sábado, 30 de junho de 2007

São João no mato, São Pedro na costa...

Expressão antiga e muito utilizada nesta época festiva, em que se celebra São João no mato e São Pedro na costa, mais precisamente, aqui na nossa freguesia no Porto de Salão.
Ontem, 29/06/2007, recordou-se São Pedro Apostolo, um dos Santos Populares mais conhecido. Um pouco por toda a ilha realizaram-se festas em seu louvor, nomeadamente na Ribeirinha, Pedro Miguel, Bairro da Boavista, Fajã da Praia do Norte e Castelo Branco, onde não faltaram os bons petiscos da época e as marchas populares.
Particularmente no que diz respeito à nossa freguesia, era costume as pessoas se juntarem à tarde no Porto do Salão para fazerem os seus piqueniques, conviverem e se o tempo assim permitisse, tomarem um banho de mar. Nestes últimos anos este costume tem vindo a desaparecer, principalmente porque os horários laborais de grande parte da população não o permite. Ontem, por volta das 18h00 a zona balnear de Salão encontrava-se deserta como podem comprovar nas fotos.
Esperemos que no próximo ano São Pedro volte em força, para que este seja novamente um grande dia de festa e convívio entre a população da nossa freguesia.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
Sao Pedro

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Jantar a favor da nova Igreja de Salão

Realizar-se-á amanhã dia 30 de Junho de 2007, pelas 20h00m, no edifício polivalente da Casa do Povo do Salão, um jantar cujos fundos angariados destinam-se à construção da nova Igreja de Salão.
Da ementa consta molha de carne, feijão assado e caldo de carne, para sobremesas pudim Não Sei e pudim de Bolacha.
As senhas para este jantar são gratuitas para crianças até aos 6 anos, dos 6 aos 12 anos custam 5€ e apartir dos 12 anos serão de 10€.
Os bilhetes encontram-se á venda junto a Fátima Rodrigues na Escola Básica 2,3 da Horta, Fabíola Silva na Sapataria Rosa, Elisabete Silva na Farmácia Lecoq, José Alves na CALF, José Sebastião de Freitas e Ana Maria no Salão.
Se todos, dentro das suas possibilidades, contribuírem o fardo tornar-se-á mais leve.
Marília Medeiros

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Viva a São João...

