na Restinga, pelas 15h00, frente ao último classificado, o Castelo Branco.
Salão é líder com 24 pontos mais 6 que o segundo, Futebo Clube da Madalena.

Informação e fotos gentilmente cedidas por Sérgio Gomes e Carla Silva.

(Clicar na imagem abaixo para visualizar álbum de fotos)
FSC_GDS

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets