segunda-feira, 30 de abril de 2007

A Partida...

Terminou hoje a visita de Nossa Senhora de Fátima à nossa freguesia.
Tal como já havia sido noticiado, durante o dia de hoje (30/04/2007), Nossa Senhora de Fátima permaneceu no Centro de Culto da nossa paróquia tendo sido feito o convite a toda a comunidade a visitar a mesma.
Pelas 17h30m, foi exposto o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis. Seguindo-se Missa pelas 19h00m, presidida pelo Pde. João das Neves. Mais uma vez, a comunidade esteve presente em todos estes momentos, de salientar a participação nesta celebração de elementos de outras paróquias, que se encontram a acompanhar a imagem nesta peregrinação à volta da ilha.
Após a Missa, iniciou-se a caminhada até ao lugar dos Espalhafatos, onde junto à Ponte da Lomba foi entregue a imagem à paróquia vizinha.
Durante a caminhada, voltamos a encontrar residências que através de flores, luz, colchas nas janelas e altares a Nossa Senhora, quiseram desta forma homenagear a passagem da mesma pela freguesia.
Votos de uma boa caminhada para todos os que irão continuar, por estes dias, a acompanhar esta Senhora peregrina.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
Partida N S Fátima

domingo, 29 de abril de 2007

A Chegada...

Tal como já fora noticiado, chegou hoje, dia 29/04/2007, pelas 20h00m, à paróquia de Salão a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda da vizinha freguesia dos Cedros. O encontro entre as duas paróquias deu-se junto à Canada de Sousa, de onde a imagem seguiu para o Império do Divino Espírito Santo do Salão, actual Centro de Culto da Paróquia, e onde seria celebrada após a chegada a Missa Dominical. Foi acompanhada por muitos Saloenses e alguns Cedrenses que continuaram a peregrinação na nossa freguesia.
Pode-se dizer que a nossa paróquia recebeu Nossa Senhora de Fátima de braços abertos, dado que muitos Saloenses se incorporaram nesta peregrinação, e ao longo de todo a caminhada encontravam-se algumas residências enfeitadas com flores e altares a Nossa Senhora.
Esta peregrinação surge no âmbito das comemorações dos 90 anos das aparições em Fátima, assim sendo a imagem irá fazer uma passagem por todas as paróquias da Ilha. Durante todo o dia de amanhã (30/04/2007), ela estará na nossa freguesia partindo após a missa das 19h00m para o lugar dos Espalhafatos, freguesia da Ribeirinha.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)

Chegada N S Fátima

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Visita de Nossa Senhora de Fátima ao Salão

Para assinalar os 90 anos das aparições de Fátima, a peregrinação à Ribeira Funda deste ano, vai fazer-se nos moldes daquela que aconteceu no Grande Jubileu do Ano 2000, isto é, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Paróquia da Conceição da Horta, vai fazer uma peregrinação à volta da Ilha, iniciando-se no dia 28 deste mês e terminando a 12 de Maio.
Sendo assim, a visita na nossa paróquia terá o seguinte programa:
- Domingo, 29 de Abril de 2007, pelas 20h00m, recepção da imagem na Canada de Sousa, que vem da Paróquia dos Cedros e seguirá em procissão até ao Centro de Culto da Freguesia do Salão, terminando com Missa Dominical.
- Segunda-feira, 30 de Abril de 2007, durante o dia convidam-se as pessoas a fazerem uma visita ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora de Fátima. Das 17h30m às 19h00m, exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis. Pelas 19h00m, missa seguindo-se procissão até aos Espalhafatos.

Discurso da Benção do Bote "Senhora do Socorro"