Festejou-se ontem, 24/06/2007, o Dia de São João.
Muitos costumes de São João já não se mantêm nos nossos dias como antigamente, alguns foram modificados e outros até mesmo desapareceram. Vou aqui falar um pouco sobre eles.
Na véspera do Dia de São João à noitinha, faziam-se fogueiras e reuniam-se à volta destas amigos e conhecidos tocando instrumentos, bailando a chamarrita e cantando. Os jovens aventuravam-se a saltar à fogueira e assim ficavam pela noite dentro até acabar a lenha.
No dia de São João pela manhã cedo os homens iam tirar o leite às vacas, que normalmente, nesta época do ano se encontravam no mato, vinham a casa por o leite e regressavam para cima com as suas famílias.
Havia ainda ranchos de pessoas, que também pela manhã cedo iam dar a volta à borda da Caldeira, levando consigo sacas de retalhos nas quais colocavam a comida e numa saquinha mais pequena levavam favas torradas. Quando passavam por um sítio direito paravam para comer. Uma volta à caldeira levava mais ou menos duas horas.
As pessoas que não iam dar a volta ficavam na Ermida junto à borda, que infelizmente foi levada pelo sismo de 9 de Julho de 1998. Alguns destes aproveitavam ainda para descer a caldeira e levavam latas para trazerem peixinhos que lá existiam.
Após isto as pessoas que estavam na borda e que eram do lado sul iam para baixo para a outra Ermida. Os do lado norte mais especificamente as pessoas do Salão, Ribeirinha e Pedro Miguel vinham para a Quebrada ou então iam para os seus sarrados. Quando vinham ou iam para a Caldeira as pessoas passavam pelas Bicas para levarem água fresca.
Na Quebrada as pessoas levavam os seus instrumentos e ai cantavam e bailavam a chamarrita.
Para comer levavam favas torradas (que é típico da época), queijo, pão alvo que não era habitual comerem, bolachas caseiras e vinho. Havia ainda quem fizesse grandes biscoitos de massa sovada a que chamavam biscoitos de São João.
À pouco tempo as pessoas começaram-se a reunir-se de novo no Cabouco. Pois antigamente as pessoas já lá se reuniam mudaram-se da Quebrada para o Cabouco quando asfaltaram a estrada.
Mas dizem os antigos que se reúnem-se menos pessoas que antigamente. O São João acabava à tardinha com a vinda das pessoas em ranchos para suas casas.
A festa de São João na estrada da Caldeira junto à Ermida como tem acontecido só começou à pouco tempo, bem como as marchas.
As raparigas novas costumavam fazer diferentes jogos nestes dias entre os quais destaco:
- Colocavam dentro de um copo, água e bilhetes embrulhados com o nome dos amados, deixavam durante a noite na rua e de manhãzinha retiravam o bilhete que estivesse mais desembrulhado o nome lá escrito seria o do amado escolhido;
- Colocavam três favas debaixo da almofada uma toda descascada, uma só com metade descascada e outra sem ser descascada. De manhã tiravam uma à sorte. A fava toda descascada significava que a pessoa seria pobre. A fava só com metade descascada a pessoa não seria nem pobre nem rica teria uma vida estável em termos económicos. A fava que não foi descascada a pessoa seria rica;
- O primeiro homem que uma rapariga visse ao sair à rua no dia de São João, dizia-se que era com um homem com o mesmo nome que esta se iria casar;
- Colocava-se três dias antes de São João uma clara de ovo num copo meio de água à janela. Na manhã de São João a clara poderia apresentar diferentes formatos. Exemplo, uma igreja quer dizer que iria-se casar, um barco queria dizer uma viagem, etc;
- Colocava-se numa bacia na véspera de São João rosas e água, no dia de São João lava-se a cara com esta água para dar sorte;
- Colocavam num pano preto um caracol tapado com uma peneira, no dia seguinte o caracol teria desenhado um letra que seria a primeira letra do homem que a rapariga se iria casar.
De certo que muitas das antigas tradições não foram aqui referidas mas tentei focar as que achei mais relevantes.
Este ano os festejos de São João, na freguesia do Salão, começaram na noite do dia 23 com as habituais fogueiras, uma delas na curva junto ao Império do Salão onde se juntaram algumas pessoas para conviver. Seria aqui também o ponto de partida para o 10º Acampamento de São João. Este ano um grupo de cerca de 18 elementos decidiram mais uma vez comemorar este dia acampando no Parque Florestal do Cabouco Velho. Quem esteve presente afirmou ter sido uma noite de convívio muito animada onde não faltaram os petiscos, bebidas e muita musica.
Pela manhã foram muitos os que se dirigiram para o Cabouco, com o objectivo de guardar uma mesa e começarem os preparativos para os churrascos. Depois do almoço, que sabe sempre diferente neste dia, houve quem aproveitou para dormir uma sesta, outros foram dar os seus passeios. A música improvisada com um rádio a pilhas deu o ambiente os festejos, onde não faltaram as tradicionais "Vivas a São João...", sempre que aparecia uma pessoa nova ou passava um carro enfeitado com rosas de São João e Hortênsias.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
São João

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Noite Regional

Como já havia sido noticiado, realizou-se no passado dia 09 de Junho de 2007, pelas 20h00m, um Noite Regional, organizada pelo Grupo Folclórico do Salão.
Este evento contou com um jantar cuja ementa era:
- torresmos de entrecosto, caçoila, morcela, linguiça, inhame, batata doce, arroz doce, sumos e vinho.
Bem como, a actuação do Grupo Folclórico do Salão e Chamarritas com mandadores e tocadores da ilha do Faial e do Pico.
Uma noite sem dúvida muito agradável, recordando os longos serões de antigamente a dançar Chamarritas. Estas iniciativas são sempre de louvar, uma vez que servem não só para angariar fundos como também para preservar as nossos costumes de folclore e de gastronomia.
Numa sociedade cada vez mais fechada e sedentária é necessário aproveitar estas iniciativas para voltar a fomentar o convívio.
Marília Medeiros
P.S.- Venho por este meio agradecer a Álvaro Fialho e Paulo Filipe pela recolha das fotos.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
Noite Regional

segunda-feira, 18 de junho de 2007

"Estou com Jesus"

O passado dia 10 de Junho de 2007, foi duplamente festivo para a nossa Comunidade Paroquial. Além do Baptismo do pequeno Rodrigo receberam a Sagrada Comunhão, pela primeira vez, oito crianças da nossa freguesia do Salão. As crianças solenizaram a Eucaristia, juntamente com o Grupo Coral. Esteve a orientar os cânticos, com o apoio do seu violão, Noélia Pinheiro, da Ribeirinha.
A catequista Maria do Socorro Oliveira Rodrigues preparou, com o apoio do catecismo "Estou com Jesus", para receberem a Primeira Comunhão as seguintes crianças (na foto da esquerda para a direita):
-Rute Freitas Silva, filha de Manuel Gabriel Silva e de Doralice Maria Dutra Silva;
- Leandro Miguel Sousa Medeiros, filho de Luis Miguel Gomes Medeiros e de Carla Paula Lima Sousa Medeiros;
- Cecília Odete Gomes Medeiros, filha de Teodoro Costa Medeiros e de Fernanda Maria Silveira Gomes Medeiros;
- Adriano Escobar Duarte, filho de Carlos André Duarte e de Lizete Maria Maciel Escobar Duarte;
- Margarida Vargas André, filha de Davide Alvernaz Escobar André e de Maria Liduína Vargas André;
- José Manuel da Rosa Oliveira, filho de Carlos Manuel Silva Oliveira e de Libia Maria Castro da Rosa Oliveira;
- Carla Alexandra Goulart Jordão, filha de Vitor José Valadas Jordão e de Maria de Fátima Medeiros Goulart Pinheiro (já falecida), e
- Nicole Catarina Serpa Duarte, filha de Manuel José Gomes e de Ana Maria Serpa Duarte.
Durante a solene Eucaristia foi também baptizado o menino Rodrigo Oliveira Silva, nascido a 10 de Abril de 2007, filho de Nelson Rodrigues Silva e de Gina Maria Rosa Oliveira Silva. São seus avós paternos José Alberto Silva e Elsa Maria Rodrigues Silva e avós maternos Carlos Manuel Silva Oliveira e Libia Maria Castro da Rosa Oliveira. Foram padrinhos Marco Paulo Silva e Carla Sofia Pereira Silva.
Que Deus encha o pequeno Rodrigo de graças, bem como todas as crianças que tomaram pelas primeira vez a Sagrada Comunhão.
Marília Medeiros
P.S.- Venho por este meio agradecer a Verónica Pereira pela recolha das fotos.
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)