No dia 14 de Novembro de 2006, chegou à Horta por volta das 19h00, este bote baleeiro de nome Senhora do Socorro, construído na freguesia das Ribeiras do Pico pelo construtor Sr. João Silveira Tavares.
É o culminar de um objectivo traçado no anterior mandato da Junta de Freguesia do Salão, e concretizado agora, após um longo trabalho, principalmente de algumas entidades oficiais, que permitiram esta enorme satisfação, ou seja termos connosco um bote baleeiro, que de agora em diante está ao dispor dos Saloenses para a prática de desportos náuticos, movido à vela.
Certamente que há, neste momento, entre as várias pessoas presentes inúmeras recordações, naturalmente fruto da envolvência que tiveram ao longo de muitos anos com as actividades baleeiras na Freguesia do Salão.
Recuando no tempo, vem à memória das pessoas mais idosas, José Silveira Rodrigues, dono da Companhia Baleeira Saloense, uma das primeiras Companhias Baleeiras dos Açores, que possuía dois botes baleeiros e uma lancha de boca aberta, com grande actividade no porto do Salão durante décadas, até finais de 1939, tendo sido vendida, sensivelmente dois anos mais tarde a uma Companhia do Cais do Pico.
Mesmo assim o Porto do Salão, continuou a ser movimentado pelos botes baleeiros, e as Casa de Apoio neste porto continuaram a albergar os baleeiros e os seus botes por muitos anos. Com José Silveira Rodrigues surgem outros nomes como António Rodrigues, José Escobar e Mestre Augusto, os quais nem o tempo foi capaz de os fazer esquecer.
Por outro lado, recordamos muitas outras pessoas que como oficiais marcaram a sua presença, ao longo de muitas décadas, tais como Henrique Mendonça, João da Rosa Serpa, Jaime da Rosa Serpa, Mário da Rosa Serpa, Daniel Manuel Luís, Carlos Barcelos e ainda José de Jesus vulgarmente conhecido como Senhor Rufino.
No conjunto dos arpoadores relembramos alguns nomes, como Manuel Escobar Jorge, José Borges da Silva, José Pedro, José Martin, José Celestino Jorge e José Simas Gomes.
Associados a este rol de oficiais, outras pessoas em terra, desempenhando o papel de informadores, chamados os vigias também merecem destaque e aqui surgem nomes, como Isaías Sebastião Goulart, Manuel Borges Silva, Luís Silveira Pereira, António Silveira Pereira, José Pereira, Manuel Ferreiro, José da Rosa Gomes, Manuel Escobar, Eduíno Escobar Jorge e José Borges Silva.
Porquê tanta gente a envolver-se, ao longo de muitos anos na faina da caça à Baleia?
Afirmam pessoas desta freguesia, que conheceram bem esta actividade que eram raras as casas que não tinham alguém a participar nesta faina, e se mais gente não integrava o grupo de baleeiros era porque não havia lugar.
Esta tendência explica-se porque embora sendo a freguesia do Salão voltada para a agricultura e pecuária, a caça à Baleia foi sempre uma actividade complementar, cujo rendimento muito contribuía para sustento das famílias e colmatava assim dificuldades económicas que muito se faziam sentir naquela época.
Pelo exposto melhor se compreende o que representa este bote para a nossa freguesia, e o porquê do entusiasmo com que os jovens, e não só, pretendem perpetuar a tradição, agora numa vertente cultural e recreativa.
A Freguesia do Salão tem um grupo de dezanove pessoas, de ambos os sexos, de entre eles três recém formados oficiais, todos eles entusiasmados e dedicados, com profundo sentido desportivo, marcando este grupo sempre presença nas regatas, e que agora tem uma forte motivação para cada vez mais intensificarem esta modalidade desportiva em representação na nossa Freguesia.
Aos Baleeiros do Salão que já partiram quero prestar-lhes homenagem em nome desta Freguesia, e aqueles que hoje desportivamente relembram tempos passados, votos de persistência, camaradagem e forte união para uma divulgação cada vez maior deste deporto aliciante.
Por fim quero agradecer à Direcção Regional da Cultura e Câmara Municipal da Horta o apoio financeiro prestado o qual muito contribui para a concretização de um projecto que há um ano e meio não ia além de um objectivo, não esquecendo o forte apoio do Clube Naval da Horta, à CALF, à firma Dutras e ainda a todas as pessoas e demais organizações que se empenharam nesta causa a favor da recuperação de algo que marcou gerações, que hoje assinala um momento histórico para a Freguesia do Salão, e que acima de tudo irá porporcinar a muitos jovens uma vida mais saudável.
A todos muito obrigado
O Presidente da Junta de Freguesia do Salão
Luís Alberto Gonçalves Rodrigues

domingo, 15 de abril de 2007

Bênção do bote baleeiro Sª do Socorro

Hoje, dia 15 de Abril de 2007, realizou-se a cerimónia de bênção do bote baleeiro Sra. do Socorro. Um bote propriedade da Junta de Freguesia do Salão, e construído na freguesia das Ribeiras no Pico, destina-se a salvaguardar um passado de forte importância na nossa freguesia que foi a baleação, e oferecer aos nossos jovens condições para prática de actividades náuticas.
O programa contou com missa pelas 12h30m presidida pelo Pde. António Saldanha, no Império do Divino Espírito Santo do Salão, seguida da bênção do bote que se encontrava em frente ao mesmo. Discursaram sobre este acontecimento o presidente da Junta de Freguesia de Salão, Sr. Luís Rodrigues e o Presidente da Câmara Municipal da Horta, dr. João Castro. Seguiu-se um beberete a todos os presentes. Permanecendo ao longo do dia, no mesmo local o bote e uma exposição de fotos que recordam memórias da baleação, e também algumas mais recentes de participações em actividades náuticas por elementos da nossa freguesia.
Neste dia tão importante, nunca é de mais homenagear todos os que fizeram da baleação um modo de vida.
Marília Medeiros
(Clicar na imagem abaixo para visualizar o álbum de fotos)
Bencao_Bote

A primeira viagem...

Todos os dias são uma viagem, aqui começa a viagem de um pequeno bote que pretende divulgar o quotidiano de uma freguesia, a sua história, as suas gentes...
Este blog destina-se a todos aqueles que de alguma forma estejam ligados à freguesia do Salão, não só os residentes como também todos os que estando longe, continuam cá em pensamento.
Pretendo escrever neste "bote" todos os acontecimentos de interesse social, cultural, desportivo, histórico, etc., lançando o desafio a todos os que queiram contribuir com alguma informação.
Vamos começar a viagem...
Marília Medeiros

Os vários portos por onde "O bote" passou:

A partir de 29 de Março de 2008, o blog "O bote", já foi lido em diversos portos, como podes ver no mapa.MySpace Widgets