Prémio de Sociologia Francisco Carmo

Foi entregue no passado dia 15 de Junho de 2007, pelas 15h00, no Salão Nobre da Reitoria, o Prémio de Sociologia Francisco Carmo para o ano lectivo 2005-2006 (2.ª edição). Além de constituir uma justa homenagem ao Doutor Francisco Carmo, este prémio, criado pela Direcção de Curso de Sociologia, pretende galardoar o melhor trabalho produzido no Seminário de Investigação Sociológica do mesmo curso, constituindo um incentivo aos jovens sociólogos formados pela Universidade dos Açores. O prémio, no montante de 500€, é patrocinado pela Câmara Municipal da Horta, concelho onde nasceu o Professor Francisco Carmo, nomeadamente na freguesia do Salão e foi docente da Universidade dos Açores durante mais de 20 anos. A representar a CMH estiveram presentes na sessão o Presidente da Câmara Municipal da Horta e da Assembleia Municipal da Horta.
Este ano, o prémio será repartido pelos licenciados Dr.ª Elisabete Maria Simões Pimentel Gomes, com o trabalho de pesquisa intitulado "Estratégias institucionais de interposição familiar: os casos do Bom Pastor, Lar da Mãe de Deus e Casa do Gaiato", e Dr. Tiago João Pavão Melo, que apresentou um trabalho sobre "Trajectórias escolares das crianças e jovens institucionalizados em lares de acolhimento", ambos residentes na ilha de São Miguel. Os alunos premiados foram seleccionados por um júri constituído pelos professores doutores Octávio de Medeiros, Licínio Tomás e Fernando Diogo, responsáveis pelo referido Seminário.
Para mais informações sobre o regulamento deste prémio podem consultar o seguinte endereço: http://www.dhfcs.uac.pt/pdf/premio.pdf
Desde os meus sinceros parabéns aos premiados, e um agradecimento ao leitor Periquito pelo alerta sobre este acontecimento.
Marília Medeiros

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Ausência...

Por motivos laborais tive de me ausentar da ilha desde o passado dia 8 de Junho até hoje, dia 14/06/2007.
Durante este período realizou-se na freguesia a já noticiada Noite Regional, organizada pelo Grupo Folclórico do Salão, no dia 09/06/2007, bem como a celebração da Primeira Comunhão e Baptizado do pequeno Rodrigo Oliveira Silva no dia 10/06/2007.
Apesar de não ter estado presente nestes acontecimentos, tentarei recolher a máxima informação para dentro de alguns dias relatar os mesmos.
Marília Medeiros

domingo, 3 de junho de 2007

Domingo da Trindade, no Salão

Hoje, dia 03/06/2007, festeja-se o Domingo da Trindade.
Há alguns anos que este dia tem sido festejado na nossa freguesia, ficando a cargo da Irmandade realizar eventos para recolha de fundos, que têm por objectivo ajudar nas despesas de manutenção do Império.
Este ano, a Festa da Santíssima Trindade no Salão teve como programa o cortejo da Coroa, desde a casa do Irmão José Escobar, sito no lugar do Canto, até ao Centro de Culto, acompanhado pelos Foliões, Irmãos e outros convidados. Á chegada ao Império, foi recebido pelo Pároco que aspergiu todos os que o integravam. Seguiu-se missa cantada e coroação do Irmão e família. De salientar, que durante a missa foi realizada a bênção da nova Coroa de Espírito Santo, que vem substituir a mais antiga com cerca de 100 anos. A Coroa antiga irá ser guardada, por forma a ser preservada pelas próximas gerações.
Finalizada a missa, foi formado novamente o cortejo até ao edifício polivalente da Casa do Povo do Salão, onde foram servidas as já tradicionais Sopas do Espírito Santo.
A Coroa segue neste dia para a casa do Irmão José Duarte André, que servirá na Terça-Feira do Espírito Santo do próximo ano, onde permanecerá durante 4 meses.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
Domingo de Trindade

sábado, 2 de junho de 2007

Férias Desportivas - Salão 2007

A Junta de Freguesia do Salão informa que à semelhança de anos anteriores, irá levar a cabo a realização do projecto “Férias Desportivas” durante o próximo mês de Julho.

O programa consta de actividades na Freguesia do Salão e deslocações ao Clube Naval da Horta às sextas-feiras para prática de natação, vela e canoagem.

As inscrições estão abertas a todas as crianças dos 6 aos 12 anos, na Junta de Freguesia até ao próximo dia 23 de Junho.

Organização/Apoio: Junta de Freguesia do Salão e Câmara Municipal da Horta

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets